Alice Souza
O Jardim Botânico do Recife, a partir do segundo fim de semana de janeiro, passará a funcionar nos fins de semana. Foto: Cristiane Silva/Esp. DP/D.A Press |
A maior mudança é também uma das que mais comprometia a visitação. A entrada, localizada em um dos portões às margens da BR-232, antes ficava escondida entre a vegetação. A partir de agora, o nome do jardim botânico está gravado em um espaço de três hectares ao lado de oito roseiras, facilitando a visualização de quem passa na rodovia.[FOTO2]
Os outros seis novos ambientes, que incluem jardins para as coleções científicas e de embelezamento de bromélias, cactáceos, palmeiras, flores tropicais e áreas de laboratório e núcleo de educação ambiental, também estão em fase final de acabamento. Em todos haverá rampas de acessibilidade e pisos especiais. O orquidário ganhou nova roupagem, com a instalação de um deck para contemplação.
Os banheiros, auditório, portaria e apoio do viveiro também passaram por pintura e intervenções de infraestrutura. As novas placas direcionais e de informação, em branco e laranja, já foram instaladas. “A última obra tinha ocorrido há oito anos. Encontramos os espaços bem deteriorados e desde abril entramos em processo de elaboração de projeto e licenciamento. Em agosto, demos início à obra”, explicou a secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.
Com a conclusão das obras, pretende-se multiplicar a visitação diária de 150 pessoas. Para isso, o Jardim Botânico do Recife, a partir do segundo fim de semana de janeiro, passará a funcionar nos fins de semana.
Durante os dois primeiros meses de 2014, aos sábados e domingos, um ônibus fará o transporte dos interessados em visitar em três horários gratuitamente, saindo do Parque da Jaqueira. Além disso, um estacionamento para 30 carros e quatro ônibus foi criado ao lado da guarita de entrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário