segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Vereadores Timbaubenses começaram a “trabalhar” por sessão extraordinária



Os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Timbaúba foram abertos extraordinariamente na segunda-feira (27), a sessão foi presidida pelo vereador João Coutinho (PTB) auxiliado pela mesa diretora pela primeira secretária Ivaneide Ferreira da Silva (PR) e pelo Segundo secretário Jacinto Ferreira Lima (PSB); O Presidente determinou a leitura dos projetos de lei oriundos do Poder Executivo municipal para apreciação e deliberação e as matérias relacionadas para o expediente receberam Pareceres favoráveis das comissões de legislação,  justiça, redação, finanças e orçamentos.

Projeto de Lei número, 001/2013 que trata da reestruturação dos cargos comissionados e criação de três novas secretarias assim descriminadas, Secretaria de Cultura, Secretaria de Esporte, e a Secretaria de Meio Ambiente.

Projeto de Lei número, 002/2013 onde autoriza o governo municipal a ceder por 20 anos  um imóvel onde funciona a atual biblioteca pública localizado na Av. Dantas Barretos para implantação da Escola técnica de formação e qualificação profissional do SENAC. 

Projeto de Lei número, 003/2013 equiparação salarial do novo salário mínimo para os servidores públicos do município.
A convocação extraordinária contou com a presença de todos treze vereadores, a segunda reunião foi marcada para o dia seguinte, terça-feira (28).

A reunião começou por volta das 20 horas, com o vereador João Coutinho presidindo, e a vereadora Ivaneide Ferreira lendo a ata da reunião anterior, em seguida os vereadores Ulisses, Josinaldo e Tiba, usaram da palavra questionando e debatendo na tribuna alguns pontos dos projetos enviados pelo Prefeito Marinaldo Rosendo para a devida apreciação dos senhores parlamentares Timbaubenses.

Alguns vereadores usaram a tribuna para exporem suas idéias e entendimentos, a respeito das matérias colocadas na mesa para aprovação, e mais uma vez o destaque ficou com o Vereador Severino Gomes (Tiba), que usou a tribuna para dirimir dúvidas a respeito dos cargos comissionados e contratados do executivo, e retificando o Presidente da mesa que na reunião anterior havia dito que os vereadores foram convocados para essas sessões extraordinárias sem receber nada.  

Tiba lembrou que os vereadores mesmo em recesso receberam seus salários de janeiro, e logo estavam ali cumprido a sua obrigação constitucional e legal que o povo  ortogou nas urnas, e não por amor, como enfatizou o presidente da Câmara  da Casa Dr. Manoel Borba, foi perguntado ao presidente a quantidade cargos, seus respectivos valores salários dos vencimentos, e qual é o critério de distribuição entre os vereadores, o mesmo respondeu, que Tiba procurasse em outra oportunidade que ele (João Coutinho o responderia).

Ao final os projetos foram aprovados por unanimidade, e uma nova reunião foi marcada para o dia seguinte, e foi solicitada a presença do Secretário de Administração o Sr. Alfredo Campos, para explicar aos parlamentares a criação das novas secretarias, seus salários, e critérios usados para contratação.

Obs. O nosso Blog vai tentar esclarecer o que entendemos das perguntas dos Senhores Vereadores quanto à divisão dos 52 ou mais cargos Comissionados que a câmara dispõe hoje com os mesmos, não ouve o fechamento da contabilidade pelo Poder Executivo Municipal de suas contas, dai fica impossível e inviável a distribuição dos cargos de assessores dos Edis, devido não ter o percentual correto do Duodécimo para esta 16ª Legislatura que se inicia em 15 de Fevereiro de 2013, estão vindo para pagamento de suas despesas à mesma parcela do mês de Dezembro, ou seja, R$ 212.309,92.

Como o Poder Legislativo não tem independência financeira própria ainda, seus recursos para execução de suas despesas são previstas na Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO que serve para confecção da Lei Orçamento Anual – LOA de onde advêm seus repasses de 7% relativos à somatória das transferências constitucionais prevista no artigo 29 A da nossa carta magna de 88, tendo sido modificada pela emenda constitucional Nº 25/2000. 

Para se ter este percentual do Duodécimo que é toda soma dos últimos 12 meses de arrecadação do ano anterior, ou seja, de 2012, excluído dela as verbas carimbadas da educação e saúde, divide-se por 12x7% que o índice de repasse, daí se tem o valor real mensal das 12 parcelas mensais do duodécimo que corresponde ao exercício financeiro de 2013, que serão enviados rigorosamente a Câmara todo dia 20 de cada mês, determinados pelo artigo 67º da Lei Orgânica Municipal (LOMT).

Que assim expressa: Art. 67 - Fica o Prefeito do Município de Timbaúba, na obrigação de enviar à Câmara Municipal, as Dotações Orçamentárias, requisitadas mensalmente pela Câmara, no máximo até o dia 20 de cada mês, sujeito as penalidades da legislação em vigor, sendo crime de responsabilidade, quando não houver o cumprimento da presente Lei. Parágrafo único - Só poderá deixar de enviar as Dotações à Câmara, quando não existir verba em caixa, e comprovando a falta da mesma
.


Por Reginaldo Silva/Rizonaldo Sassá Lima

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...