sábado, 1 de agosto de 2015

Operação Volta às Aulas começa nesta segunda

Vias que dão acesso às escolas públicas e universidades receberão reforços de agentes de trânsito

 Do FolhaPE

    TwitterFacebook
O retorno das aulas sempre é igual. Grandes engarrafamentos e dor de cabeça para quem vai deixar os filhos nas escolas. Pensando nisso, a operação Volta às Aulas acontece mais uma vez, a partir desta segunda-feira (3). Agentes de trânsito e equipes de arte educadores estarão posicionados nos corredores viários que dão acesso aos colégios particulares para realizar uma ação educativa. O reforço nessas vias está programado para todo o mês de agosto. Neste ano, a novidade é que a operação irá incluir as vias no entorno das principais universidades do Recife. Além disso, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai desenvolver uma ação especial com os alunos de 10 escolas municipais. No total, a operação irá contar com o apoio de cerca de 100 profissionais, entre artistas educadores, agentes e orientadores de trânsito. Entre as vias que serão beneficiadas com a campanha, estão os corredores das avenidas Governador Agamenon Magalhães, Rui Barbosa e Engenheiro Domingos Ferreira, além das vias no entorno de unidades de ensino superior como a Universidade Católica de Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco. "Esta é a primeira vez que a Operação Volta às Aulas vai às universidades. O intuito é alertar os jovens sobre suas responsabilidades como condutor, tendo em vista que os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte entre os jovens na faixa etária de 18 a 24 anos", lembra o chefe de educação para o trânsito da CTTU, Francisco Irineu
O trabalho nas escolas municipais será desenvolvido através de atividades lúdicas como a peça de teatro "Só com respeito, atenção e gentileza se faz um trânsito melhor" e um game show interativo, pelo qual as crianças aprenderão sobre questões importantes como convivência segura e harmoniosa no trânsito. "As crianças estão em processo de formação e mais propensas a acidentes. Por isso, temos a preocupação de alertá-las sobre os perigos de não seguir as orientações de segurança no trânsito", alerta Francisco Irineu.
A campanha será realizada até o dia 28 de agosto nas vias que dão acesso as principais escolas privadas de todo o Recife e até o dia 17 no entorno das universidades. Já entre os dias 17 e 28 de agosto, a operação vai contemplar as escolas municipais.
Fiscalização
Com a volta às aulas, a fiscalização nos principais corredores viários será intensificada e funcionará de maneira rigorosa. A operação será realizada por uma equipe de 20 agentes de trânsito, que irão realizar rondas no entorno das escolas. Os pais devem ficar atentos à sinalização e às regras contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar em fila dupla ou em faixa de pedestre são consideradas infrações graves, com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo levado para o depósito.
Confira a relação dos corredores que serão visitados pela campanha:
Avenida Rui Barbosa
Avenida Governador Agamenon Magalhães
Avenida Norte
Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
Avenida Antônio de Góes
Avenida João de Barros/ Rua do Espinheiro
Universidades que serão beneficiadas com a operação:
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU)
Faculdade Boa Viagem
Faculdade Integrada do Recife (FIR)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...