domingo, 15 de julho de 2012

Suplemento alimentar pode causar danos à saúde, alertam autoridades.


Alguns suplementos não são regularizados pela Anvisa e contêm ingredientes impróprios para o consumo alimentar. Não podem ser consumidos sem o acompanhamento de um médico.
 
O consumo de alguns suplementos alimentares, como o Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black, entre outros – pode causar graves danos à saúde. O alerta é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que publicou o informe nesta terça-feira (10).
De acordo com o informe, alguns desses suplementos contêm ingredientes que não são seguros para o consumo alimentar, além de substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser consumidas sem o acompanhamento de um médico. Os prejuízos à saúde podem causar efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte.
Segundo o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, José Agenor Álvares, “esses suplementos contêm substâncias proibidas  para uso em alimentos como: estimulantes, hormônios ou outras drogas consideradas como doping pela Agência Mundial Antidoping”.
Confira aqui o alerta da Anvisa sobre o caso.
Substâncias estimulantes
A Organização Mundial de Saúde, por meio da Rede de Autoridades em Inocuidade de Alimentos, alertou que tem sido identificado efeitos adversos associados ao consumo da substância dimethylamylamine (DMAA), presente em alguns suplementos alimentares e usado, principalmente, no auxílio ao emagrecimento, aumento do rendimento atlético e como droga de abuso.
A substância, que tem efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central, pode causar dependência, além de outros efeitos adversos, como insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas, e pode levar a morte. Na Austrália a Nova Zelândia, já está proibida a comercialização de produtos que contém DMAA.
No Brasil, o comércio de suplementos com a substância também é proibido. Na última terça-feira (3), a Agência incluiu o DMAA na lista de substâncias proscritas no País, o que impede a importação de suplementos que contenham a substância, mesmo que por pessoa física e para consumo pessoal.
 Recomendações
Para utilização de qualquer tipo de suplemento alimentar, é recomendado consultar um nutricionista ou médico, para identificação de produtos seguros e regularizados junto à vigilância sanitária. Além disso, os consumidores que já adquiriram produtos que contém o DMAA devem buscar orientação junto à autoridade sanitária local sobre a destinação adequada dos mesmos.
Para mais informações, está disponível a Central de Atendimento da Anvisa, no número 0800 642 9782. [ Fonte:  Portal Brasil ]

PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO DE ITAQUITINGA INICIO AS SANTAS MISSÕES POPULARES 2012

Fiés da Paroquia de São Sebastião receberam a Benção das mãos de Pe. Marc os Lucena
na missa dominical (15), do Kit para as Santas Missões Populares, com  o intuito de evangelizar
o inicio dará-se no dzia 26 de julho e vai até 29, os evagelizadores terá a missão de levar a palavra de Deus a todos no municipio de Itaquitinga com o apoio da Diocese de Nazaré.





 Foto: do Blog do Oge


Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...