terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Ministério Público lança campanha contra corrupção nesta quarta (09)

bras_o_twitter_3O procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda, lança hoje em Pernambuco a campanha do Ministério Público de Pernambuco: “Corrupção. Tem jeito”. A iniciativa tem três objetivos principais: mostrar à população a atuação do MPPE no combate à corrupção; mobilizar a sociedade como agente de controle social e criar a cultura de combate à corrupção em todos os níveis.
A campanha aborda de forma direta o “jeitinho brasileiro”, como viés cultural da corrupção, que vai da “furadinha da fila” ao agrado pro servidor público”. Os órgãos federais, estaduais e municipais que fazem parte do Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção (Focco-Pe) estão envolvidos na ação. A ação conjunta visa a divulgar resultados obtidos no combate a esse crime e intensificar a campanha “10 Medidas contra a Corrupção”, que busca mudar a legislação brasileira para tornar mais efetivas a prevenção e a repressão à corrupção.
No último ano, foram propostas 901 ações penais pelo MPF em todo o País, 63 delas em Pernambuco. Estão em andamento nacionalmente outras 27,5 mil apurações que têm como alvo possíveis casos de corrupção, envolvendo inquéritos civis públicos, investigações criminais e ações de improbidade administrativa. Em Pernambuco, os números são: 1095 inquéritos civis públicos, 96 investigações criminais e 53 ações de improbidade administrativa.
Haverá ainda apresentação dos objetivos da campanha 10 Medidas contra a Corrupção, bem como dos resultados já alcançados. Em todo o País, a iniciativa já resultou na coleta de mais de 800 mil assinaturas em apoio à aprovação dessas medidas pelo Congresso Nacional. A meta é 1,5 milhão de assinaturas. O evento é aberto a qualquer interessado. Unidades do MPF nos demais estados brasileiros também irão promover eventos semelhantes.
Blog do Mário Flavio

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...