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sábado, 2 de novembro de 2013

China quer silenciar Dalai Lama no Tibete

O país tem tentado há décadas controlar a difusão de informações no Tibete

Foto: Ronaldo Schemidt O líder espiritual dos tibetanos, Dalai Lama, discursa na Cidade do México, em 12 de outubro de 2011 O líder espiritual dos tibetanos, Dalai Lama

O Partido Comunista Chinês (PCC), que detém o poder no país, quer silenciar a voz de Dalai Lama no Tibete, fortalecendo os controles sobre os meios de comunicação e a internet, informou uma autoridade neste sábado. O chefe do Partido Comunista da China na região do Tibete, Chen Quanguo, prometeu "garantir que não se veriam nem se escutariam as vozes das forças hostis e do grupo de Dalai", em um editorial publicado em um jornal chamado Qiushi.
As autoridades "irão assegurar que a voz do partido é que será ouvida e vista em todas as partes dessa grande região de 120 milhões de km2", escreveu Chen. A China tem tentado há décadas controlar a difusão de informações no Tibete, mas alguns tibetanos conseguem obter acesso a fontes extraoficiais de informação graças, por exemplo, a exilados políticos, através do rádio, da televisão e da internet.
Mas o PCC tentará acabar com o acesso a essas fontes, criando células do partido em páginas da internet, confiscando antenas de transmissão via satélite e registrando os usuários de telefone e internet, dentre muitas outras medidas citadas no editorial. A China argumenta que o líder espiritual exilado dos tibetanos, Dalai Lama, é "um lobo em pele de cordeiro" e o acusa de organizar os esforços violentos para buscar a independência do Tibete.
Dalai Lama, que fugiu para a Índia em 1959, após uma revolta fracassada contra a China, se diz defensor de uma maior autonomia para os tibetanos, ao invés da independência. Em 1989, ele foi o vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
Em seu editorial, Chen se refere ao Tibete como "uma linha de frente da luta contra o separatismo" e prometeu "fortalecer o papel dos comitês do partido em todos os níveis, como o único poder".

Roberto Carlos anuncia lançamento de seu 'Collector’s Book'

Publicação retrata os momentos mais marcantes da trajetória do cantor

por Priscila Urpia
O cantor Roberto Carlos, conhecido por suas músicas românticas, acaba de anunciar uma publicação inédita sobre sua vida pessoal e carreira. Em 2014, ele apresenta ao mercado brasileiro o Collector’s Book Roberto, da Toriba Editora, que retrata os momentos mais marcantes de sua trajetória.
Toda a narrativa da obra será contada por meio de frases retiradas das mais de 500 músicas compostas ao longo da vida do artista. A publicação foi editada pelo próprio cantor e terá edição única e limitada. O lançamento está previsto para abril de 2014.

Rodovias melhores fariam motoristas economizar combustível

Seria possível uma economia de até 5% no consumo, o que representa, no caso do óleo diesel, 661 milhões de litros

Se o pavimento de todas as rodovias do país tivesse classificação boa ou ótima, em 2013, seria possível uma economia de até 5% no consumo de combustível, o que representa, no caso do óleo diesel, 661 milhões de litros (R$ 1,39 bilhão). Também haveria redução da emissão de 1,77 megatonelada de gás carbônico. A conclusão é da Pesquisa CNT Rodovias, apresentada pela Confederação Nacional do Transporte.
A pesquisa feita este ano mostrou que 63,8% da extensão avaliada apresenta problemas ligados a pavimento, sinalização e geometria da via. Em 2012, o percentual era 62,7%. A CNT percorreu 96.714 quilômetros de rodovias, o equivalente a toda a malha federal pavimentada e às principais rodovias estaduais.
Em relação ao pavimento, foi avaliado se as vias atendem a atributos como capacidade de suportar efeitos do mau tempo, resistência da estrutura ao desgaste e escoamento eficiente das águas (drenagem). A pesquisa apontou que 46,9% do total avaliado apresentam deficiência.
Sobre a sinalização, a pesquisa indica que 67,3% da extensão avaliada apresentam problemas. Segundo a CNT, o resultado é preocupante, porque os sinais de trânsito têm a finalidade essencial de transmitir aos motoristas informações e instruções para garantir a movimentação correta e segura dos veículos.
Os dados sobre geometria das vias mostram que 77,9% não estão em padrões satisfatórios. De acordo com a confederação, as características geométricas da via afetam a habilidade dos motoristas em manter o controle do veículo e em identificar situações e características perigosas.
As rodovias concessionadas são as mais bem avaliadas pela pesquisa da CNT. Em relação ao estado geral, 84,4% foram classificadas como ótimas ou boas, enquanto 15,6% ficaram no patamar de regular, ruim ou péssimo. A análise das rodovias sob gestão pública mostrou que 26,7% são classificadas com condições ótimas ou boas e 73,3% não estão em condições satisfatórias.
A CNT também aponta que as condições do pavimento geram um aumento médio, no país, de 25% no custo operacional do transportador. A região que apresenta o maior incremento nesses valores é a Norte (39,5%). Em seguida vieram o Centro-Oeste (26,8%), Nordeste (25,5%) e Sudeste (21,5%). O menor acréscimo é registrado no Sul (19%).
Segundo a CNT, do total autorizado pelo governo para as rodovias em 2013 (R$ 12,7 bilhões), 33,2% - o equivalente a R$ 4,2 bilhões - foram pagos até o início de outubro. Em 2012, foram pagos R$ 9,4 bilhões (50,3%) do total autorizado de R$ 18,7 bilhões. A CNT estima que o investimento mínimo necessário para melhorar a infraestrutura das rodovias é R$ 355,2 bilhões

Náutico sofre goleada e está matematicamente rebaixado

A equipe alvirrubra foi derrotada por 5 a 0 pelo Atlético Mineiro

por Nicoly Moreira

Foto: Paulo Fonseca/Futura Press/Estadão Conteúdo Timbu foi massacrado durante toda a partida Timbu foi massacrado durante toda a partida
O rebaixamento do Náutico foi decretado matematicamente na rodada deste sábado (2). O time alvirrubro foi goleado pelo Atlético Mineiro por 5 a 0, no estádio Indepência. Na sexta derrota seguida da equipe alvirrubra, o Tmbu foi massacrado durante toda a partida. Os gols do Galo foram marcados por Fernandinho e Jô no primeiro tempo. Guilherme, Diego Tardelli e Alecsandro fecharam a goleada no segundo tempo.
No próximo final de semana, o Galo vai a Salvador, onde encara o Bahia, na Arena Fonte Nova, sábado, às 19h30 (de Brasília). Já o Timbu recebe o Cricúma, no mesmo horário, porém, no domingo, na Arena Pernambuco.
Náutico leva gol no inicio da partida
Antes dos cinco primeiros minutos, o time do Náutico não conseguiu passar do meio do campo. Apenas o Atlético jogava. A primeira boa jogada começou com Tardelli e passou por Jô e Guilherme antes do passe final para Fernandinho, que não conseguiu alcançar a bola. Entretanto, não demorou muito para o time de Minas marcar o primeiro. Depois de uma bela defesa do goleiro Berna, aos 11 minutos, Tardelli mandou um passe com açucar para Fernandinho, que sem marcação, abriu o placar.
E o time alvirrubro continuou sem conseguir chegar à área do Galo. Apenas, aos 19 minutos, Martinez recebeu de Tiago Real e finalizou, mas o volante estava em posição irregular. Quatro minutos depois, Fernadinho aplicou uma bela finta pra cima de William Alves e deixou zagueiro apenas olhando. Ele invadiu a área e rolou para Jô, que de primeira chutou para marcar o gol.
Em mais uma tentativa de reação do Timbu, Derley trocou passes com Maikon Leite, que chegou a área do Galo, mas foi travado por Réver na hora da finalização. Após os 30 minutos, o Náutico começou a criar mais jogadas, principalmente com Maikon Leite. Ele recebeu de Martinez e chutou em cima do zagueiro Leonardo Silva. O Galo diminuiu a pressão, mas ainda teve boas oportunidades, com Tardelli e Jô.
Marcos Rocha também levou perigo para o gol alvirrubro, mas William Alves salvou o Timbu mandando para escanteio. O zagueiro ainda bloqueou a entrada de área do volante atleticano Pierre. Nos últimos minutos, após uma série de passes dentro da área alvirrubra, o Atlético não conseguiu finalizar e novamente William Alves chutou para longe. 
Começou a goleada
Logo aos dois minutos, Maikon Leite cobra falta e leva perigo ao gol de Victor, que tira com os olhos. João Felipe também tentar criar pelo Náutico, mas Lucas Candido roubou a bola do zagueiro. Mas, a pressão do Náutico durou pouco tempo e o Galo volta ao ataque para marcar seu terceiro gol na partida. Aos 12 minutos, depois da cobrança de escanteio de Diego Tardelli, Jô escora de cabeça e Guilherme marca para o time de Belo Horizonte.  
Sem demora, o Galo teve mais duas chances de ampliar o placar. Uma delas, novamente com Guilherme, que livre de marcação, viu a bola sair por cima do gol. Mas Diego Tardelli não perdeu a oportunidade, aos 21 minutos, ele cobrou a falta no ângulo e virou goleada. Atlético 4x0. Logo no primeiro toque de bola de Alecsandro, que entrou no lugar de Jô, o jogador tratou de deixar o seu gol. O atacante aproveitou a boa jogada de Luan pela direita e empurrou para o fundo das redes, encerrando a goleada. Aos 46 minutos, Pierre ainda perdeu uma chance inacreditável, depois do cruzamento de Neto Berola. 
Ficha de jogo
Atlético-MG 5
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Lucas Cândido; Pierre, Josué (Luan) e Guilherme; Diego Tardelli, Jô (Alecsandro) e Fernandinho (Neto Berola). Técnico: Cuca
Náutico 0
Ricardo Berna; Auremir, João Filipe, William Alves e Bruno Collaço; Elicarlos, Derley, Martinez e Tiago Real; Maikon Leite (João Paulo) e Olivera (Helder). Técnico: Marcelo Martelotte
Local: Estádio Independência (Belo Horizonte)
Horário: 20h (horário de Recife)
Árbitro: Wagner Reway (MT, ASP-FIFA)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Sergio Campelo Gomes (MA)
Gols: Fernandinho (aos 11 do 1ºT) Jô (aos 23 do 1º T) Guilherme (aos 12 do 2º T) Diego tardelli (aos 21 minutos do 2ºT) Alecsandro (aos 29 minutos do 2º T)
Cartões amarelos: Bruno Collaço e Martinez (Náutico);

Para ter 100% de internet, brasileiro precisaria 'roubar' sinal do vizinho


Um ano atrás, quando Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que passaria a acompanhar a qualidade oferecida pelas operadoras, ela avisou que o rigor da aferição aumentaria periodicamente. Na época a velocidade mínima que as operadoras precisam entregar era 20% do contratado e a média, 60% - hoje os valores subiram para 30% e 70% respectivamente.

Embora as operadoras aleguem que precisam desses percentuais por não controlarem a oscilação da rede, as margens existem por causa do modelo de negócios vigente no Brasil. As empresas operam em esquema parecido com o overbooking das companhias aéreas, que vendem mais assentos nos voos do que suas aeronaves comportam.

As operadoras aceitam mais contratos do que podem atender, imaginando que não haverá um momento em que todos os clientes usarão o serviço ao mesmo tempo. Por isso todos estão na média, se alguém quiser usar 100% da rede, provavelmente terá de derrubar o sinal do vizinho.

"As redes telefônicas também são projetadas assim", explica o professor Antonio Marcos Alberti, doutor em internet e criador do projeto NovaGenesis. "Se todo mundo usar ao mesmo tempo haverá problemas."

Uma solução para melhorar a internet brasileira seria fazer investimentos em infraestrutura e alterar todo o plano de negócios. A rede, diz o especialista, poderia ser projetada para oferecer um serviço mais confiável. "É preciso equalizar o modelo de negócios com a qualidade do produto."

Todo internauta precisa ficar de olho para não ser tapeado quanto às margens impostas pela Anatel. Qualquer um está apto a fazer um acompanhamento para descobrir se sua operadora entrega o que a agência determina. Neste caso o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) recomenda que o consumidor procure a ferramenta da própria Anatel (disponível aqui) e faça relatórios sobre os resultados. Se houver problemas, basta procurar a empresa, o Procon e, por fim, a Anatel.

Olhar Digital

Mulher é multada por dirigir usando Google Glass nos EUA

Tela

Óculos do Google nem chegou ao mercado e já cria primeira polêmica


PUBLICADO EM 02/11/13 -
São Paulo. No que parece ser o primeiro caso do tipo, a uruguaia Cecilia Abadie foi multada anteontem por dirigir seu carro enquanto usava os óculos conectados do Google, chamados Glass, em San Diego, Califórnia, cidade norte-americana onde mora.
A empresária, que usa o dispositivo atualmente restrito a desenvolvedores do programa Explorer, divulgou uma foto do documento de autuação, que diz que a infração é “conduzir com um monitor visível ao motorista (Google Glass)”.
A norma infringida é a 27.602 do código de trânsito californiano, que proíbe pessoas de dirigirem um veículo motorizado “se um receptor de televisão, um monitor de vídeo, uma TV ou uma tela de vídeo, ou qualquer outro meio similar de exibição de sinal de vídeo que produza aplicações de entretenimento ou de negócios estiver operante e localizado em um ponto à frente da parte traseira do banco do condutor”.
Anteontem, Abadie comentou o episódio em sua página na rede social Google+: “Um policial acaba de me parar e me deu uma multa por usar o Google Glass enquanto dirijo! É mesmo ilegal dirigir com o #GoogleGlass ou este policial está errado??? Qualquer conselho jurídico é bem-vindo!! Vocês conhecem algum outro #GlassExplorer que levou uma multa parecida em qualquer lugar dos Estados Unidos?”. Diversas pessoas que comentaram a postagem de Abadie a orientavam a recorrer da multa em um tribunal.
Abadie, que é dona da empresa 33 Labs, disse que estava com o aparelho desligado. A repercussão por parte de outros usuários do Glass foi imediata: eles até criaram a hashtag #freececilia.
Ilegal?
“Um policial acaba de me parar e me deu uma multa por usar o Google Glass enquanto dirijo! É mesmo ilegal dirigir com o #GoogleGlass ou este policial está errado??? Qualquer conselho jurídico é bem-vindo!! Alguém conhece outro #GlassExplorer que levou uma multa parecida em qualquer lugar dos EUA?”
Cecilia Abadie
Em sua página no Google+

Movimento fraco no dia de finados no Cemitério de Itaquiitnga



Nessa manhã de feriado do dia finados(2), no cemitério em Itaquitinga, o movimento de pessoas visitando os túmulos é abaixo do esperado para o dia em que as pessoas lembram de seus parentes já falecidos. Estava programada missas durante todo dia, mais por conta das chuvas foi canceladas. segundo informações da administração do campo santo, espera-se que aumente o numero de visitantes no decorrer do dia, as vistas será até as 22 horas de hoje.


Reportagem e Foto: Jeozivaldo Cesar

Conselho da EPC avança na estruturação da primeira empresa de comunicação estadual do país





O planejamento orçamentário para 2014, a digitalização do sinal, conforme determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além da criação de um grupo de trabalho para discutir e elaborar da minuta do regimento interno foram os principais pontos discutidos, hoje (31), na primeira reunião extraordinário do Conselho Administrativo da Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC S/A), presidido pelo secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar. Também foi alvo dos debates, a transmissão de 25% de programas locais e regionais, o que definirá o perfil da emissora, de forma que a programação valorize a cultura local.
Durante o encontro, que ocorreu no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia, no Bairro do Recife, o secretário Tadeu Alencar lembrou que é necessário eleger prioridades na utilização dos recursos, uma vez que o mundo passa por uma retração econômica, de forma que é necessário atender as demandas mais urgentes, deixando as ações restantes para um segundo momento, obedecendo de forma lógica a essencialidade e o tempo definido no plano de ação da emissora.
A Empresa Pernambucana de Comunicação é a segunda do país e a primeira estadual, tendo sido criado pelo governador Eduardo Campos em 2 de janeiro deste ano. Seu Conselho Administrativo é Composto por 13 membros – seis representantes da sociedade civil, seis do Governo do Estado e um da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).  Inspirada no modelo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a empresa pernambucana garantirá, no mínimo, 15% de conteúdo regional/estadual e 10% de conteúdo independente em sua programação semanal.
O secretário Tadeu Alencar destacou a importância do encontro como o início do processo de operação da EPC, incluindo o processo de digitalização do sinal, que precisa obedecer ao prazo definido pela Anatel, que extinguirá as transmissões analógicas a partir de 2016. “A reunião foi extremamente produtiva. Avançamos na distribuição de tarefas e voltaremos a nos encontrar na próxima reunião ordinária, marcada para nove de dezembro, às 9h”, finalizou.     

Fonte:
SECRETARIA DA CASA CIVIL DE PERNAMBUCO

PE: Rodovias são consideradas regulares

Análise feita pela CNT aponta que apenas 26,2% das vias estão dentro dos padrões

PE 090, em Lagoa do Carro, localizada na Zona da Mata Norte
Reprodução/Site Oficial
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) divulgou a atual situação das rodovias do Brasil. Em Pernambuco, com um total de 3.093 km de extensão total - sendo 2.482 km de extensão federal - a pesquisa classificou como regular (37,4%), ruim (21,3%) ou péssimo (14,6%) 73,3% das rodovias. Apenas 14 km de todas as estradas pernambucanas foram considerados ótimos e somente 26,2% boa.De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 2013, 63,8% da extensão avaliada do Brasil apresentam alguma deficiência no pavimento, na sinalização ou na geometria da via. São consideradas como pontos críticos situações que trazem graves riscos à segurança dos usuários, como erosões na pista, buracos grandes, quedas de barreira ou pontes caídas.


Em Pernambuco, as condições da superfície do pavimento, desgaste, remendos, afundamentos, buracos, condição das faixas laterais, pintura das faixas e legibilidade das placas foram incluídas na pesquisa. A infraestrutura de apoio nas rodovias - quantidade de borracharias, concessionárias de caminhões ou ônibus, oficinas mecânicas, posto de abastecimento, restaurantes e lanchonetes - também fizeram parte da análise.Quanto ao pavimento, 58,2% estão classificados como ótimo ou bom, contra 41,8% de regular, ruim ou péssimo. Sobre a sinalização a pesquisa conclui que em toda a extensão das rodovias, 95,6% apresentam algum problema, sendo regular (21%), ruim (18,4%) ou péssimo (2,4%).

O presidente da CNT, o senador Clésio Andrade destacou que a atual situação das rodovias brasileiras tem um efeito ruim para o transporte e para a economia. “As condições do pavimento geram um aumento médio no país de 25% no custo operacional do transportador. Esse valor é muito elevado e dificulta o desenvolvimento”, avalia.

A região que apresenta o maior incremento nesse custo operacional devido ao pavimento é a Norte (39,5%), seguida pelo Centro-Oeste (26,8%), Nordeste (25,5%) e Sudeste (21,5%). O menor acréscimo de custo ocorre no Sul (19%).


Íris Garbuglio
Do Lei Já

Ao invéis da bola rolar houve quebra-quebra No Centro Limoeirense


 Cerca de cinco jogadores praticaram um ato de vandalismo no clube do Centro Limoeirense  na cidade de Limoeiro, Agreste do Estado. Na sede é possível ver o rastro de destruição dos revoltosos. A decoração do centenário do clube, a galeria dos ex-presidentes e os troféus do Centro são só alguns exemplos do que foi destruído pelos jogadores.

A cozinheira viu toda a ação, mas não divulgou o nome dos atletas. O quebra-quebra pode ter como motivo o atraso nos salários dos jogadores. Segundo Arnaldo Ponciano, que faz parte da organização do clube, o caso já está sendo investigado pela polícia.

Programa Dizendo Tudo


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Postagem em destaque

EDUCAÇÃO: Escola Municipal Serafim Pessoa de Melo de Itaquitinga-PE, encerrou sua participação nos Jogos Escolares de Pernambuco 2025, entre as quatros melhores equipes na categoria Mirim masculino de 12 a 14 anos.

  Escola Municipal Serafim Pessoa de Melo brilha nos Jogos Escolares de Pernambuco. Reportagem e Texto: Jeozivaldo Cesar Fotos enviada ao Bl...