terça-feira, 7 de agosto de 2012

que horror!Em Carpina, coligações adversárias brigam na Justiça por imagem do governador Eduardo Campos


POSTADO ÀS 20:01 EM 02 DE AGOSTO DE 2012
CARLINHOS DO MOINHO CANDIDATO DO (PSB)
DIZ QUE O GOVERNADOR ESTÁ COMIGO
Deu no site Dizendo Tudo
O GOVERNADOR DIZ
PAREM COM ESSA BRIGA
MANOEL BOTAFOGO (PREFEITO DE CARPINA)
DIZ  QUE O GOVERNADOR É MEU


Na cidade de Carpina, na Zona da Mata do estado de Pernambuco, a Coligação Frente Popular do Carpina (PSB), que apoia Carlinhos do Moinho como candidato a prefeito, entrou na Justiça eleitoral local contra a Coligação Compromisso com o Trabalho (PSDB), que apoia Júnior Botafogo também a prefeito, por estar o tucano usando a imagem do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em sua campanha eleitoral.

No entanto, nesta quinta-feira (02/08), a Justiça deu ganho de causa a Coligação Compromisso com o Trabalho, dos tucanos. O atual prefeito, Manoel Botafogo, disse ao site que a partir desta sexta-feira (03/08) a imagem do governador voltará as ruas do município.
  
PS do Blog de Jamildo. A primeira decisão proibindo o tucano Botafogo de usar a imagem de Eduardo foi proferida pela juiza eleitoral da cidade do Carpina, Maria do Carmo de Moraes Melo, no dia 19 de julho último. Ocorre que nesta quinta-feira, a mesma juíza cassou a liminar concedida anteriormente ao candidato do PSB, Carlinhos do Moinho.

Previsão do tempo para Itaquitinga - PE


EMPO EM ITAQUITINGA

Actual

Parcialmente Nublado
26° C
Max.: 28° C
Min.: 22° C
Indice UV: -
Vento: Sul-sudeste a 28.96 km/h
Humidade: 65%
Visibilidade: 10.0 km
Ponto condensação: 26º C

Mais detalhes

Hoje

Dia
Chance of a Thunderstorm
Max: 28° C
Min: 22° C
Amanhecer: 08:30
Anoitecer: 20:19
Vento: Sul-sudeste a 19 km/h
Humidade: 82%
Probabilidade de Chuva: 70%

Amanhã

Dia
Chance of a Thunderstorm
Max: 27° C
Min: 22° C
Amanhecer: 08:30
Anoitecer: 20:19
Vento: Sul-sudeste a 19 km/h
Humidade: 81%
Probabilidade de Chuva: 70%

Quinta, 09 de Agosto de 2012

Dia
Chance of a Thunderstorm
Max: 27° C
Min: 21° C
Amanhecer: 08:30
Anoitecer: 20:19
Vento: Sul-sudeste a 21 km/h
Humidade: 75%
Probabilidade de Chuva: 50%

Sexta, 10 de Agosto de 2012

Dia
Hipótese de Chuva
Max: 27° C
Min: 22° C
Amanhecer: 08:29
Anoitecer: 20:19
Vento: Sudeste a 22 km/h
Humidade: 75%
Probabilidade de Chuva: 40%

Milionário reconstrói Arca de Nóe

Arca ainda em contrução em 2011.Brincadeiras sobre o fim do mundo e discussões sobre o clima estão em alta, e tem um holandês que já se preparou para o pior. Johan Huibers construiu uma réplica da Arca de Noé seguindo as medidas bíblicas. A barca tem cerca 40 metros de comprimento, 23 de largura e 14 de altura.

A ideia de construir a embarcação surgiu há 20 anos quando Johan sonhou que a Holanda estava submersa. A obra demorou 4 anos para ser concluída. Para comemorar o feito, o holandês pretendia colocar 3 mil pessoas a bordo e navegar até Londres para a Abertura dos Jogos Olímpicos, mas foi impedido pelos bombeiros por medidas de segurança.

Agora o milionário pretende montar um zoológico dentro da arca e abrir para visitação. Será que ele vai conseguir um casal de cada animal?

O lado B do emprego no Brasil


- O mercado de trabalho no Sul é mais organizado, num reflexo do desenvolvimento econômico dos seus estados - resumiu João Saboia, professor do Instituto de Economia da UFRJ.
Campo Alegre do Fidalgo, no interior do Piauí, ostenta a pior taxa de desemprego do país, de 41,82%, de acordo com o último Censo. Na pequena cidade, moram cerca de 4.600 pessoas, boa parte vivendo na zona rural. A lista dos municípios com elevada desocupação passa ainda por outros estados do Nordeste e Norte do país. Pernambuco contribui com três nomes, sendo que o pior cenário aparece em Araçoiaba, a 60 quilômetros de Recife. Lá, a desocupação atinge taxa de 23%.
Em Araçoiaba, oferta de trabalho é coisa rara na cidade, onde só há um grande empregador: a prefeitura. O município, que é dono do pior Índice de Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana, não tem uma só indústria. Seus 21 mil habitantes vivem do pequeno comércio (cerca de 60 lojas) e da agricultura de subsistência.
Para o secretário de Infraestrutura e Habitação de Araçoiaba, José Rinaldo Silva Rufino, os números do desemprego levantados pelo IBGE podem estar defasados, por causa da nova realidade econômica vivida em Pernambuco, onde estão sendo implantados polos de desenvolvimento na Região Sul (como o complexo industrial de Suape) e Região Norte do estado (que vem sendo preparada para sediar a sua primeira indústria automobilística, a Fiat). Ele afirma que o dinamismo da economia pernambucana começa a mudar o marasmo em que Araçoiaba vivia antes mergulhada.
- Temos três usinas próximas que empregam mais durante os períodos de colheita, mas há trabalho na entressafra, quando precisam de lavradores para o trato cultural nos plantios de cana. Muitas pessoas da cidade estão trabalhando na construção do presídio de Itaquitinga (cidade vizinha). E há muita gente empregada na construção da Hemobrás (na cidade de Goiana) e de indústrias que vêm se instalando no porto de Suape (no litoral sul pernambucano). São soldadores, montadores, pedreiros e serventes.
Diariamente, quatro ônibus deixam a cidade para conduzir esse pessoal aos seus postos de trabalho, afirma ele. Alguns dos que têm empregos, como os filhos de Maria de Lourdes Gomes, só vêm a Araçoiaba nos fins de semana:
- Eles procuraram muito emprego por aqui. Não acharam nada, foram tentar lá em Suape. Como a passagem de ônibus é cara, ficam por lá mesmo - afirma a pensionista, referindo-se a Severino Augusto e José Augusto.
Ex-morador de favela, Gerson de Freitas, de 35 anos, mora há dois anos em uma casa de alvenaria, cedida pelo poder público e construída em um terreno doado por uma usina. Ele tem cinco filhos e a mulher está doente. Analfabeto, nunca teve carteira assinada e até já desistiu de procurar emprego:
- Tem dia que trabalho como moto-táxi com uma moto emprestada por um amigo. Em outros, preparo lambedor (xarope para tosse) para vender em casa. Mas, para fazer o lambedor, fico feito o menino da abelha, tenho que ir para a mata procurar mel - disse Freitas, acrescentando que a carteira profissional nunca teve serventia. - É tão velha que até a foto já se apagou. Mas não tem nada de emprego escrito.
Prefeitura, maior empregador
Além das 60 lojas que existem na cidade (mercadinhos, farmácias, armarinhos), das lavouras de subsistência e do corte de cana durante os quatro meses de moagem, os moradores de Araçoiaba contam apenas com os 737 empregos da prefeitura, dos quais 419 são efetivos. Os demais - comissionados ou temporários - são recrutados na cidade, cuja receita mensal (incluindo os repasses) chega a R$ 2,95 milhões.
Taxas de desemprego muito elevadas, acima de 20%, são a realidade de inúmeras cidades da Europa, em especial na Grécia e na Espanha. Entretanto, os cenários são bem distintos. Enquanto as cidades brasileiras sem emprego são marcadas por boa parte da população sem sequer o nível médio, o contingente de desempregados na zona do euro tem alto nível de qualificação.
Especialistas lembram, contudo, que o país ainda colhe no mercado de trabalho as benesses do crescimento econômico dos anos recentes.
- O mercado de trabalho é um ponto de orgulho da economia brasileira. A fotografia, ainda que tenha sido tirada em 2010, permanece boa. Foi o emprego que segurou os efeitos da crise internacional e, agora, passado o vale, quando não houve demissões, mas menos contratações, é de esperar que o país consiga sustentar esse indicador - afirmou Maria Andreia Parente, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Produtores de cana apresentam exigências diante da crise nacional do setor



As três maiores entidades nacional de classe dos produtores de cana apresentarão reivindicações à Casa Civil em função da crise vivida pelo setor sucroenergético em decorrência da falta de apoio do governo. A reunião será realizada nesta quarta-feira (8), em Brasília, no respectivo Ministério, com dirigentes da União Nordestinas dos Produtores de Cana (Unida), Organização dos Plantadores de Cana do Centro-Sul (Orplana) e da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana).
Os produtores representam 35% de todo cana fornecida no país. Neste sentido, a participação do segmento é fundamental na construção da política de produção nacional de etanol no país. “O governo precisa urgentemente desonerar a carga tributária do biocombustível”, diz o presidente da Unida, Alexandre Andrade Lima. O dirigente esclarece que a desoneração do PIS-COFINS do etanol tem reflexo direto e positivo  na composição do preço da cana, portanto, é uma medida que contribui para os industriais do setor, mas também aos fornecedores. 
A formação de cooperativa de produtores de cana para gerirem usinas em dificuldades financeiras ou fechadas será outra medida apresentada. A demanda inclusive já conta com apoio do Ministério da Agricultura. A Pasta coordena um grupo de trabalho formado por produtores e instituições bancárias para viabilizar o modelo ideal de gestão das cooperativas. “Elas podem auxiliar na retomada da produção de etanol no país, por meio da retomada do funcionamento de usinas fechadas ou daquelas unidades que estão produzindo abaixo de suas capacidades”, conta.
Outras medidas ainda serão apresentadas pelos fornecedores de cana. Antes da reunião com a Casa Civil, os representantes das entidades de classe dos produtores vão se reunir na sede da Feplana, pela manhã, para discutir e elaborar documento final com todas as reivindicações do setor.
Assessoria de Imprensa da Unida

“O Recife não será quintal de São Paulo” Publicado por Marcelo Mesquita


Governador é “curto e grosso” na resposta ao presidente nacional do PT, Rui Falcão, que em entrevista ao JC culpou o PSB pelo racha da Frente Popular no Recife

O governador Eduardo Campos (PSB) alfinetou nessa segunda-feira (6) o presidente nacional do PT, Rui Falcão, que em entrevista ao JC – publicada no domingo (5) – disse que para o seu partido era uma “questão do honra” derrotar o PSB nas eleições do Recife, culpou o PSB pelo rompimento da Frente Popular, acusou os socialistas de quererem crescer no Nordeste em cima do PT e acirrou os ânimos entre petistas e socialistas na capital. Eduardo, porém, ainda não vê uma polarização da disputa eleitoral entre o senador Humberto Costa (PT) e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Geraldo Julio (PSB).
“Não vou responder a Rui Falcão em respeito a Lula, a Dilma e em respeito também a Humberto e a João Paulo”, disse inicialmente o governador, ao ser abordado pelo JC. E completou, curto e grosso: “Mas uma coisa eu posso dizer: o Recife nunca foi, não é e nunca será quintal de São Paulo”. Com a frase, o governador terminou apontando para o processo de escolha de Humberto para ser o candidato do PT – uma escolha da cúpula nacional petista, sediada em São Paulo.
Do JC

TELEFONIA


Há indícios de que TIM derrubou propositalmente ligações, diz Anatel

07/08/2012 16:22 - AGÊNCIA ESTADO

  • O superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Ramos, afirmou haver indícios de que a TIM teria derrubado propositalmente ligações feitas por usuários de seus planos Infinity em todo o País. Segundo ele, todas as empresas de telefonia celular foram fiscalizadas pela Anatel, em relação a congestionamentos e quedas de ligações, e há indícios de que a TIM não cumpriu a meta estabelecida pela agência.
"O que eu posso dizer é que há indícios", afirmou Ramos, que está na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, onde o presidente da Anatel, João Rezende e o vice-presidente, Jarbas Valente, participam de audiência pública. "Eu preciso saber se realmente aconteceu. Não temos posição se ocorreu determinada conduta ainda."
Segundo Ramos, o processo administrativo tem âmbito nacional e ainda está em fase de instrução. A empresa terá o direito a defesa.

São Lourenço da Mata recebe 1º Seminário Regional



Foto: SECOPA PE
Com o objetivo de interiorizar os benefícios da realização da Copa do Mundo no Estado e despertar os municípios pernambucanos para as oportunidades geradas pelo Mundial, os seminários regionais Pernambuco na Copa do Mundo da FIFA iniciam a sua programação nesta terça-feira (07). A primeira das 16 localidades que, até o mês de setembro, serão visitadas pela Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 em Pernambuco (SECOPA-PE) é a cidade de São Lourenço da Mata, onde está sendo construída a Arena Pernambuco, que receberá três partidas da Copa das Confederações de 2013 e cinco jogos da Copa do Mundo de 2014.
A partir das 9h30, o projeto Pernambuco na Copa será apresentado pelo secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, na Igreja dos Mórmons, que fica na Rua 8 de Maio, 273, em Chão de Tábua. Já às 10h45, terá início a plenária, com a participação popular através de sugestões e ideias que serão catalogadas para o levantamento das demandas da cidade com relação ao evento da FIFA. Já à tarde, das 15h às 18h, está programada uma ação esportiva com alunos da rede pública de ensino da localidade: um campeonato de futebol de sabão acontecerá na Escola Conde Correia de Araújo, na Rua José de Alencar, 20, Vila do Conrado, Centro. Com esses seminários regionais — cuja programação é aberta ao público —, o Governo do Estado pretende estimular o engajamento dos municípios pernambucanos, mostrando que o desenvolvimento proporcionado pela realização das duas competições da FIFA beneficiará Pernambuco inteiro, e não apenas a cidade-sede Recife.
“Vamos realizar esses seminários para descentralizar a discussão sobre a Copa do Mundo. Na prática, desejamos que a população da Região Metropolitana do Recife, do interior pernambucano e de Fernando de Noronha se enxergue como participante ativa do evento, até porque ela faz parte de um verdadeiro celeiro de oportunidades de negócios”, ressalta Ricardo Leitão. Nos encontros, a SECOPA-PE irá divulgar o projeto da Copa no Estado e levantar as principais demandas e propostas de cada localidade. “Como cada região possui características próprias, iremos elaborar cartilhas específicas que serão distribuídas para a população. Em seguida, retornaremos para as mesmas cidades com os grupos temáticos. Assim, poderemos criar um plano de ação mais adequado”, afirma o secretário executivo de relações institucionais da SECOPA-PE, Gilberto Pimentel.O cronograma dos seminários regionais continua com outra edição sendo realizada nesta semana. Nesta quinta-feira (9), o município de Limoeiro, representando o Agreste Setentrional, irá receber a programação do evento, como mostra o calendário abaixo:

ALEPE presta mais uma homenagem a Luiz Gonzaga


o ano em que se comemora o centenário do Rei do Baião, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) promove mais uma ação em homenagem a Luiz Gonzaga. No projeto Alepe Cultural/Música do mês de agosto, os ritmos nordestinos contagiaram o público que esteve no Paço Alfândega, no bairro do Recife, nesta segunda (06).

Comemorando 30 anos de carreira, o cantor e compositor Rogério Rangel apresentou o CD Respeito a Januário. O novo álbum mescla músicas autorais e releituras da obra de Luiz Gonzaga. O artista, que tem mais quatro discos gravados, já participou de trabalhos com Maciel Melo e Petrúcio Amorim, entre outros, e teve composições gravadas por Dominguinhos, Elba Ramalho, Flávio José e Cristina Amaral. Rangel também foi finalista, por quatro vezes, do Festival Canta Nordeste e do Frevança, da Rede Globo, além de ter participado do Festival de Jazz, de Montreux, na Suíça, em 2010. Para Rangel, qualquer homenagem que se faça a Luiz Gonzaga ainda será pequena diante do grande artista que ele foi. O músico também salientou o orgulho de participar do projeto da Assembleia, que valoriza a cultura regional.A segunda atração, a banda Estado Civil, inovou ao apresentar a música de Luiz Gonzaga em ritmo de reggae. A apresentação também teve o toque do jazz, rock e maracatu. O grupo, formado em 1997, gravou o CD independente Recife Rio, e já se apresentou com nomes de destaque do cenário nacional, como a banda O Rappa.
O Projeto Alepe Cultural/Música é uma iniciativa da Mesa Diretora do Poder Legislativo, viabilizada pela Assistência de Comunicação Social e pela Gerência de Relações Públicas. A entrada é gratuita e os artistas não cobram cachê.

Fiocruz incluirá catapora em vacina tetravalente


A Bio-Manguinhos (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos), ligada à Fiocruz, passará produzir no Brasil uma vacina contra a varicela.

A vacina contra esta enfermidade, popularmente mais conhecida como catapora, será combinado à vacina sarampo, caxumba e rubéola, chamada tríplice viral (TVV), que assim passará a ser uma vacina tetraviral (SCRV).
O desenvolvimento de uma vacina contra a varicela pela Bio-Manguinhos/Fiocruz permitirá a sua distribuição gratuita na rede pública e sua inserção no Calendário Básico de Vacinação.
A tecnologia será absorvida da empresa GlaxoSmithKline (GSK), que assinou acordo com a entidade brasileira.
Tetravalente
A nova vacina tetravalente – sarampo, caxumba e rubéola e catapora – entrará para o Programa Nacional de Imunização a partir de 2013.
A vacina contra catapora ainda não faz parte do Calendário Básico de Vacinação, logo, não está ainda disponível nos Centros Municipais de Saúde.
Na rede privada, o preço médio da dose chega aos R$ 150,00
Vacina contra varicela
A vacina contra a varicela foi desenvolvida no Japão no início dos anos 1970, mas apenas em meados da década de 1990 passou a ser mais amplamente utilizada nos países ocidentais.
Ela é produzida a partir do vírus varicela-zoster vivo, mas atenuado, e é altamente eficaz.
Uma única dose da vacina (via subcutânea, com uso de seringa) resulta em um nível de proteção de 97% em crianças de até 13 anos – sua administração é indicada a partir dos 12 meses de idade.
Resultados semelhantes são obtidos em pessoas maiores de 13 anos com a aplicação de duas doses da vacina. Além de apresentar um bom perfil de tolerância, raramente produz eventos adversos ou reações alérgicas.
Os ingredientes ativos da vacina trivalente aplicada hoje são os vírus vivos atenuados do sarampo (cepa Schwarz), da rubéola (cepa Wistar RA27/3) e da caxumba (cepa RIT 4385 derivada da cepa Jeryl-Lynn), produzidos em substratos celulares e células diploides.
Varicela, ou catapora
O risco de transmissão de varicela existe em qualquer lugar do mundo, especialmente nas áreas urbanas com grandes aglomerados populacionais e locais fechados.
É uma infecção altamente transmissível, que pode ocorrer em surtos, acometendo principalmente crianças, e pode estar associada a complicações como infecções de pele e doenças neurológicas.
A vacina sarampo, caxumba, rubéola e varicela (atenuada) [SCRV], oferece o benefício da imunização contra quatro importantes doenças na infância em apenas uma administração, ressaltando os benefícios das vacinas combinadas. [ Com informações da Fiocruz ]
Por Jornal de Caruaru                   

Cobrança indevida »


TCU julgará erro nas contas de energia que subtraiu R$ 7 bilhões dos consumidores

O Tribunal de Contas da União (TCU) julgará na próxima quarta-feira (8), às 14h30, o processo que defende o ressarcimento de R$ 7 bilhões cobrados indevidamente nas contas de luz, devido a um erro na metodologia de cálculo de reajustes ocorridos nos anos de 2002 a 2009. O relator do processo, aberto depois de uma ação do deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE), será o ministro Vladimir Campelo.

Nesta terça-feira (7), as entidades que compõem a Frente de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica entregarão aos ministros do TCU uma petição a favor dos consumidores, em contraposição aos argumentos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e das distribuidoras.

O TCU estima um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão por ano aos usuários de energia elétrica. O erro no cálculo já foi comprovado e assumido pela Aneel e pelo Ministério de Minas e Energia.

Só em 2009 o erro gerou uma cobrança indevida da ordem de R$ 630 milhões na conta de luz dos brasileiros. Neste ano, por exemplo, teriam sido cobrados indevidamente R$ 174 milhões pela Eletropaulo (SP), R$ 107 milhões pela Cemig (MG) e R$ 90 milhões pela Copel (PR).

O processo está em trâmite no TCU desde 2007 e não há previsão de data para o julgamento. Atualmente, a relatoria é do ministro Valmir Campelo. A área técnica do tribunal confirma o desequilíbrio dos contratos de concessão em desfavor dos consumidores, bem como a obrigatoriedade da Aneel em adotar medidas para readequar o valor das tarifas e compensar os consumidores.

As informações são do Tribunal de Contas da União

“Prazos devem ser cumpridos”



Coordenador geral do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, Hélvio Polito acredita na possibilidade dos 184 municípios pernambucanos terem aterros sanitários em agosto de 2014, como exige a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O fato de muitas prefeituras não finalizarem os seus planos, segundo ele, é reflexo da falta de pessoal especializado e não irresponsabilidade.

Qual é a situação dos municípios pernambucanos em relação aos planos de gestão de resíduos sólidos?
O estado entregou o seu plano e cumpriu o seu papel. Quanto aos municípios, eles estão dentro da realidade de muitos estados brasileiros. Como não é obrigatório o envio dos planos ao governo federal, só vamos ter um número exato adiante.
Os municípios não negligenciram a elaboração dos planos, já que tiveram dois anos para fazer isso?
Não vejo irresponsabilidade. Pode-se até encontrar descasos, mas esse não é o principal fator. Aos municípios falta corpo técnico para elaborar um plano.
Será necessário prorrogar os prazos para a elaboração dos planos municipais e de implantação dos aterros sanitários?
Pernambuco não vai fazer fileiras para expandir os prazos. Eles devem ser cumpridos. Como estado, cumpriremos nosso papel: o de auxiliar as prefeituras, mas aos munícipios é que cabe fazer a gestão dos resíduos sólidos.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...