quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DETRAN- PE promove Semana Nacional de Trânsito




Fonte: Reprodução/ Ilustração
A velocidade pode mudar histórias. Não exceda os limites, preserve a vida. A bordo desta ideia, O DETRAN-PE dá partida às comemorações da Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre 18 e 25 de setembro. As ações envolvem atividades como o VIII Seminário de Educação no Trânsito, entrega de prêmios a condutores exemplares, assinatura de convênio para capacitação de 25 mil jovens acerca da segurança em pilotagem de motocicletas, a XII Feira de Educação no Trânsito com show de Nando Cordel e o passeio ciclístico Pedala PE, em parceria com a Secretaria das Cidades.
O objetivo das ações é demonstrar que mudar a história e preservar a vida vai além da redução do índice de mortalidade no trânsito. Passa pelo incentivo a novas formas de ocupação do espaço público, contribuindo para motociclistas e ciclistas deixarem de ser encarados como atores coadjuvantes no trânsito.
Confira as atividades:
Semana Nacional de Trânsito – 18 a 25 de setembro
18 – Abertura + Seminário
Local – Escola Pública de Trânsito (sede do DETRAN)
Horário: 9h
Solenidade de abertura
Lançamento da Coletânea ‘Socializando conhecimentos e abrindo novos horizontes’.    Descritivo –Livro de 32 páginas com tiragem de três mil exemplares que enfocam a experiências de escolas integrantes dos programas educativos do DETRAN-PE. Os projetos trazem a percepção da prática cotidiana junto à comunidade escolar de como o trânsito é abordado, provocando reflexão acerca na convivência social e um trânsito mais ético. As experiências são variadas como blitze educativas na, apresentações teatrais e musicais, literatura de Cordel e desfiles, entre outras ações.
9h30 – Seminário: Palestra com o antropólogo e historiador Roberto da Matta, autor do Livro Fé em De e Pé na Tábua
Descritivo - com base no livro ‘Fé em Deus e pé na tábua’, o pesquisador abordará como as heranças culturais do Brasil, a exemplo do coronelismo, ao entrar em conflito com o aprimoramento da democracia e outras demandas da modernidade atuam na estruturação (e desestruturação) do trânsito brasileiro.
20 a 22 – Feira de Educação de Trânsito + Entrega do Prêmio + Show de Nando Cordel
Período: 20 a 22 de setembro
Horário: 10h às 17h
Local: Avenida Boa Viagem
Público: estudantes, condutores e pedestres
Programação genérica: exposições, apresentações musicais e teatrais, minipalestras, aulas de pilotagem, test-drive de bicicletas com chips, jogos pegadógicos, circuito de pilotagem defensiva, aulas de mecânica básica

Dia de Abertura – 20 de setembro
9h30 – Solenidade de abertura
9h40 - Assinatura de Convênio Detran/SEE – Projeto Piloto Cidadão
Descritivo: O projeto prevê a qualificação on line e multimídia de 25 mil alunos da rede estadual de ensino, para a pilotagem segura de motocicletas).
9h45 – entrega dos Troféus ‘Trânsito é Vida. Condutor Nota 10’ a 30 condutores cujas Carteiras Nacionais de Habilitação não possuem registro de multas
15h – Show pela Paz no Trânsito – Nando Cordel

23 – Passeio Ciclístico Pedala-PE
Saída: 8h, do Quartel do Derby
Pedala-PE – Ainda em sintonia com as novas demandas de mobilidade do trânsito, será promovido, no dia 23 de setembro (domingo), em parceria com a Secretaria das Cidades, o Passeio Ciclístico Pedala-PE, com saída prevista para as 8 da manhã, no quartel do Derby. Farão parte do percurso Avenida Rui Barbosa, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Agamenon Magalhães, terminando na Praça do Derby.
O Passeio terá uma parada estratégica no Palácio da República, onde os ciclistas participarão do sorteio de cinco bicicletas da marca Zummi, única fábrica de bicicletas de Pernambuco, “É uma forma de estimular a indústria local, bem como colaborar para a renovação do perfil de mobilidade nas vias públicas”, ressaltou, Danilo Cabral, secretário das Cidades

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...