A V GERES – Gerência Regional de Saúde, com sede em Garanhuns, realiza de hoje até a quarta-feira, 15, um encontro com Agentes Comunitários de Saúde de todos os 21 municípios de sua abrangência, para desenvolvimento de Ações de Mobilizações Sociais para o controle do Câncer do Colo Uterino.
Em três dias, mais de mil ACS serão capacitados no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia.
“Este tipo de câncer pode ser  prevenido, uma vez que já existe tecnologia apropriada para prevenção,  detecção precoce e tratamento. Por isto precisamos sempre alertar às  mulheres para a prevenção, e buscar dos Agentes que tratam diretamente  com a população que estejam atentos e informados. Este é o grande  objetivo deste momento. Capacitar para termos resultados cada vez mais  positivos” – Explica dr. Elenílson Liberato, gestor da V GERES.
Atualmente, as estratégias para o  controle desta doença, no Brasil, baseiam-se na disponibilização do  exame Citopatológico (Papanicolau), no tratamento adequado da doença e  de lesões precursoras em 100% dos casos, investimento em ações de  mobilização social e no monitoramento da qualidade do atendimento à  mulher, nas diferentes etapas.
Alda Lopes, da equipe da V GERES,  responsável pela coordenação da capacitação, lembra que os mais de mil  ACS estarão divididos nos três dias de encontro, e que diversas  palestras e apresentações possibilitarão esta melhoria no atendimento  domiciliar já efetuado pelos profissionais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário