A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) entregou a estratégia para 2016/2019 da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) com a apresentação, nesta quarta-feira (13), do Mapa Estratégico do órgão. O evento aconteceu na sede da Perpart, no bairro do Cordeiro, e contou com a participação do secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo e Gestão, Maurício Cruz, e do diretor-presidente da empresa, Marcelo Barros.
Durante a solenidade, Maurício Cruz realizou uma detalhada explanação sobre todas as etapas do processo. Ele fez questão de ressaltar que o trabalho foi realizado de forma conjunta com a Perpart. “Construímos juntos. A participação da Seplag foi com o aporte de metodologia e como um ‘animador da festa’. O trabalho maior foi da própria Perpart. A bola agora está com vocês”, afirmou Maurício.
Marcelo Barros recebeu o Mapa Estratégico das mãos de Maurício. “Com comprometimento de todos que fazem a Perpart, nós vamos conseguir colocar em prática o que está previsto na estratégia. Agradeço o empenho de todos da Seplag e da Perpart, que elaboraram o Mapa e com disposição e empenho vamos continuar a missão da empresa”, disse.
Para desenvolver o Mapa Estratégico, algumas etapas foram cumpridas. No primeiro momento, em outubro de 2015, foram realizadas entrevistas prospectivas para se conhecer a realidade da Perpart. Na sequência, houve oficinas, aplicação de questionários online e a realização da Análise de Swot, o que originou na definição da identidade organizacional e o diagnóstico organizacional da empresa. O resultado foi validado e aprovado por Marcelo Barros.
Ao fim da primeira etapa, os gestores deram início à elaboração dos objetivos e das iniciativas estratégicas. Também coube à Seplag, organizar os indicadores de processo da Perpart. “Eles já tinham uma cultura de planejamento e, portanto, já trabalhavam com indicadores. Nós fizemos a revisão destes indicadores, mantivemos alguns e agregamos novos. Também criamos uma nova sistemática de monitoramento e avaliação”, afirmou Maíra Fischer, gerente de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Seplag.
O Mapa Estratégico da Perpart foi montado a partir desses trabalhos preliminares. Ele contém três perspectivas: pessoas e recursos humanos, processos internos e resultados. Todos os objetivos organizacionais se dividiram entre estas três perspectivas, alinhado sempre ao Mapa da estratégia do Governo do Estado. Já a nova sistemática de monitoramento e avaliação da Perpart é uma ferramenta personalizada que vai otimizar os processos de monitoramento da empresa.
O planejamento estratégico na Perpart faz parte de um projeto maior da Seplag que está sendo desenvolvido em 13 órgãos e secretarias do Governo. A Secretaria de Administração, o Consórcio Grande Recife, a própria Seplag, a Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape) e o Complexo Industrial e Portuários de Suape são alguns dos exemplos onde o processo está em andamento.
Foto: Douglas Fagner
Nenhum comentário:
Postar um comentário