terça-feira, 22 de outubro de 2013

Polícia Civil implanta Plano Piloto de intimações via Correios

A partir desta segunda-feira (21) as intimações expedidas pela Polícia Civil de Pernambuco serão entregues através dos Correios. O projeto piloto contemplou à princípio a Delegacia de Boa Viagem. Até 2014, a Polícia Civil pretende implantar essa sistemática nas 41 delegacias da Capital e Região Metropolitana e algumas do interior a exemplo de Caruaru e Petrolina. A Delegacia de Boa Viagem emite por mês cerca de 330 intimações.

De acordo com o Chefe de Polícia, Osvaldo Morais, a forma antiga funcionava com dois policiais que se dirigiam as residências indicadas e entregavam em mãos a intimação. No novo método, as cartas registradas serão entregues pelos Correios. “Com isso estaremos reduzindo custo com recursos humanos e materiais na ordem de 72% e estamos proporcionando o bem estar do cidadão”, enfatizou Morais.

Ainda de acordo com Osvaldo Morais o novo sistema de entrega de intimações vai acabar com o constrangimento do cidadão de recebe policiais na porta de casa. "Muitas vezes a pessoa se sente constrangida, especialmente quando ela é testemunha”, disse Morais. O projeto faz parte da proposta do Pacto Pela Vida que visa modernizar as ações da polícia judiciária e dar mais conforto ao cidadão.

O Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio falou sobre a importância do projeto e parabenizou a Polícia Civil pela iniciativa. “Pretendemos expandir esse novo método para as 41 delegacias distribuídas na Capital e Região Metropolitana”, disse Damázio. Essas delegacias são responsáveis por cerca de 8.600 intimações por mês.

Segundo o delegado Benedito Anastácio de Oliveira, Gerente de Administração Geral da Polícia Civil, o projeto piloto faz parte do Programa de Modernização da Polícia Civil e deverá agilizar o serviço e otimizar os recursos humanos e materiais. “Além da redução dos custos com combustível e locação iremos utilizar esses dois policiais nas investigações acelerando a conclusão dos inquéritos”, explicou.

O Gerente de Operações do Correios Josué Martins falou da importância do contrato de prestação de serviços com a Polícia Civil e garantiu que dentre de 48 horas as intimações chegarão aos destinatários. “No caso de greve dos Correios, a intimação voltará a ser entregue da maneira tradicional”.

Participaram da solenidade o titular da Delegacia de Boa Viagem Erivaldo Guerra e diretores das delegacias especializadas. A implementação da Intimação Via Postal através dos Correios é pioneira na Região Nordeste.

Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...