Mundo
Uma reportagem do jornal americano "The New York Times" denunciou mais uma operação da NSA (agência de segurança nacional dos Estados Unidos), em que programas espiões foram instalados em ao menos 100 mil computadores no mundo todo.
Faz parte do programa de vigilância, também, um sistema que permite a inserção de dados e monitoramento via rádio, que permite a invasão de computadores que não estejam conectados à internet ou outras redes (padrão para máquinas com dados secretos).
"A novidade é a escala e a sofisticação da habilidade da agência em entrar em computadores e redes que ninguém conseguiu acessar antes", disse ao "NYT" James Andrew Lewis, especialista em segurança digital. A invasão por rádio ocorre após um microchip transmissor ser conectado à maquina-alvo. As informações poderiam então ser acessadas remotamente.
Mudanças do governo
A denúncia do novo esquema de espionagem é parte das informações reveladas por Edward Snowden, ex-agente que se encontra asilado temporariamente na Rússia, e já provoca mudanças nas políticas de segurança dos EUA.
O presidente americano, Barack Obama, planeja restringir a ação de suas agências, e amenizar críticas de líderes de todo o mundo - incomodados por serem alvos das escutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário