quarta-feira, 21 de maio de 2014

Trabalhadores rurais fazem passeata no Centro e Zona Norte do Recife

Ação faz parte do Grito de Guerra Brasil, que discute reforma agrária.

Eles pedem fiscalização das condições de trabalho do assalariado rural.

Trabalhadores saem em passeata no Centro do Recife (Foto: Kety Marinho/TV Globo)Trabalhadores saem em passeata no Centro do Recife (Foto: Kety Marinho/TV Globo)
Um grupo de trabalhadores rurais saíram em passeata pela Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife, partindo do Ministério do Trabalho de Pernambuco, nesta terça-feira (20), em mobilização que seguiu até a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Avenida Rosa e Silva, Zona Norte da cidade. A mobilização fez parte da 20ª edição do Grito da Terra Brasil (GTB), e visava discutir reforma agrária e fiscalização das condições de trabalho dos assalariados rurais. Integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) participam da ação.

Entre as reivindicações, os trabalhadores pedem assistência técnica e implementação das diretrizes para a reestruturação sócio-produtivas da Zona da Mata do estado. Os manifestantes distribuíram panfletos e ergueram faixas do movimento sindical dos trabalhadores rurais, acompanhados de carro de som.

O GTB começou em abril com a entrega de uma pauta nacional à Presidência da República, que aborda o assalariamento rural, políticas sociais e organização e enquadramento sindical, juventude e sucessão rural e fortalecimento da agricultura familiar.
Acordo após passeata
De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, o governo se comprometeu a criar um grupo para discutir o plano de reinstituição reprodutiva da Zona da Mata, além de entregar 1.500 títulos de posse que estavam pendentes. O acordo foi alcançado após a passeata.
"Vimos como positivo o que conquistamos. O Incra afirmou que vai realizar a contratação de técnicos para prestar orientações aos assentados, ensinando como melhorar o processo produtivo", afirmou Doriel Barros. Ele participou de reunião com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, José Aldo dos Santos, e representantes do Incra do Recife e de Petrolina.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, também está sendo proposto um plano de ação para os trabalhadores que estão assentados no Sertão. "O compromisso do governo e do Incra é que essas medidas comecem a entrar em vigor até o fim deste semestre. Como temos um congresso marcado para os dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto, vamos avaliar até onde essas promessas foram cumpridas e analisar o que fazer daí para frente", acrescentou Barros.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...