segunda-feira, 25 de agosto de 2014

FRIO: Baixas temperaturas do Recife seguem até o mês de setembro

Na última terça-feira (19), termômetros marcaram 18,6° C, temperatura mais baixa do ano na capital. Segundo a Apac, situação não foge à normalidade


Nas redes socias, vários internautas comentam a chuva e o frio de agosto no Recife
Foto: JC Imagem
Nas ruas, o desfile de casacos denuncia. Na internet, todo mundo comenta. Recife está aparentemente mais frio do que o normal para o mês de agosto, conhecido pelos ventos fortes. “Recife antigamente parecia um forno, hoje em dia só falta chover granizo. Que frio!”, “Ontem Recife estava tão frio que nem parecia Recife”, dizem internautas no microblog Twitter. Na capital, a temperatura mais baixa do ano foi registrada terça-feira (19), quando os termômetros marcaram 18,6º C, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Em julho, o dia mais frio teve mínima de 19,1 graus.

Os registros, entretanto, não são atípicos. Roberto Pereira, meteorologista da Apac, explica que o frio é marca da estação na qual estamos, o inverno. “Agosto é o mês mais frio do ano na faixa leste do Estado, que abrange o Agreste, a Zona da Mata e o litoral, com temperatura mínima média de 20,6° C. Como é um período que também tem ventos mais intensos e provenientes do Hemisfério Sul, temos a sensação de que o frio é mais rigoroso. O menor registro que já tivemos no Recife em agosto foi em 1999, quando chegamos aos 15º C”, afirmou. A velocidade média dos ventos na capital neste mês é de 7 km/h, podendo chegar a até 10 km/h. No restante do ano não ultrapassa 5 km/h.

A chuva também tem sido uma surpresa para os recifenses. Muitos não esperavam a precipitação que caiu na cidade esta semana. “Chuva e frio. Quem diria, Recife?”, publicou uma internauta. De acordo com Pereira, é comum chover por aqui neste período. “Maio, junho, julho e agosto são os meses em que mais chove nesta parte de Pernambuco. Talvez, a população pense estar chovendo mais do que o normal porque choveu menos do que o habitual nos dois últimos meses”, pontuou o meteorologista.

Por enquanto, o frio continua, mas a partir de setembro os dias cinzas serão cada vez mais escassos na capital pernambucana. A Apac espera um aumento gradual do calor e a diminuição dos dias de chuva já na segunda quinzena do próximo mês. “A tendência é que a temperatura se eleve e a precipitação diminua, mas nada fora da normalidade”, disse Roberto Pereira.

Nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro dos últimos anos Recife registrou mínimas entre 20,7º C e 22,2° C, e máximas entre 27,5° C e 30,2° C. Pernambuco, por sua vez, costuma marcar mínimas entre 17,5º e 20,3° C, e máximas entre 27,1° C e 31,3° C. Conforme a Apac, os quadros devem se manter em 2014.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...