quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Protesto: agentes federais realizam "algemaço" no Recife

Categoria reivindica reajuste salarial e reparos legislativos. Há paralisações programadas para fevereiro e março

por Alexandre Cunha  
Foto: Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/ArquivoPoliciais organizam manifestação no Aeroporto Internacional dos GuararapesPoliciais organizam manifestação no Aeroporto Internacional dos Guararapes
Em um ato simbólico de reivindicação, agentes federais, escrivães e papiloscopistas realizam, nesta sexta-feira (7), uma onda de protestos nas capitais de todo o país. No Recife, a categoria faz uma manifestação denominada de “algemaço”, no Aeroporto Internacional dos Guararapes, às 9h. Os policiais vão pendurar as algemas, literalmente, contra o que consideram um boicote imposto pelo Governo Federal. 
“No ano da Copa do Mundo, utilizamos a linguagem futebolística para o povo assimilar melhor a ideia. Quando o jogador está cansado e desiste de jogar, ele pendura as chuteiras. O pendurar de algemas mostra que os policiais federais estão cansados, desestimulados e muitos realmente se aposentando”, esclareceu o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco (Sinpef-PE), Marcelo Pires. 

“Hoje temos o menor valor das carreiras típicas do Estado. Enquanto agentes de segurança do Congresso têm um salário inicial de R$ 12 mil, para vigiar parlamentares e controlar quem entra e sai no Congresso, nós começamos com apenas R$ 5 mil. E nós lidamos com tráfico de drogas, investigações de contrabando, emissão de passaportes e tantas outras atividades”, afirmou o presidente estadual do Sinpef.São duas as principais reivindicações da categoria. Uma se refere à falta de reajuste salarial há cinco anos. De acordo com Pires, a última alteração aconteceu em 2009, com um reajuste de 3,4%. Para ratificar a informação, a reportagem do Portal LeiaJá tentou contato com o Ministério da Justiça, em Brasília, mas não obteve retorno.
Outro ponto criticado pela categoria é em relação aos cargos. Segundo Marcelo Pires, os concursos exigem qualificação em Nível Superior para os agentes federais; entretanto, quando entram nas unidades, os profissionais passam realizar as atividades consideradas de Nível Médio. “Isso foge à realidade. A portaria 523/98, que determina estas atribuições, já foi confirmada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Portanto, pedimos também o reparo deste erro, para que a legislação reconheça nossas atribuições como de Nível Superior”, esclareceu o representante do Sindicato. 
Evasões – Uma das consequências mais visíveis destes problemas, segundo a categoria, é a queda no número de agentes federais em todo o país. De acordo com o Sinpef, 250 policiais se evadiram em 2013, no Brasil. O número considerado mínimo pelos sindicatos seria de 40 mil agentes, enquanto a realidade é de apenas 13 mil policiais. 
Calendário de protestos – Além do “algemaço”, outras seis paralisações já estão previstas pelo Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco. A categoria garante greves intermitentes no mês de fevereiro, nos dias 11, 25 e 26 de, além de três dias seguidos em março: 11, 12 e 13. “O Governo vota a Lei Orçamentária Anual (LOA) em 4 de abril, então iremos pressionar a reposição inflacionária até março, com o intuito de superar a defasagem salarial”, explicou Marcelo Pires.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...