O projeto do Arco metropolitano em voga prevê 77 quilômetros de rodovia expressa de 20 anos de vida útil, conectando as zonas da mata Norte e Sul
No discurso que fez durante a inaguração da fábrica da Jeep, em Goiana, Mata Norte do estado, a presidente Dilma Rousseff anunciou novidades sobre a obra do Arco Metropolitano. "Quero compartilhar uma boa notícia: ontem foi concedida a licença prévia pela Agência estadual de meio ambiente para o trecho entre São Lorenço da Mata e Suape do Arco Metropolitano (lote 2). De posse dessa licença podemos fazer a licitação do primeiro bloco de obras desse trecho. Quero também dizer que estamos estudando a inclusão do trecho norte dentro do processo. Tudo isso faz parte de uma estratégia de um desenvolvimento regional", afirmou Dilma.
A estrada foi uma das condições do governo de Pernambuco e depois governo federal para convencer a montadora do grupo Fiat Chrysler a se instalar em Goiana. A rodovia vem sendo discutida desde 2008 e o projeto começou a ganhar forma em 2011. Mas a obra só deve ter início em 2016. De acordo com o senador Humberto Costa (PT), caso não haja nenhum atraso, a licitação do lote 2 deve sair em junho.
O projeto do Arco metropolitano em voga prevê 77 quilômetros de rodovia expressa de 20 anos de vida útil, conectando as zonas da mata Norte e Sul. O orçamento global para a concorrência é de R$ 1 bilhão (estimativa). A rota é uma alternativa à BR-101 Norte, única solução viária para escoamento de produção de mais de dez indústrias localizadas na área de Goiana, Itapissuma e Igarassu, inclusive a da Jeep.
O fato é que o Arco Metropolitano se mostra cada vez mais necessário. Durante a pré-apresentação da fábrica da Jeep para a imprensa, a reportagem do Diario constatou que o trecho da BR-101, localizado no centro de Abreu e Lima, já estava repleto de caminhões, causando uma retenção de 40 minutos, em média.
Com informações de André Clemente.
O projeto do Arco metropolitano em voga prevê 77 quilômetros de rodovia expressa de 20 anos de vida útil, conectando as zonas da mata Norte e Sul. O orçamento global para a concorrência é de R$ 1 bilhão (estimativa). A rota é uma alternativa à BR-101 Norte, única solução viária para escoamento de produção de mais de dez indústrias localizadas na área de Goiana, Itapissuma e Igarassu, inclusive a da Jeep.
O fato é que o Arco Metropolitano se mostra cada vez mais necessário. Durante a pré-apresentação da fábrica da Jeep para a imprensa, a reportagem do Diario constatou que o trecho da BR-101, localizado no centro de Abreu e Lima, já estava repleto de caminhões, causando uma retenção de 40 minutos, em média.
Com informações de André Clemente.
Fonte:
Diario de PE
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