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O anúncio do Ministério da Fazenda só deve ocorrer na próxima semana, mas lojas já esperam que montadoras acelerem a fabricação de carros para ampliar os estoquesO gerente de vendas de carros novos da Pedragon, Severino Hamilton, vincula o explosivo crescimento de agosto ao costume brasileiro de se deixar para comprar "de última hora" |
A prova de que o consumidor vem reagindo positivamente à medida, em vigor desde o dia 22 de maio, é dada pelas lojas do setor. Na Pedragon, que trabalha com a marca Chevrolet, a venda de carros novos cresceu a passos largos. Logo no primeiro mês de IPI zero, o movimento aumentou 89% em relação ao mesmo período de 2011. No segundo mês, em junho, as procuras caíram, mas ainda assim foram quase 50% maiores do que as registradas no mesmo mês do ano passado.
O gerente de vendas de carros novos da Pedragon, Severino Hamilton, vincula o explosivo crescimento de agosto — que registrou um crescimento de vendas de 93% só nas duas primeiras semanas deste mês — ao costume do consumidor brasileiro de deixar para comprar “de última hora”.
“Os últimos dias são os mais intensos. Em razão do fluxo de consumidores, aumentamos o quadro de funcionários. Se a redução do IPI não fosse prorrogada, provavelmente teríamos que reduzir novamente o efetivo, e voltar as atenções para o setor de marketing”, afirma Severino. Agora, não mais.
Já o gerente geral comercial da Italiana, Alexandre Leão, espera que a prorrogação do IPI acelere o abastecimento da concessionária, que é autorizada da Fiat. “Estamos vendendo mais do que o que temos recebido da fábrica, por isso muitos modelos estão em falta”, comenta. E foi isso que aconteceu com a professora Elizabeth Souza Pinto, de 59 anos. Ela foi à loja da empresa na Imbiribeira em busca de um carro para a irmã, mas, ao chegar lá, não pôde fechar negócio. “Infelizmente o modelo que eu queria havia esgotado. Vou continuar procurando”, garante.
O gerente geral comercial da Italiana credita a falta de alguns modelos à antecipação do consumidor. “Parte do que foi vendido entre junho e agosto antecipou o que seria vendido no fim deste ano. A ideia é torcer para que a fabricação de carros ganhe impulso, assim poderemos abastecer os estoques”, diz Leão.
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