O Festival Canavial 2013 chega ao fim neste domingo (8), em Itaquitinga, Zona da Mata Norte pernambucana. Ao longo das últimas quatro semanas, 10 cidades da região receberam o evento, uma grande celebração da cultura popular, que este ano tem como tema a diversidade do samba. A programação em Itaquitinga inclui shows de Chico César, Silvério Pessoa e grupos locais, como Índio Canindé Brasileiro, Orquestra 15 de Novembro e Ciranda da Flôr.
No Palco Canavial se apresentam nomes consagrados como Silvério Pessoa, às 18h, e Chico César, às 20h, ao lado de artistas de Itaquitinga, como a Ciranda da Flôr e o caboclinho Índio Canindé Brasileiro. De Upatininga, distrito de Aliança, a Orquestra 15 de Novembro também mostra a força da tradição cultural.
Nascido em Carpina, Silvério Pessoa vai a Itaquitinga apresentar seu atual show, intitulado No Grau. “Neste CD, acredito ter chegado perto do meu desejo, que é promover um diálogo entre a cultura popular e a música denominada universal, com influências do rock e do pop. Também visitamos algumas canções de álbuns anteriores, como “Nas terras da gente”, “Coco do M” e “Poesia Urbana”. Mas o repertório é mais pesado, com guitarras e viola de 10, trazendo uma poesia e uma sonoridade que marca meu trabalho”.
É das referências e memórias da Mata Norte que Silvério Pessoa tira a inspiração para compor suas canções. “Foi em Carpina, através da Rádio Planalto, que ouvi e guardei toda sonoridade que trago comigo até hoje. Cocos, cirandas, forrós, maracatus, festas e celebrações que fazem parte da cultura daquela cidade. Sou um migrante, saí de lá e fui estudar em Recife, onde encontrei um novo panorama, novos sons e pessoas. Meu trabalho é esse hibridismo, mas sou um filho legítimo da Zona da Mata. Acredito que o Festival Canavial é uma janela para essa cultura, que tem o DNA de Pernambuco e que se afirma em uma zona em franco desenvolvimento”.
Já o músico Chico César se apresenta em Itaquitinga com o show “Aos Vivos Agora”, inspirado em seu primeiro álbum, com arranjos de voz e violão para
músicas como “Mama África” e “À Primeira Vista”. Foi com essas composições que o artista fez sucesso, há 16 anos, fora de sua cidade natal, Catolé do Rocha (PB). O show promete ser um grande revival da carreira do cantor, com clássicos de seu repertório.
Seminário - A programação na Terra do Caboclo de Lança, como Itaquitinga é mais conhecida, começa às 14h, com o seminário “A Música na Zona da Mata Norte de Pernambuco”. O encontro reúne representantes da Banda Musical Curica de Goiana (fundada em 1848, sendo a mais antiga filarmônica da América Latina em atividade), Banda 28 de Junho (Condado) e o Mestre Biloco, homenageado desta edição do Festival Canavial. A mediação é do cantor e Presidente da Associação dos Profissionais de Música de Goiana, Ítalo Pay.
Homenagem - A frente da Orquestra Independente há mais de vinte anos, Mestre Biloco receberá homenagens durante a programação do Palco Canavial, a partir das 16h30, na Praça Central de Itaquitinga. Considerado uma das grandes personalidades da cultura local, Severino Feliciano da Silva, se envolveu desde criança com ciranda, maracatu, frevo, bandas marciais e participou de muitas sambadas pela região.
Serviço:
Festival Canavial 2013
Quando: De 8 de novembro a 8 de dezembro
Informações: www.festivalcanavial.com.br
Entrada franca
Programação
08/12/2013 (Domingo) – 14h às 17h
Seminário: A Música na Zona da Mata Norte de Pernambuco
Palestrantes
Representante da Banda Musical Curica de Goiana
Representante da Banda 28 de junho de Condado
Biloco (Mestre da Cultura Popular de Goiana)
Mediador: Ítalo Pay (Cantor e Presidente da Associação dos Profissionais de Música de Goiana)
Palco Canavial (Praça Central de Itaquitinga)
16h30 – Índio Canindé Brasileiro
17h – Orquestra 15 de Novembro
17h30 – Ciranda da Flôr
18h – Silvério Pessoa
20h – Chico César
Nenhum comentário:
Postar um comentário