quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

ACIDENTE Criança de um ano e 4 meses morre ao cair de primeiro andar

Postado por Jeozivaldo CesarCaso aconteceu em Muribeca Rua, em Jaboatão dos Guararapes

Publicado em: 30/01/2019 07:25 Atualizado em: 30/01/2019 08:15

Criança morava na Rua Praia de Ponta Negra, onde aconteceu a queda. Foto: reprodução Google
Criança morava na Rua Praia de Ponta Negra, onde aconteceu a queda. Foto: reprodução Google
Um menino com 1 ano e 4 meses morreu ao cair do primeiro andar da casa onde morava com a família, no bairro de Muribeca Rua, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Miguel Matias Ferreira da Silva abriu a porta principal da casa, no andar de cima, e terminou caindo de uma altura de cerca de três metros. O imóvel fica na Rua Praia de Ponta Negra e está com obras paradas. A área onde a criança caiu não tem proteção.


O fato aconteceu ontem. A criança foi levada por vizinhos para a UPA de Engenho Velho e encaminhada para o Hospital da Restauração. A família recebeu a notícia da morte na madrugada de hoje, mesmo dia em que a criança faria um ano e 5 meses. Miguel é filho único. O corpo deve ser sepultado na tarde de hoje, no bairro de Muribeca.

Juíza Carolina Lebbos, de Curitiba, veta ida de Lula ao velório do irmão

Postado por Jeozivaldo Cesar

Por: AE


A magistrada rejeitou pedido do ex-presidente para que pudesse comparecer ao velório do irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, em São Bernardo do Campo (SP). Foto: Miguel Schincariol/AFP
A magistrada rejeitou pedido do ex-presidente para que pudesse comparecer ao velório do irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, em São Bernardo do Campo (SP). Foto: Miguel Schincariol/AFP
A juíza da Vara de Execuções Penais de Curitiba, Carolina Lebbos, rejeitou, no início da madrugada desta quarta-feira (30/1), pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que pudesse comparecer ao velório do irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, em São Bernardo do Campo (SP). Vavá morreu nesta terça-feira, 29, e será enterrado nesta quarta. 

A magistrada acolheu manifestação do Ministério Público Federal e seguiu ofício da Polícia Federal, que negou, em decisão administrativa, o comparecimento do petista ao velório.

"Este Juízo não é insensível à natureza do pedido formulado pela defesa. Todavia, ponderando-se os interesses envolvidos no quadro apresentado, a par da concreta impossibilidade logística de proceder-se ao deslocamento, impõe-se a preservação da segurança pública e da integridade física do próprio preso", diz Lebbos na decisão.

Desde abril do ano passado, o petista cumpre pena de 12 anos e um mês pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso triplex do Guarujá (SP), no âmbito da Operação Lava Jato.

Os advogados de Lula apresentaram o pedido para que o ex-presidente pudesse comparecer ao velório de Vavá às 15h50 desta terça. A juíza então intimou o Ministério Público Federal para que se manifestasse.

Às 18h14, a defesa reiterou o pedido e requereu que a magistrada decidisse mesmo sem o parecer do Ministério Público Federal, que ainda não havia sido apresentado. Os advogados alegaram que o caso era urgente, já que o velório ocorreria ainda nesta terça. 

Às 19h43, o procurador da República da 4ª Região Januário Paludo pediu que fosse apresentado, pela Polícia Federal, relatório sobre a viabilidade do transporte e da escolta de Lula a São Bernardo do Campo. A juíza então oficiou a PF para que apresentasse a análise. 

Em ofício encaminhado às 21h50, a Polícia Federal tomou a decisão administrativa de rejeitar o pedido do petista. A PF viu risco de fuga, de resgate ou até mesmo de manifestações de populares que pudessem ferir a integridade do petista e dos presentes no velório.

O superintendente da Polícia Federal do Paraná, Luciano Flores de Lima, ainda ressaltou que "os helicópteros que não estão em manutenção estão sendo utilizados para apoio aos resgates das vítimas de Brumadinho".

De posse da decisão da PF, o Ministério Público Federal se manifestou, às 22h26, contra o pedido de Lula. Foi só após o parecer que a juíza vetou a ida de Lula ao velório de Vavá, já na madrugada desta quarta. 

Antes mesmo da decisão, os advogados do ex-presidente impetraram um pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. No pedido, a defesa alega que o presidente passa por "constrangimento ilegal", já que o direito de comparecer a velórios de parentes é "cristalino". O desembargador de plantão, Leandro Paulsen, não analisou o pedido por considerá-lo "prematuro", já que Lebbos ainda não havia tomado sua decisão.

Precedente 
Em 1980, durante o regime militar, Lula foi liberado da prisão que cumpria no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), por causa da participação dele nas greves dos metalúrgicos, para comparecer ao enterro da mãe, Dona Lindu. À época, o então sindicalista permaneceu 32 dias preso. 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

CARCERÁRIO Presídio de Itaquitinga registra sua primeira apreensão de celular com detento



Presídio inaugurado em janeiro de 2018 receberá mais duas unidades



 (Foto: Peu Ricardo/DP) 

Um ano e oito dias após sua inauguração, o Presídio de Itaquitinga, na Mata Norte do Estado, registrou sua primeira apreensão de celular de posse de um detento. Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), o aparelho foi encontrado com José Florêncio de Lima, 48 anos, por agentes da unidade prisional, durante revista realizada quando o detento saía do atendimento com sua advogada. "Os dois foram encaminhados à Delegacia de Itaquitinga para providências cabíveis", informou o órgão, por nota. Além disso, o preso será submetido ao Conselho Disciplinar da unidade. 

Manhã de chuva, trovões e quedas de energia no Grande Recife

 Postado por Jeozivaldo Cesar

A Defesa Civil do Recife orientou que moradores de locais de risco procurem locais seguros

Por: Diario de Pernambuco
     

As temperaturas, de acordo com a Apac, devem variar de 28º a 23ºC na RMR. Foto: Peu Ricardo/DP.
As temperaturas, de acordo com a Apac, devem variar de 28º a 23ºC na RMR. Foto: Peu Ricardo/DP.
A Região Metropolitana do Recife (RMR) amanheceu debaixo de chuva e ao som de trovões nesta segunda-feira (28). Em alguns bairros da área central da capital pernambucana, foram registradas quedas de energia.

A Defesa Civil do Recife informou que mantém um plantão 24 horas, podendo ser acionada pelo telefone 0800-0081-3400. A ligação é gratuita. "A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem locais seguros para se abrigar", ressaltou o órgão.

Na noite desse domingo (27), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) havia emitido um alerta para a possibilidade de chuvas moderadas a fortes no Recife. A previsão, divulgada por volta das 21h, tem validade até o mesmo horário desta segunda-feira.

Previsão
Oscilação no fornecimento de energia foi registrada no Centro do Recife. Foto: Peu Ricardo/DP.
Oscilação no fornecimento de energia foi registrada no Centro do Recife. Foto: Peu Ricardo/DP.

Para a Região Metropolitana do Recife, a previsão da Apac para esta segunda-feira é de tempo "nublado com chuva e trovoada em toda a região ao longo do dia com intensidade moderada a forte". As temperaturas, de acordo com o órgão, devem variar de 28º a 23ºC.

Na Mata Norte do estado, o tempo previsto é "nublado com chuva e trovoada em toda a região ao longo do dia com intensidade moderada a forte". Já para a Mata Sul, a Apac prevê tempo "nublado com chuva e trovoada de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte".

A previsão para o Agreste é de tempo "parcialmente nublado a nublado com chuva e trovoada de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada". No Sertão, é esperado céu "parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada".

A única região sem previsão de chuva nesta segunda é Fernando de Noronha. Para o arquipélago, o tempo deve ser "parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia".

De acordo com a Apac, deve voltar a chover no Grande Recife amanhã. "(Tempo) parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada" é a previsão para esta terça-feira (29).

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

RELIGIÃO E CULTURA : Itaquitinga realiza a 109ª festa de seu padroeiro São Sebastião 2019



Foto:/PASCOM

De 11 à 20 de janeiro de 2019, a cidade de Itaquitinga-PE, realiza as festividades de seu padroeiro São Sebastião que há 109 anos traduzindo a devoção do santo marti na região da mata norte do Estado de Pernambuco. 
As novenas acontecem diariamente todos os dias sempre as 19hrs, a celebração eucarística fica por conta do Paroco José Roberto Pimentel e convidados Ainda segundo o padre José Roberto Pimentel,, com relação ao tema do novenário, a ideia é  que trata, o "Tema Central BATIZADOS E ENVIADOS" são fundamentais para que a paróquia tenha vida.e destacar seu papel na igreja. finalizou.
Durante a programação, teremos dois dias  atrações culturais, no sábado dia 19/01 Forró Pé-de-Serra, Ciranda e no domingo dia 20/01, encerrando as atividades com uma procissão com a imagem do pelas ruas da cidade e logo apos a tão esperada queima de fogos, e muito forró com a banda "Forró Sanfona"


PROGRAMAÇÃO:






FEMINICÍDIO Homem mata esposa a facadas em Buenos Aires, Zona da Mata

Postado por Jeozivaldo Cesar 

Fonte: Folha PE 

Veja mais em: https://paudalho.portaldacidade.com/noticias/policial/homem-mata-esposa-a-facadas-em-buenos-aires-zona-da-mata?utm_source=copy


 Severino Porfirio da Silva, de 42 anos, matou a esposa Lucilene Severina da Silva, 36, com golpes de faca peixeira e depois se matou. (Foto: Reprodução / Facebook) Um caso de feminicídio foi registrado no município de Buenos Aires, na Zona da Mata, na tarde deste sábado (12). Um indivíduo identificado como Severino Porfírio da Silva, de 44 anos, assassinou a golpes de peixeira sua esposa, Luciene Severina da Silva, 38, e se matou em seguida.  Segundo informações da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), que instaurou inquérito para apurar o crime, Severino teria chegado em casa embriagado no momento que Luciene recebia uma ligação pelo celular. Enciumado, Severino teria questionado quem estava ligando para ele e ela teria tirado o chip do celular, dando início à briga que acabaria com a morte de Luciene, a facadas. Segundo relato da PCPE, filha da vítima que também estava no local, tentou impedir e saiu para pedir ajuda, mas ao voltar para casa, já encontrou o casal sem vida.  "O corpo de Severino estava próximo ao de Luciene e com a faca encravada no pescoço, provavelmente ele tenha cometido suicídio. O fato aconteceu na residência do casal e de acordo com informações preliminares, ele era ciumento, os dois sempre discutiam e pessoas próximas dela não tinham informação se ele já havia realizado alguma violência contra ela. O caso ficará com a delegacia de Buenos Aires", informa a nota da Polícia Civil.

ACIDENTE Engavetamento entre quatro carros deixa trânsito lento na BR-101

Postado por Jeozivaldo Cesar
Segundo a PRF, ninguém ficou ferido no acidente, que aconteceu em Jaboatão dos Guararapes

O veículo quebrado estava na faixa da esquerda da rodovia, no quilômetro 85 / Foto: Divulgação/PRF


O veículo quebrado estava na faixa da esquerda da rodovia, no quilômetro 85
Foto: Divulgação/PRF
JC Online

Um carro quebrado em uma das faixas da BR-101 ocasionou um engavetamento envolvendo quatro automóveis na manhã desta segunda-feira (14). O acidente aconteceu por volta das 6h40, no sentido Litoral, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ninguém ficou ferido.
O veículo quebrado estava na faixa da esquerda da rodovia, no quilômetro 85. Por causa do engavetamento, o trânsito ficou bastante intenso na rodovia, mas já voltou a fluir. Ainda de acordo com a PRF, após o acidente, o condutor do carro que estava quebrado se evadiu do local. 



Serviço

Em caso de acidente, o motorista ou as testemunhas devem entrar em contato com os órgãos de trânsito dos municípios. Na Região Metropolitana do Recife, os principais telefones são:
LocaisTelefone
Recife0800.081.1078
Olinda(81) 3305.1021
Jaboatão3342.1857
Cabo(81) 3521.6763
Paulista(81) 98181.2070
Camaragibe(81) 3458.2983
BRs191
PEs190
Quando há vítimas192 e 193

AGRESTE População de Chã Grande está aterrorizada com a lista da morte

Postado por Jeozivaldo CesarMais um jovem marcado para morrer foi assassinado neste fim de semana




A primeira lista foi divulgada na parede do cemitério da cidade. Foto: Reprodução da internet.
A primeira lista foi divulgada na parede do cemitério da cidade. Foto: Reprodução da internet.
A chamada lista da morte que circula em Chã Grande, a 82 quilômetros do Recife, desde 2016, voltou a aterrorizar a população de cerca de 22 mil habitantes. É que no último final de semana foi morta mais uma pessoa marcada para ser assassinada. A vítima foi o adolescente José Moisés Avelino, 17 anos. Até agora, dez pessoas que tiveram os nomes divulgados em duas listas já foram executadas. Há quinze dias, um outro jovem listado, com 18 anos, sofreu um atentado a tiros, mas sobreviveu.

A primeira lista foi divulgada na parede do cemitério da cidade. Na mesma havia nomes e apelidos das pessoas visadas para morrer. Desta primeira divulgação, sete pessoas das 19 já morreram. Em março do ano passado, uma nova lista foi divulgada, desta vez em uma escola abandonada no centro de Chã Grande. Três pessoas da divulgação mais recente foram assassinadas.

Um áudio que circula até hoje pelo Whats App entre a população traz uma gravação com a voz de um homem relatando as ameaças contra as pessoas da lista. “Quero pegar aquela raça safada que está fazendo mal ao povo”, diz a voz anônima. Segundo a polícia, alguns dos mortos têm envolvimento com o tráfico de drogas.

O delegado João Gaspar, titular da Delegacia de Primavera, está assumindo Chã Grande nas férias do titular. Ele informou que ainda hoje deve ir ao município para iniciar as investigações sobre o assassinato. "O caso já foi registrado pelo plantão do final de semana. Amanhã devo ter mais informações sobre o caso", afirmou. 

MÚSICA Moradora de Petrolina conquista vaga no The Voice Kids


Ana Rízia, 10 anos, escolheu integrar o time de Simone e Simaria


Postado por Jeozivaldo Cesar

Ana Rízia virou todas as cadeiras no segundo dia de Audições às Cegas do 'The Voice Kids'. Foto: Reprodução/TV GLOBO
Ana Rízia virou todas as cadeiras no segundo dia de Audições às Cegas do 'The Voice Kids'. Foto: Reprodução/TV GLOBO

No segundo dia de audições às cegas do The Voice Kids, programa musical da Rede Globo, a moradora de Petrolina, Ana Rízia, 10 anos, conseguiu virar as três cadeiras da atração. A menina interpretou a canção Felicidade, de Lupicínio Rodrigues, e escolheu o time das baianas Simone e Simaria. 

Após a apresentação, Ana revelou que nasceu em Juazeiro (BA) e que começou a cantar com três anos de idade. Além disso, recebeu muitos elogios dos jurados. "Você me trouxe tanta paz. Ao mesmo tempo me deu vontade de dançar", comentou Claudia Leitte. Ao ser questionada sobre sua decisão, Ana revelou que foi difícil, mas que ama muito Simone e Simaria, o time o qual escolheu integrar.

Itália frustra ação do Brasil para extraditar Battisti

Postado  por Jeozivaldo Cesar

O governo brasileiro chegou a informar a vinda do preso ao Brasil antes de seguir para a Itália
Caso Battisti fosse enviado pelo Brasil, seriam impostas as regras do acordo de cooperação para extradição entre os dois países / Foto: Handout / Polizia di Stato / AFP
Caso Battisti fosse enviado pelo Brasil, seriam impostas as regras do acordo de cooperação para extradição entre os dois países
Foto: Handout / Polizia di Stato / AFP
Estadão Conteúdo

A prisão na Bolívia de Cesare Battisti deflagrou nesse domingo (13) uma operação no governo Jair Bolsonaro para tentar cumprir a promessa de campanha do presidente de extraditar o italiano para o seu país, onde foi condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos nos anos 1970. A ação, contudo, foi frustrada por uma decisão do governo da Itália, que enviou uma aeronave para buscar Battisti em Santa Cruz de La Sierra.
O governo brasileiro chegou a informar a vinda do preso ao Brasil antes de seguir para a Itália, mas as autoridades italianas já haviam decidido levar Battisti diretamente ao país.
Durante as eleições, Bolsonaro prometeu entregar o italiano, mas Michel Temer se antecipou e, em 14 de dezembro - um dia depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux suspender uma liminar que garantia sua permanência no Brasil - autorizou a extradição.
Desde então, Battisti permanecia foragido e seu nome foi incluído no alerta vermelho da Interpol. Na tarde de sábado ele foi abordado por policiais bolivianos enquanto caminhava em uma via pública de Santa Cruz de La Sierra. Estava de cavanhaque e óculos escuros. Para ser enviado à Itália, o governo boliviano decretou a saída obrigatória de Battisti, o que equivale à deportação no Brasil.
No domingo pela manhã, Bolsonaro foi às redes sociais comemorar a detenção. O presidente se colocou à disposição dos italianos e convocou uma reunião de emergência com os ministros da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. O Itamaraty e a Justiça informaram, em nota conjunta, que estavam "tomando todas as providências necessárias", em cooperação com os governos da Bolívia e da Itália "para cumprir a extradição de Battisti e entregá-lo às autoridades italianas".
O governo Bolsonaro deixou à disposição um avião da Polícia Federal (PF) para trazer o italiano de volta ao País. A aeronave da PF foi deslocada a Corumbá (MS), na fronteira com a Bolívia, e ficou à espera.
Heleno afirmou, ao fim do encontro no Palácio da Alvorada, que Battisti passaria, em princípio, pelo Brasil e que faltava apenas um acerto sobre detalhes do voo. A rota e o horário ainda não estavam definidos. Por falta de autonomia para chegar à Europa, Battisti trocaria de avião em território brasileiro.

Recusa

O governo italiano, porém, já havia decidido levar Battisti diretamente ao país e enviou uma aeronave para buscá-lo em Santa Cruz de La Sierra. A informação veio a público por meio do presidente do conselho de ministros da Itália, Giuseppe Conte. O premiê disse ter telefonado para Bolsonaro e agradecido a colaboração do Brasil. O presidente da Itália, Sergio Mattarella, pressionou publicamente para que o preso fosse apresentado "imediatamente à Justiça do país".
O ministro da Justiça da Itália, Alfonso Bonafede, afirmou que o voo direto, sem passar pelo Brasil, permite que Battisti cumpra a pena completa a que foi condenado pelos homicídios: a prisão perpétua. Battisti provavelmente ficará preso na prisão de Rebibbia, próxima a Roma, disse o ministro.


Caso ele fosse enviado pelo Brasil, seriam impostas as regras do acordo de cooperação para extradição entre os dois países, que segue limites fixados com base nas leis brasileiras e na Constituição de 1988.
O STF só autoriza a entrega de foragidos detidos no Brasil caso o país estrangeiro, que requer a extradição, se comprometa a não aplicar a prisão perpétua, nem a pena de morte e ainda limitar o tempo máximo de prisão a 30 anos, como vigora no País com base no Código Penal.


O procurador Vladmir Aras, ex-secretário de Cooperação Jurídica Internacional da PGR, disse que a pena na Itália é perpetua, mas, como em todos os países da Europa que a possuem, há um dever de revisão obrigatória após um máximo de 25 anos. "A pena tem de ser revista depois de 26 anos. Aí o réu pode obter livramento condicional. Fica mais 5 anos sob liberdade vigiada. Se tiver bom comportamento, a pena fica extinta."
No fim da tarde, em nota divulgada pelo Ministério da Justiça, o governo brasileiro confirmou a transferência direta da Bolívia para a Itália e afirmou que o importante era Battisti responder pelos seus crimes.

Operações

O STF determinara a prisão cautelar, mas Battisti escapou do País. Uma das suspeitas da PF, que fazia buscas pelo foragido desde então, era de que ele havia encontrado abrigo nas embaixadas da Venezuela ou da Bolívia, por causa da orientação política de esquerda dos presidentes Nicolás Maduro e Evo Morales.
Battisti fez um pedido de asilo ao governo do presidente da Bolívia três dias depois de Temer assinar o decreto de extradição. No documento, o italiano vinculou sua fuga à eleição de Bolsonaro e ao que chamou de "nefasta coincidência" da chegada ao poder de dois governos de "ultradireita" no Brasil e na Itália.
Em 21 de dezembro, durante divulgação do balanço anual das atividades da PF, o então diretor-geral Rogério Galloro informou que já haviam sido realizadas cerca de 30 operações em busca de Battisti. À época, o chefe da PF afirmou que ele seria encontrado de qualquer forma devido à cooperação entre forças policiais brasileiras e internacionais. Para tentar encontrar o italiano, a PF chegou a ir endereços de antigos amigos, em embaixadas e procurou seus rastros em um barco na região amazônica.

Fugas

O italiano deixou seu país após ser condenado por quatro assassinatos cometidos entre 1977 e 1979. Em 1981, foi para a França e, no ano seguinte, partiu para o México. Em 1990, voltou à França e, em 2004, Battisti chegou ao Brasil, onde foi preso em 2007. Entretanto, no último dia de governo, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu asilo político a Battisti e evitou sua extradição.

QUEDA Helicóptero da PM do Rio cai na Baía de Guanabara



Por: AE

postado por Jeozivaldo Cesar
Bombeiros resgatam tripulantes de helicóptero. 
Foto: Reprodução/Twitter
Bombeiros resgatam tripulantes de helicóptero. Foto: Reprodução/Twitter
Um helicóptero da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) caiu por volta das 9h da manhã desta segunda-feira, 14, na Baía de Guanabara, próximo à Cidade Universitária, na zona norte da capital fluminense. De acordo com a PMERJ, quatro pessoas estariam a bordo da aeronave. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro informa que homens do quartel do Fundão foram acionados para a ocorrência. O socorro estava em andamento por volta das 9h30.

Os bombeiros afirmaram que três pessoas foram resgatadas, duas pela ambulância e uma pelo helicóptero. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles. 

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

FALECIMENTO Morre artesão Severino Vitalino

Postado por Jeozivaldo Cesar
Velório do filho do Mestre Vitalino será realizado na casa em que ele residia, no Alto do Moura


Severino Vitalino. Foto: Divulgação
Severino Vitalino. Foto: Divulgação
Faleceu nesta segunda-feira (7), em Caruaru, o artesão Severino Vitalino, 78 anos, filho do Mestre Vitalino. Ele estava internado no Hospital Mestre Vitalino (HMV), mesma cidade, após sofrer um infarto em outubro do ano passado. Nesta manhã, ele apresentou uma parada cardiorrespiratória (PCR). Foram feitos os procedimentos de reanimação, mas o paciente não teve reversão do quadro, vindo a óbito por volta das 06h20. 
O paciente Severino Pereira dos Santos deu entrada no dia 28 de outubro de 2018 no HMV por infarto agudo do miocárdio e foi submetido a cirurgia de revascularização do miocárdio no dia 08 de novembro. Oscilando entre melhoras significativas e complicações no período de internação.  
De acordo com as informações da família, o velório será realizado esta tarde na casa em que Severino residia na Rua Mestre Vitalino, 281, Alto do Moura. O sepultamento acontece amanhã, às 9h, no Cemitério do bairro.

Severino Vitalino foi um dos quatro filhos do Mestre Vitalino. Nasceu em 1940 e ainda criança se mudou com a família para o Alto do Moura, onde vivia até atualmente. Trabalhava também com barro, assim como o pai. Em 2017, foi habilitado no Prêmio Culturas Populares Gomes de Barros, oferecido pelo Ministério da Cultura. O projeto dele recebeu nota máxima. O local e o horário do velório e sepultamento ainda não foram divulgados

ACIDENTE Acidente com carreta na BR 101 complica trânsito no Recife

Postado por Jeozivaldo CesarOs dois sentidos da rodovia foram bloqueados, mas guincho já chegou ao local

Publicado em: 07/01/2019 09:54 Atualizado em: 07/01/2019 10:03

Carreta tomba na BR-101. Foto: Divulgação PRF
Carreta tomba na BR-101. Foto: Divulgação PRF
O trânsito está complicado no sentido Recife - Prazeres devido a um acidente ocorrido por volta das 2h da madrugada, no km 75, 1, da BR 101, no Ibura (próximo à UPA). Uma carreta, seguindo do Cabo de Santo Agostinho para Campina Grande, na Paraíba, tombou na ponta do viaduto e bloqueou os dois sentidos da rodovia. A PRF realizou um desvio no local para os dois sentidos. Há cerca de 5 km de congestionamento de cada lado da rodovia, começando no Ceasa, que fica no km 70. Um guincho acionada pela empresa de seguro já chegou ao local. Não houve feridos no acidente.

O motorista realizou o teste do bafômetro e o resultado foi considerado normal.A chuva durante a madrugada pode ter contribuido para o acidente. A carga, embora intacta, é composta de dicloropropano, substância considerada inflamável pela Polícia Rodoviária Federal. O Corpo de Bombeiros esteve no local e fez a limpeza do óleo na pista.

A primeira semana de Bolsonaro no poder no Brasil

Postado por Jeozivaldo Cesar

Jair Bolsonaro começou o seu mandato adotando medidas sociais polêmicas alinhadas a sua prometida guinada ultraconservadora, mas menos ambicioso do que o esperado em termos de reformas econômicas

Os analistas acreditam que o teste real para Bolsonaro começará em fevereiro, quando o novo Congresso começará a atuar / Foto: AFP
Os analistas acreditam que o teste real para Bolsonaro começará em fevereiro, quando o novo Congresso começará a atuar
Foto: AFP
AFP

O novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, começou o seu mandato, adotando medidas sociais polêmicas alinhadas a sua prometida guinada ultraconservadora, mas menos ambicioso do que o esperado em termos de reformas econômicas.
Determinado a romper com décadas de políticas de centro-esquerda e a aderir à onda antiglobalização que se espalha por todo o planeta, o capitão da reserva de 63 anos assumiu o cargo na terça-feira (1), decretando a transferência para o Ministério da Agricultura a tarefa da demarcação de terras indígenas.
Uma forma, de acordo com seus críticos, de entregar os territórios ancestrais dos povos indígenas ao apetite voraz do agronegócio, cuja bancada parlamentar está por trás da nomeação de sua chefe, Tereza Cristina, como ministra da Agricultura.
Bolsonaro, que em seu discurso inaugural prometeu "restaurar a ordem" e "libertar o Brasil do socialismo", também lançou uma "limpeza" ideológica de simpatizantes de esquerda dentro da administração.
Além disso, ordenou que as ONGs passem a ser supervisionadas pelo governo e determinou a exclusão da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) das diretrizes destinadas à promoção dos direitos humanos do recém-criado Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
A polêmica foi inflamada pela ministra da pasta, Damares Alves, que apareceu em um vídeo festejando o início de uma "nova era" no Brasil, onde "menino veste azul, e menina, rosa".
Na política externa, Bolsonaro selou uma aliança estreita com os Estados Unidos para, entre outras coisas, combater as "ditaduras" da Venezuela e Cuba, e disse que estava aberto a discutir a instalação de uma base militar americana no país, mencionando preocupantes relações com a Venezuela e a Rússia.

Confusão

Seu ministro da Economia, o ultraliberal Paulo Guedes, afirmou que a prioridade do governo é reformar o sistema previdenciário, insustentável do Brasil.
Os mercados aplaudiram os primeiros passos: o Bolsa de São Paulo disparou a um nível recorde e o real se valorizou frente ao dólar.


Mas na quinta e sexta-feira, Bolsonaro semeou certa confusão em suas intervenções na imprensa.
Primeiro, falou de estabelecer uma idade mínima de aposentadoria bem abaixo do que a discutida por sua equipe econômica, minando a esperança de que vá abordar com firmeza a reforma da Previdência, que hoje consome um terço dos gastos públicos.
Depois expressou cautela ao responder se apoiará uma aliança multibilionária entre a fabricante brasileira de aeronaves Embraer e a gigante americana Boeing, fazendo com que as ações da empresa brasileira afundassem.
Bolsonaro também anunciou um aumento de impostos, contrariando uma promessa de campanha. Mas seu chefe de gabinete, Onyx Lorenzoni, disse que o presidente havia se "equivocado".
Outras questões, no entanto, não foram totalmente explicadas pelos assessores de Bolsonaro, deixando a impressão de que existe uma lacuna entre as ambições do presidente e a equipe econômica à qual ele confiou a tarefa de resgatar a economia brasileira.

Respostas simplistas

A impressão que fica da primeira semana de Bolsonaro é de que houve muitos gestos em direção a sua base de eleitores conservadores, formada por evangélicos e grupos favoráveis às armas e favorecendo a abertura da economia, mas com pouco conteúdo estratégico.
"Você tem a impressão que o governo foi tomado por pessoas que não têm ideia de quais são os problemas mais sérios do Brasil, que estão colocando foco em coisas que não tem importância na maior parte dos casos. Quando colocam foco em questões importantes, dão respostas muito simplistas", disse à AFP Maria Herminia Tavares de Almeida, cientista política da Universidade de São Paulo.
Em termos de perspectiva para a maior economia da América Latina sob o governo Bolsonaro, "por enquanto estamos na fase de lua de mel", explicou André César, da consultoria Hold.
"O mercado, às vezes, é bipolar, vai e volta. O mercado está ouvindo e está gostando do que está se falando, dos primeiros sinais, então isso reflete nos indicadores. Mas o mercado também pode se decepcionar, então essa euforia de hoje vira depressão amanhã", apontou.
Os analistas acreditam que o teste real para Bolsonaro começará em fevereiro, quando o novo Congresso começará a atuar.
Seu partido, o conservador Partido Social Liberal, tem apenas um décimo dos assentos na Câmara dos Deputados, de 513 membros.
"Ainda há poucas evidências de que Bolsonaro e sua equipe econômica podem promover uma reforma previdenciária satisfatória no fragmentado Congresso brasileiro", advertiu a consultoria Capital Economics na sexta-feira.

EDUCAÇÃO MEC tem agora secretarias para alfabetização e escolas militares

Postado por Jeozivaldo CesarEducação básica é a prioridade da pasta




Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Com a posse do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Ricardo Vélez Rodríguez foram feitas, esta semana, mudanças na estrutura do Ministério da Educação (MEC). A pasta passa a contar agora com a Secretaria de Alfabetização, a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, além de uma Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares.

As novas secretarias e subsecretaria são voltadas principalmente para a educação básica, etapa que compreende desde as creches ao ensino médio e que, segundo Vélez Rodríguez, será prioridade do governo. Para implementar as mudanças nas escolas, o MEC precisará do apoio de estados e municípios, que detêm a maior parte das matrículas.

Escolas cívico-militares
Baseado no alto desempenho de colégios militares em avaliações nacionais, o governo quer expandir o modelo. Segundo o decreto que detalha as atribuições do MEC, haverá uma subsecretaria para desenhar uma modelagem de gestão escolar que envolve militares e civis e garantir a aplicação desse modelo nos estados e municípios.

É a chamada Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares. Pelo decreto, a adesão de estados e municípios ao modelo será voluntária. Em nota, o MEC explica que a presença de militares na gestão administrativa “terá como meta a resolução de pequenos conflitos que serão prontamente gerenciados, a utilização destes como tutores educacionais, para a garantia da proteção individual e coletiva, dentre outras visando a disciplina geral da escola. Os militares contribuirão com sua visão organizacional e sua intrínseca disciplina; os civis com seus conhecimentos pedagógicos, todos juntos farão parte desta proposta de estrutura educacional”.

Ainda segundo o MEC, o Brasil apresenta altos índices de criminalidade.“Neste contexto o Ministério da Educação buscará uma alternativa para formação cultural das futuras gerações, pautando a formação no civismo, na hierarquia, no respeito mútuo sem qualquer tipo de ideologia tornando-os desta forma cidadãos conhecedores da realidade e críticos de fatos reais”. Esse modelo será implementado preferencialmente em escolas em situação de vulnerabilidade social e para as famílias que concordam com essa proposta educacional.

Novas secretarias
As duas novas secretarias do MEC foram criadas a partir da extinção da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi): a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação e Secretaria de Alfabetização. Dentro da primeira, haverá, entre outras, uma diretoria voltada apenas para pessoas surdas, a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, além de uma estrutura voltada para apoio a pessoas com deficiência.

A pauta ganhou destaque no governo com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que é intérprete de Língua de Sinais Brasileira (Libras). Na posse presidencial, ela quebrou o protocolo e discursou em Libras. A secretaria de Alfabetização, segundo o MEC, cuidará da alfabetização não apenas em português e matemática, mas também em novas tecnologias. Segundo o decreto, a secretaria se ocupará ainda da formação dos professores por meio da Diretoria de Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores Alfabetizadores.

Estados e municípios
Para que essas medidas cheguem às salas de aula, será necessária a participação de estados e municípios. As entidades que representam os secretários municipais e estaduais de Educação ainda não se reuniram com a atual gestão do MEC. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que representa os estados, tem reunião agendada para o final deste mês.

A presidente do Consed, Maria Cecília da Motta, secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, disse que a entidade ainda não tem um posicionamento sobre as mudanças, uma vez que muitos secretários assumiram nesta semana. Segundo ela, independentemente do modelo escolar, cívico, militar ou cívico-militar, a prioridade dos estados, que são responsáveis pela maior parte das matrículas do ensino médio, é a implementação do novo currículo.

No ano passado, o MEC aprovou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para essa etapa de ensino, que define o mínimo que deve ser ensinado em todas as escolas em todo o país. O prazo para a implementação é o ano letivo de 2021, quando começa a valer o novo ensino médio. “O nosso trabalho este ano todo é escrever o novo currículo, com a flexibilização. Ainda não sabemos o que vem de orientação, mas estamos organizando nosso movimento de formação em cima da BNCC”, disse Cecília.

Metodologia
O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima, disse esperar o detalhamento das escolas cívico-militares. Em relação à alfabetização, Lima destaca que os métodos aplicados no país são variados e devem ser considerados nas ações.

“A diversidade que existe no nosso país, metodológica, de práticas pedagógicas, de cultura, precisa ser respeitada. Nesse sentido, a nova secretaria tem que ter a sensibilidade para compreender todas essas nuances, para compreender os métodos aplicados”, afirmou, acrescentando que a melhor prática "é aquela que o aluno aprende".

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...