A definição dos valores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para os próximos quatro anos será feita por meio de votação na Intranet Ministerial. A partir desta quarta-feira (17) está disponível na página inicial um questionário com 12 opções que podem representar os valores da Instituição. Membros e servidores estão convidados a participar da votação e cada pessoa poderá escolher quatro opções. As mais votadas serão definidas como os valores da Gestão Estratégica 2013/2016.
Para selecionar as 12 palavras chaves foi feito um levantamento dos valores que foram utilizados nos últimos três planejamentos do MPPE. A ideia é que todos os que fazem a Instituição possam opinar e participar ativamente do processo de construção da Gestão Estratégica.
Assim como a visão e missão, os valores também são uma ferramenta de gestão, fundamental para o futuro da Instituição. A escolha da visão, da missão e do mapa estratégico foi feita no mês de agosto, em dois dias de discussão, na I Oficina de Gestão Estratégica, no auditório da Universidade Federal de Pernambuco. Para definir esses conceitos, foi feito um trabalho conjunto com pelo menos 90 gestores do MPPE, entre membros e servidores, da Capital e do Interior. Cada item foi consolidado com o apoio e facilitação da empresa GD Consult.
Como missão, o MPPE escolheu a seguinte frase: Servir à população, promover o exercício da cidadania e contribuir para a justiça social. A visão, será: Ser uma instituição próxima do cidadão, transformadora da realidade social, com efetividade e respeito às necessidades atuais e futuras da população. Esses dois conceitos servirão de inspiração e motivação a todos os integrantes do MPPE.
Para encontrar a melhor definição da missão e da visão da instituição, o processo de construção passou por várias etapas. Os participantes foram divididos em grupos e cada um deles apresentou uma proposta de missão e visão. A partir dessas sugestões, todo o público presente conhecia as sugestões e discutia qual seria a melhor opção e como ela deveria ser apresentada. Todas as ideias foram apresentadas e o desafio foi compilar as sugestões em uma única. A cada etapa, a discussão se enriquecia. Um dos temas mais debatidos foi a definição do papel do MPPE na busca pela justiça social. Outro assunto que ganhou destaque foi, na missão, o dever de servir à população.
Agora, a construção dos valores será feita da mesma forma participativa. Inclusive, a possibilidade de a votação ser via internet abre mais possibilidades para aqueles membros e servidores que estão mais distantes da Região Metropolitana do Recife.
Os interessados podem obter mais informações e acompanhar o processo de construção da Gestão Estratégica 2013/2016 pelo Blog do Planejamento, no endereço www.mp.pe.gov.br/planejamento.