terça-feira, 15 de outubro de 2013

Unidade de pesquisa da Monsanto em Petrolina é invadida por cinco mil camponeses


Não houve feridos, apenas danos a equipamentos e materiais de pesquisa

- Henrique Ferreira, do FolhaPE

Divulgação
Ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Soberania Alimentar
Integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que integra a Via Campesina, ocuparam na manhã desta terça-feira (15) a 36ª Unidade de Pesquisa da Monsanto no Brasil, localizada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os seguranças foram rendidos por um grupo de cerca de cinco mil camponeses, que entraram e tomaram o local. Não houve feridos, apenas danos a equipamentos e materiais de pesquisa.
Conforme publicação feita no Facebook, o MPA informou que a ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Soberania Alimentar e é uma forma de enfretamento à expansão do agronegócio no Nordeste e o repúdio a algumas ações da Monsanto, como a modificação genética de sementes e a produção de agrotóxicos. Para eles, “a empresa privatiza os bens da natureza e controla o mercado agro alimentar mundial – ameaçando a vida dos camponeses e de toda a humanidade”.
Em comunicado, através de sua assessoria, a Monsanto repudiou a ação do grupo e informou que já acionou as autoridades para que os camponeses sejam retirados do local e assim seja retomado o controle da unidade. Ainda segundo o órgão, atos como este destroem a propriedade privada e comprometem a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias limpas e inovadoras que contribuem para o aumento de produtividade da agricultura brasileira.
Inaugurada em março deste ano, com investimentos diretos de US$ 20 milhões (mais de R$ 40 milhões), a estação de pesquisa de Petrolina foi implantada para acelerar o processo de desenvolvimento e lançamento de tecnologias voltadas para milho, soja, algodão, sorgo e cana-de-açúcar no Brasil.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...