segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Moradores de Aldeia protestam contra a construção do presídio de Araçoiaba

PUBLICADO  POR  EM NOTÍCIAS


Os moradores de Aldeia, em Camaragibe, realizaram na manhã de hoje, domingo 7 de setembro, um protesto contra a instalação de um presídio em Araçoiaba. Apesar da forte chuva que caiu durante todo o dia, dezenas de pessoas se reuniram para panfletar e chamar a atenção dos que passavam pela estrada de Aldeia. Há cerca de 3 anos uma ação civil com mais de 10 mil assinaturas foi interposta contra o projeto. Os moradores reclamam que o Governo não deu até o momento uma resposta favorável ao pleito da população. Ao contrário, lançou a pedra fundamental da obra de construção do presídio. Para o engenheiro Wilton Jansen, morador e integrante do Fórum Socioambiental de Aldeia, o descaso com que o governo vem tratando o assunto é um desrespeito à população.
 
“A vinda do presídio para as proximidades vai trazer, além do aumento da criminalidade, uma imensa degradação ambiental numa região protegida, pois é uma APA, e está na nascente do rio Beberibe. A chegada de quase 3 mil pessoas, entre presos e familiares que deverão se instalar próximas ao presídio, não tem como ser feita sem um planejamento para destino de lixo e dejetos, além do controle de outros problemas sociais como o tráfico, a violência e o trânsito”.O Fórum Socioambiental de Aldeia, organizador do ato, entende que presídios são necessários, porém devem ser instalados em regiões com baixa densidade populacional, de forma que os efeitos provocados pelo sistema prisional, atualmente falido, tenham o menor impacto possível sobre as populações do seu entorno, além da nascente do rio Beberibe, que ajuda a abastecer o Recife e outros municípios da RMR.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...