segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Em um ano, problemas só se acentuaram

 Marcelo Montanini, da Folha de Pernambuco

    Após os recentes problemas ocorridos nos presídios do Estado, o líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), declarou que convidará o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico (PSDB), para uma audiência pública, no retorno do recesso parlamentar em fevereiro, para que ele explique e apresente soluções à sociedade. O deputado avaliou, ainda, que o secretário não tem mais condições de permanecer no cargo. “O secretário Pedro Eurico perdeu a condição de poder continuar à frente da Secretaria”.
    Flávio Japa/Folha de Pernambuco
    Pedro Eurico: decisão de deixar cargo é do governador
    Leia mais:Paredão de armas brancas foi denunciado em 2015 
    Carnaval não será prejudicado, diz Geraldo Julio
    Medidas devem aumentar cerco aos presídios

    O petebista destacou que as duas fugas em massa em uma semana geram um clima de insegurança e, consequentemente, atrapalham o turismo e a economia do Estado nesta época de Carnaval. “Este tipo de coisa só faz desgastar imagem de Pernambuco no âmbito nacional, além de atrapalhar a cadeia produtiva”, ponderou Costa Filho, que se reunirá com o deputado estadual Edilson Silva (PSOL), presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, para definir o procedimento. Caso não compareça, o secretário será convocado.

    Costa Filho avaliou que, além da necessidade de rediscutir o Pacto pela Vida – com novas metas, orçamento e perspectivas -, o Governo precisa também ter um olhar atento para sistema prisional do Estado, ampliando o diálogo com o poder Judiciário. “Cerca de 30% das pessoas presas não tiveram o processo transitado em julgado (decisão judicial)”, comentou.

    Segundo o parlamentar, o Governo prometeu um conjunto de ações que não foram entregues à população, como a Parceria Público Privada (PPP) de Itaquitinga – cujas obras se arrastam desde o Governo Eduardo Campos e que o governador Paulo Câmara (PSB) prometeu entregar há um ano, quando houve outra crise no sistema prisional, que originou o decreto de Estado de Emergência. A empresa que estava construindo a unidade prisional em Itaquitinga faliu. Ele também lembrou o presídio de Tacaimbó, que está atrasado, e a reforma de Itamaracá. “Não foi feito nada de um ano para cá”, avaliou o petebista. “O que observamos é que os problemas se repetiram e se acentuaram”, acrescentou.

    Sobre a crítica de Silvio Costa Filho, o secretário destacou que a decisão de deixar ou não o Governo é unilateralmente do governador e que tem certeza de que está respondendo aos interesses da sociedade. “O líder da oposição, inclusive, já foi membro do Governo Eduardo Campos e foi exonerado à época”, ironizou Eurico.

    Reunião
    O governador Paulo Câmara (PSB) se reuniu ontem pela manhã com o staff do Governo ligado à área de Segurança e Direitos Humanos, no Palácio do Campo das Princesas, para tentar debater algumas medidas que serão adotadas para manterá segurança nas unidades prisionais do Estado. Em nota, o governador reiterou a manutenção e rigor das medidas já implementadas nos últimos meses para impedir a entrada de armas, drogas e celular nas unidades. O Governo também vai focar nas investigações internas para detectar quem está facilitando ou entrando com armas e explosivos nos presídios, contudo, a leitura interna é que a Inteligência do Estado foi eficiente ao recapturar 39 dos 40 fugitivos em menos de 24 horas
    .


    Nenhum comentário:

    Postagem em destaque

    Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

      Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...