segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Operação Lei Seca terá apoio de cães, motos e redutores de velocidade

Postado por Jeozivaldo Cesar

Serão 75 bloqueios itinerantes no período, sendo 12 deles educativos
Redutores de velocidade serão testados para evitar que motoristas transponham bloqueios / Margarette Andrea/JC

Redutores de velocidade serão testados para evitar que motoristas transponham bloqueios
Margarette Andrea/JC
Cidades

O esquema da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para o Carnaval 2017 traz um reforço da Operação Lei Seca (OLS), que terá 75 bloqueios itinerantes (12 educativos e 63 de fiscalização) durante a festa de Momo. Pela primeira vez, a OLS contará com o apoio de cães  para realizar blitz em coletivos e oito motos para atuar em casos de fuga, além de fazer abordagens a veículos de turismo e testar redutores de velocidade móveis para evitar avanço nos bloqueios. As novidades foram anunciadas, nesta segunda, em coletiva da SES que divulgou o reforço de 3.710 profissionais da rede de saúde (cerca de 15% a mais do que o normal), distribuição de 157 mil peças informativas e  de 10 milhões de preservativos e 383,3 mil sachês de gel lubrificante – já entregues aos municípios.


O coordenador da OLS, tenente-coronel Luciano Nunes, diz que a melhor opção para quem for beber é, realmente, não dirigir, pois todo tipo de veículo será vistoriado. E lembra: “Se houver recusa em fazer o teste do bafômetro, o condutor recebe multa de R$2.934,70, tem a habilitação apreendida e precisa chamar outra pessoa habilitada para dirigir, isso se o veículo estiver em ordem”. O valor da multa é o mesmo para quem transpor o bloqueio ou dirigir perigosamente.  
Os redutores de velocidade utilizados este ano devem ajudar a evitar fugas, como a ocorrida na Paraíba, em 2016, quando um motorista em fuga atropelou e matou um agente de trânsito. “No ano passado fizemos mais de 15 mil abordagens (com 185 infrações por alcoolemia) e reduzimos os acidentes e atendimentos do Samu em 22%”. O apoio de cães é para coibir “a onda de assaltos a ônibus”. Foram 562 ocorrências desde o início de janeiro até ontem, segundo Sindicato dos Rodoviários.

REFORÇO DE PESSOAL

Para garantir o atendimento diante do aumento da demanda na rede de saúde, nesta época, estão sendo convocados  para o plantão mais 3.066 profissionais  em unidades do Grande Recife e 644 no interior, onde tem foco de folia. “Isso foi possível porque de 2016 para cá contratamos mais de 3,8 mil pessoas por meio de concurso público”, salienta o secretário estadual de saúde, Iran Costa.
 Outra medida adotada foi a realização de mutirões para cirurgia ortopédica, a fim de desafogar leitos. O estoque de sangue está garantido, segundo a presidente do Hemope,  Yêda Albuquerque. “Mas é sempre bom ter maior incremento, por isso as unidades vão estar abertas no Carnaval, exceto no domingo”.

FEBRE AMARELA

O material informativo a ser distribuído inclui  cartilhas bilíngue (português/inglês) indicando qual unidade de saúde procurar; cuidados com arboviroses; alerta sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e uso de álcool; e dicas de como se prevenir da febre amarela. “O risco de Pernambuco vir a ter casos de febre amarela é mínimo, mas nem por isso vamos deixar a prevenção de lado. Estaremos no aeroporto e TIP distribuindo panfletos com os turistas que chegam de lugares onde há infecção”, destaca o secretário Iran Costa. 
Durante o Galo da Madrugada, haverá monitoramento em tempo real de possíveis surtos de doenças, em 16 unidades de saúde, além de acompanhamento de mortes suspeitas que estejam relacionadas com doenças e agravos, no Serviço de Verificação de Óbito (SVO).
A Ouvidoria da SES (0800.286.2828) funcionará das 6h às 22h durante todos os dias de Carnaval (sexta a quarta-feira de Cinzas) para esclarecer a população sobre onde buscar o atendimento necessário. Com um sistema informatizado, os profissionais poderão visualizar, de acordo com o município do usuário, o perfil das unidades de saúde mais próximas, evitando o deslocamento desnecessário e a concentração do atendimento nas grandes emergências.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...