quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Interdição para obras de túnel

Cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua Real da Torre será fechado para nova fase de serviçosDP
Cruzamento da Caxangá com a Real da Torre será fechado para instalação de estacas e concretagem de vigas (Ahmad al-Rubaye/Arquivos/AFP Photo)


As obras de construção do Túnel da Abolição, na Madalena, que integra o Corredor Viário Leste/Oeste, entram numa nova fase na quinta-feira. Para que as equipes instalem as estacas e façam a concretagem de vigas, será necessário interditar o cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua Real da Torre. A interdição seguirá até 5 de janeiro. Os motoristas que trafegam na Caxangá, entre as ruas Real da Torre e Benfica, precisam estar atentos às alterações no trânsito local durante esses 12 dias. Para os usuários de ônibus, não haverá mudança.

Os condutores que vêm no sentido subúrbio/cidade vão ter que desviar pela Rua João Ivo da Silva. Os que desejarem seguir pela Benfica deverão entrar na Rua João Ivo da Silva e depois na Rua Nobre de Lacerda para, em seguida, pegar a Rua Monsenhor Júlio Maria até chegar à Benfica. Com a construção do túnel, a capacidade viária do cruzamento da Rua Benfica com a Real da Torre, que hoje é de 4.620 veículos/hora, vai passar para 8.250 veículos/hora.

As intervenções vão ser feitas com base no Plano de Circulação elaborado para a área, segundo o secretário-executivo de Mobilidade Urbana do estado, Gustavo Gurgel. “Esforços estão sendo feitos para minimizar os transtornos causados aos motoristas e usuários de ônibus. É importante lembrar que o tráfego na área é grande e vamos precisar contar com a compreensão da população”, disse Gurgel.

Mais de 56 mil veículos de passeio e quase seis mil ônibus circulam nas vias do entorno da Real da Torre por dia. A área afetada pela interdição terá presença de pessoal da CTTU, Detran, BPTran e Grande Recife Consórcio, que vão ajudar na orientação. As vias do entorno vão ser sinalizadas durante todo o período. Serão distribuidos panfletos nos semáforos e pontos de ônibus.

Com investimento de R$ 16 milhões, o túnel de 287 metros integra o conjunto de obras do Corredor Exclusivo de Transporte Rápido por Ônibus (TRO), que tem início no Derby, passando pela Avenida Caxangá e seguindo até Camaragibe. A obra deve ficar pronta em março de 2014. O túnel terá três faixas de rolamento e vai atender os veículos particulares e coletivos que vierem da Real da Torre e seguirem para a João Ivo da Silva.

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