terça-feira, 16 de outubro de 2012

Brasil encara o Japão em amistoso com mais equilíbrio


AMISTOSO

Após enfrentar “babas” como China e Iraque, Brasil faz amistoso hoje com o Japão

 AGÊNCIA ESTADO

Rafael Ribeiro / CBF
JOGADORES treinaram forte para encarar um adversário mais qualificado que o fraquíssimo Iraque. Jogo começa às 9h10
 Depois de um raro período de nove dias de preparação, incluindo uma goleada de 6x0 sobre o fraquíssimo Iraque, a Seleção Brasileira faz amistoso nesta terça-feira (16) contra o Japão. Se o objetivo de Mano Menezes era usar o duelo com os japoneses, a partir das 9h10 (horário de Brasília), na cidade polonesa Wroclaw, para testar seu novo sistema tático contra uma equipe um pouco mais forte, terá de se contentar, diante das contusões, em improvisar jogadores em diferentes posições, o que sacrifica, em parte, os planos do treinador.
Ao contrário 
do que encontrou na última quinta-feira contra o Iraque, ou mesmo no amistoso anterior contra a China (vitória por 8x0), o Brasil terá pela frente hoje um adversário perigoso e motivado. O Japão vem de vitória sobre a França por 1x0, sexta passada, em Paris. E Mano não terá força máxima, diante dos desfalques recentes por contusão. Foram três laterais cortados - Marcelo, Daniel Alves e Alex Sandro -, sem que nenhum substituto tivesse sido convocado. Além disso, o atacante Leandro Damião se recupera de lesão e o volante Ramires acordou ontem com sinusite, virando dúvida para encarar os japoneses.
Mano explicou que tentará fazer que as mudanças não afetem tanto seu esquema de jogo. Nas laterais, o treinador deve improvisar o lateral-esquerdo Adriano pela direita e o zagueiro Leandro Castán, em sua primeira convocação para a Seleção, pela esquerda - no segundo caso, outra opção seria usar o meia Thiago Neves. Para a vaga de Ramires, caso seja vetado pelos médicos, o escolhido é o também volante Sandro.
“Estamos muito tristes de perder Marcelo por três meses (tempo de recuperação da fratura no pé direito). Ele vinha fazendo bons jogos. Ficamos ainda mais tristes porque Alex Sandro já tinha sido cortado por uma lesão muscular. A improvisação incomoda mais e para esse jogo perderemos bastante”, disse Mano, que espera não ter que mudar também no meio de campo, o que comprometeria seu esquema tático. “É importante a possibilidade de contar com Ramires para ver o que foi circunstancial e o que seria duradouro para levar adiante. Estamos fazendo esse posicionamento e eu preciso ver isso contra um adversário de qualidade mais forte”.
Enquanto a implementação de seu sistema tático pode ser ameaçada, Mano não tem ilusões de que o Japão será um teste duro para o Brasil e, pelo que viu do jogo contra a França (esteve no estádio em Paris para assistir à vitória japonesa na sexta-feira), está convencido de que a partida não será fácil. “Surpresas já não existem nesse nível de seleções”, disse o treinador. “Teremos uma partida difícil pela frente e teremos que fazer um jogo muito bom para continuar vencendo”.
HORA INGRATAPara atender aos interesses da tevê japonesa, que é quem está bancando grande parte do investimento no amistoso, a partida de hoje vai ocorrer logo após o almoço na Polônia (14h10 no horário local). Mano admitiu que a Seleção teve de se adaptar a isso. “Você precisa mexer no hábito. Nos últimos dias, fizemos uma aclimatação até mesmo para os jogadores sentirem menos”, explicou o treinador. A adaptação incluiu levantar mais cedo e mudar o horário da refeição. Sandro, que joga no Tottenham, da Inglaterra, confessou que, quando chegou à Europa e atuou nesse horário, até vomitou por não ter se adaptado como deveria.
Em pleno dia de trabalho, o estádio de Wroclaw não estará lotado. Mesmo porque os poloneses estão mais interessados em outro jogo de hoje, justamente entre a Polônia e Inglaterra, pelas Eliminatórias da Copa de 2014, a partir das 21h (horário local), em Varsóvia.
FICHA TÉCNICA
Brasil - Diego Alves; Adriano, Thiago Silva, David Luiz e Leandro Castán; Ramires (Sandro), Paulinho, Oscar e Kaká; Hulk e Neymar. Técnico: Mano Menezes
Japão - Kawashima; Yoshida, Hiroki, Konno e Nagatomo; Hasebe, Endo, Kiyotake, Honda e Kagawa; Havenaar. Técnico: Alberto Zaccheroni
Local: Estádio Miejski (Wroclaw/Polônia)
Horário: 9h10 (de Brasília)
Árbitro: não divulgados
Assistentes: não divulgado

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...