terça-feira, 11 de março de 2014

MPPE corre para barrar organizadas em Sport x Santa Publicado por gustavo, em 11.03.2014 às 20:33

Ministério Público espera conseguir vetar as Torcidas Organizadas já para confronto decisivo entre Sport e Santa Cruz, pela Copa do Nordeste. (Foto: Expedito Lima/Folha PE/Arquivo)
GUSTAVO LUCCHESI/BLOG DE PRIMEIRA
O limite de paciência do cidadão pernambucano com as facções organizadas do futebol chegou ao fim faz tempo. E mesmo que de forma sonolenta, mas apoiado no “antes tarde do que nunca”, parece que a tolerância do Ministério Público também se esgotou. Na manhã desta terça-feira (11), o órgão mostrou não estar para brincadeira e deu entrada numa ação pedindo a suspensão das torcidas organizadas por um ano. A solicitação ainda será avaliada pelo Judiciário.
Porém, o que parece não ter ficado claro é que a medida tem boa chance de entrar em vigor já nesta quarta-feira (12). Caso isso aconteça, as facções organizadas, destacando-se a Torcida Jovem e a Inferno Coral, não poderão ter acesso à Ilha do Retiro, para o clássico entre Sport e Santa Cruz pelas semifinais da Copa do Nordeste.
Segundo explicou o promotor José Bispo, responsável pela confecção da peça jurídica, caso tudo ocorra como planejado por ele, os torcedores uniformizados não estarão em campo. “Eu dei entrada neste pedido às 14h desta terça-feira. A previsão que foi me dada é que a liminar já saia até às 13h desta quarta-feira (12). Caso ela saia com a recomendação de eficácia imediata, as chamadas torcidas organizadas já estarão temporariamente suspensas, inclusive para Sport x Santa Cruz. Tudo vai depender do Jetep (Juizado Especial Cível e Criminal do Torcedor), que tem esse poder”, explicou José Bispo, atualmente à frente da Promotoria de Justiça do Torcedor. De forma interina, Bispo que já assumiu o próprio Jetep, atualmente comandado pelo promotor Ailton Alfredo.
Apesar da falta de tempo para que os torcedores uniformizados sejam alertados desse veto, caso ele seja expedido de fato, o promotor não se mostrou preocupado. Além disso, ele explicou o que irá caracterizar as organizadas. “O tempo é curto, mas todos os órgãos, seja de justiça ou de segurança, precisam estar preparados. E serão barrados torcedores com qualquer artigo alusivo às torcidas organizadas, seja boné, camisa ou bandeira”, comentou.
Na luta contra a violência causada por “torcedores” de futebol, José Bispo admitiu que as últimas cenas vistas, no último clássico entre os mesmos Sport e Santa Cruz, serviram como alerta de emergência para as autoridades. Um monstro foi criado e agora as autoridades tentam controlá-lo, pois eliminá-lo se tornou algo utópico. “As cenas foram chocantes. Nem a PM é respeitada mais. Esses vândalos não se intimidam mais. O clamor público é cada vez maior para que seja dado um basta. A luta para que isso aconteça não pode parar. É um passo pequeno para muita coisa que temos pela frente”, encerrou Bispo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...