quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Trompetistas do Brasil e do mundo desembarcam em Goiana Município da Zona da Mata Norte vai sediar I Encontro Internacional de trompetistas do estado, de 4 a 10 de novembro


Descrição da imagem

No Wikipedia, ao se buscar o verbete "trompete", é possível ver, em um dos trechos, que, entre os estilos citados onde o instrumento marca presença, está o maracatu rural, fazendo referência à Zona da Mata de Pernambuco. Não é à toa que, devido à sua identificação com essa manifestação popular, o trompete tenha lugar de destaque na preferência dos músicos da região. E, por isso mesmo, não podia ser diferente: a partir desta segunda (4/11), o município de Goiana, na Zona da Mata Norte, vai sediar o I Encontro Internacional de Trompetistas da Zona da Mata do Estado de Pernambuco. O evento tem incentivo do Governo do Estado, através do Funcultura, e segue até o sábado (10/11).
Com uma extensa programação, que inclui concertos, recitais, palestras, mesas redondas e oficinas, o encontro irá reunir várias gerações de trompetistas e interessados no instrumento, sejam eles iniciantes ou profissionais. Importantes músicos nacionais e internacionais - mestres no instrumentos - participarão do encontro. Entre eles, Anor Luciano Júnior, Ayrton MüzelBenck Filho, Charles Schlueter(EUA), David W Spencer(EUA), Diógenes Francisco Pires, Fábio Pereira da Silva, Glaucio Xavier Fonseca, Heinz Karl Schwebel, Joatan Nascimento, José Roque Neto, Nailson Simões, Paulo Batista Lima, Ranilson Bezerra Farias e Ulisses Santos Rolfini.

Espaços como o Cineteatro Polytheama, a Sociedade Musical Curica e a Igreja Nossa Senhora do Carmo são alguns dos locais que irão sediar as atividades do encontro. Para capacitar os músicos e interessados em aprender trompete, serão oferecidas oficinas, em três níveis: 1 (iniciante), 2 (intermediário) e 3 (avançado). As aulas acontecem durante todos os dias do encontro, em dois turnos (manhã e tarde). No domingo (10/11), último dia do encontro, os alunos inscritos nas oficinas se apresentarão, em dois horários: às 13h e às 15h.

Para estimular a reflexão sobre a tradição do trompete e o seu futuro no mercado da música, atividades  irão lançar o debate. Na terça (5/11), às 10h30, no Cineteatro Polytehama, Marcos dos Santos Pereira ministra a palestra"Músicas em bandas de música: relações de gênero em filarmônicas nordestinas e portuguesas (1930 a 2000)". Já na quarta (6/11), no mesmo horário, Ayrton MüzelBenck Filho comanda a mesa redonda"O perfil profissional do trompetista brasileiro no século XXI: necessidades e desafios", também no Polytheama. Na quinta (7/11), também as 10h30, no mesmo local, Anor Luciano Júnior e Diógenes Francisco Pires dividem a mesa "Pronatec/Bandas de PE".

Ao longo dos sete dias de programação, apresentações (recitais concertos) irão tornar o público mais íntimo do universo do trompete. Destaque para a participação especial do trompetista Fabinho Costa, que mostra sua experiência no instrumento, na quarta (6/11), às 19h30, no Cineteatro Polytheama. E, direto da Paraíba, dois convidados irão abrilhantar o encontro. Na sexta (8/11), a Igreja Nossa Senhora do Carmo recebe a Orquestra de Metais e Percussão daquele estado, às 19h30. E no horário em local, quem encerra a noite do sábado (9/11) é a Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Confira AQUI a programação completa do I Encontro Internacional de Trompetistas da Zona da Mata do Estado de Pernambuco.


Fundarpe


Read more: http://www.timbaubaagora.com.br/2013/11/trompetistas-do-brasil-e-do-mundo.html#ixzz2jzWU7YIP

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...