A Sociedade Musical Cinco de Novembro, que é mais conhecida em Pernambuco como Orquestra Banda Revoltosa, e agora integra o seleto grupo dos Patrimônios Vivos da cultura de Pernambuco, completa nesta terça-feira, dia 14 de Janeiro de 2014, 99 anos de história totalmente dedicada a música e a Nazaré da Mata. É uma entidade sem fins lucrativos.
A Revoltosa, assim chamada porque seus primeiros músicos fundadores foram dissidentes de outras duas Bandas de música da cidade, e pela rebeldia demonstrada foram tachados de “Revoltosos”, daí seu nome mais conhecido como Revoltosa.
A Banda teve como seu primeiro presidente o Sr. Salustiano Francisco Correia e primeiro maestro o Sr. João Alves Cantalice (Mestre Joquinha) e das inúmeras atividades desenvolvidas durante esses anos, merecem destaque: a criação da Escola de Música, com aulas de teoria e solfejo, com posterior encaminhamento dos alunos para o Conservatório Pernambucano de Música, Centros Profissionalizantes do Estado de Pernambuco, e de outros Estados, e Universidades de Música e Artes.
A Fundarpe, em parceria com Ministério da Cultura, contemplou a Sociedade Musical 5 de Novembro como Ponto de Cultura Revoltosa. Isso significa dizer que o Poder Público faz um repasse financeiro para a manutenção das atividades de grupo. Em contrapartida, ministram aulas-espetáculos em programação a ser definida pela Fundarpe, integrando uma Rede de Pontos de Cultura, cuja gestão será de responsabilidade da Fundação.
A Sede da Banda Revoltosa, através do seu espaço físico presta homenagem àqueles que fizeram a história da Banda, é composta pelos seguintes espaços: SALÃO NOBRE MAESTRO JOQUINHA: Desde 1914, a banda Revoltosa tradicionalmente ensaia todas as terças e quintas neste espaço, nele também há exposição permanente, troféus e instrumentos antigos; AUDITÓRIO PROFESSOR AMARO MALTEZ: Neste espaço ocorrem eventos de audição musical, onde mensalmente professores e alunos promovem concertos populares e eruditos e amostras de filmes; SALA PROFESSOR MAESTRO GERSON CARVALHO: Destinada a cursos e oficinas de música, capacitação dos professores e encontro de poetas; SALA TUBISTA JOSÉ FERREIRA: Destinada a estudos percursivos; SALA TUBISTA SENHOR COSMO: Utilizada pelos professores e alunos para prática de instrumentos de sopro; SALA MAESTRO ÉLSON RODRIGUES: Funciona nesta sala a escola de música durante três turnos, com professores de teoria e solfejo e prática de instrumentos, capacidade para 150 alunos; SALA SAXOFONISTA EPITÁCIO DE JESUS: Sala própria para estudos de instrumentos harmônicos; e PÁTIO DE EVENTOS MAESTRO SEVERINO BELARMINO: Área destinada a eventos, espetáculos, concertos, formaturas e programações comemorativa.
As vésperas de completar 100 anos, a Orquestra Revoltosa, se apresentará mais um ano, na Praça do Frevo, comemorando também o titulo de Patrimônios Vivo da cultura de Pernambucana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário