Eles teriam passado a noite comemorando bebendo e sobraram em uma curva de avenida
Postado Por: Jeozivaldo Cesar
Acidente ocorreu por volta das 6h Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
Dois amigos morreram na manhã deste domingo (28) ao sofrerem um acidente em uma moto cinquentinha. Os dois trafegavam pela avenida João Cabral de Melo Neto, no bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife, quando derraparam em uma curva e perderam o controle da moto. O acidente ocorreu por volta das 6h.
Segundo informações de vizinhos, Jeferson Barbosa Garret, de 24 anos, e o amigo identificado apenas como Cleivson estiveram comemorando, durante a noite, o aniversário do primeiro, e teriam bebido. Os corpos foram recolhidos pelo Instituto de Medicina Legal (IML).
Com gols marcados por Lênis e Fábio, o Leão venceu seu segundo Clássico no Pernambucano
Postado por: Jeozivaldo Cesar
Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife
Fim da dupla invencibilidade alvirrubra. Em tarde inspirada do colombiano Reinaldo Lenis, o Sport bateu o Náutico por 2×0, neste domingo (28), na Ilha do Retiro, e quebrou os 100% de aproveitamento que o rival tinha no Campeonato Pernambucano. De quebra, marcou os primeiros gols na zaga de Gilmar Dal Pozzo, que ainda não havia sofrido gols em 2016. Com o triunfo, o Leão assume a vice-liderança provisória, com nove pontos, três a menos que o Timbu.
O Santa Cruz reencontrou o caminho das vitórias, neste domingo (28), em Caruaru. A equipe coral mostrou eficiência para garantir uma importante vitória sobre o Central, com o placar de 1x0. O gol da equipe coral foi marcado pelo atacante Keno.
Com o resultado, o Tricolor retornou ao grupo de classificação do Campeonato Pernambucano, com sete pontos conquistados. O Santa Cruz volta aos gramados na próxima quarta-feira (02), mas desta vez na Copa do Nordeste. A equipe coral enfrenta o Juazeirense, na Bahia.
O prefeito Pereira acompanhado do gerente de esportes Rivaldo Coelho participaram na manhã deste domingo (28) da 2ª Etapa do Ecobike 2016 na cidade de Paudalho.
A atividade é organizada pela Associação Ecobike de Pernambuco e contou com o apoio da Prefeitura do Paudalho. O prefeito comemorou a ação, ”não só apoiamos como incentivamos eventos dessa natureza. Primeiro porque incentiva a prática do exercício físico, mais também porque coloca Paudalho na rota dos esportes de Pernambuco. Inclusive já iremos fazer um projeto junto a Câmara de Vereadores e a organização do evento para instituir esse evento em nosso calendário”, afirmou Pereira.
Foram cerca de 34 km da área rural do município com largada na Praça do Lenhadores e contou com a participação de 1.330 ciclistas inscritos sem contar os que participaram mesmo sem realizar a inscrição que deveria ter sido efetuada gratuitamente pela internet.
O gerente de esportes de Paudalho Rivaldo Coelho ressaltou o lado turístico do evento, “Os participantes estão conhecendo toda a área rural do município em um percurso de 34 km”. A etapa deste ano mostrou um crescimento no número de participantes, já que em 2015 foram 330 inscritos.
A Polícia Civil divulgou neste domingo (28) imagens de câmeras de segurança que registraram os últimos momentos antes do sumiço do neto do humorista Chico Anysio. Rian Brito de Oliveira Paula, 25, que está desaparecido há cinco dias, foi visto saindo do shopping Fashion Mall, em São Conrado (zona sul do Rio). A última pessoa a ver Rian foi a mãe do jovem que o deixou na porta de uma autoescola, localizada nas proximidades da comunidade da Rocinha.
Após investigações a polícia descobriu que Rian foi ao shopping, próximo a autoescola, sacou dinheiro e logo após pegou um táxi. Depois disso não se sabe mais o seu paradeiro. De acordo com a delegada Elen Souto, titular da Delegacia de Descoberta de Paradeiros, as investigações estão em andamento. A polícia está tentando identificar o taxista para descobrir qual foi o destino de Rian, Mas até o momento o motorista ainda não foi identificado. Testemunhas estão sendo ouvidas e imagens de câmeras de segurança sendo analisadas.
Postado por: Jeozivaldo César Raquel Freitas, da Folha de Pernambuco
Não há motivo aparente que justifique o desaparecimento
Neste domingo (28) faz 20 dias que José Marcos Lourenço - chamado carinhosamente de Marquinhos-, de 13 anos, desapareceu. A dor do sumiço tem levado sua mãe, a desempregada Andréa Lourenço, 32 anos, conhecida no Pina com Mãe Preta, a percorrer o Centro do Recife e a Estação do Metrô à procura, sem sucesso, do menino. Segundo informações da jornalista e integrante do projeto social do Centro Espírita Missionários da Luz, no mesmo bairro onde ele morava,Taciana Góes, não há motivo aparente que justifique o desaparecimento do garoto. Marquinhos também integrava o Missionário da Luz.
"Um menino super proativo, nos ajudava a distribuir as sopas e, por isso, estamos surpresos", disse, destacando a falta que Marquinhos faz para aos que fazem parte do projeto. Em sua página do Facebook, Taciana fez um apelo: "O pessoal acha que ele tá pelas bandas do Coque ou pelas estações do metrô. Galera que passa por lá, por favor, vamos prestar atenção? Também é muito importante compartilhar essa publicação. Se alguém encontrar pode me avisar ou fazer melhor, entrar em contato com nos telefones 98537-8197 (Andréa-mãe), 98801-1314 (Mércia-irmã) e 986099597 (Taciana)”.
Andréa fez um Boletim de Ocorrência, mas, até agora, não obteve pistas sobre o paradeiro do seu filho. Morador da comunidade do Bode, o menino de 13 anos vivia com a família em situação de extrema pobreza, numa palafita com mais cinco irmãos. Os leitores que souberem ou que tiverem visto o garoto, podem também entrar com contato com a redação da Folha de Pernambuco no telefone 3425-5869 ou pelo WhatsApp, no número 81-98187.9290..
A Prefeitura de Vicência, na Mata Norte, reajustou, neste mês de
fevereiro, o valor do piso dos professores do município, que passam a
receber 11,36% a mais no vencimento mensal. O reajuste tem caráter
retroativo para o mês de janeiro, deste ano. O novo valor será pago para
os professores da rede municipal de ensino, que cumpre 150 h/a e 200
h/a. O prefeito Paulo Tadeu (PSB), disse que o reajuste estava em estudo. “Faz dias que venho analisando com minha equipe e com minha
secretária de Educação, Cristina Jeronimo, sobre o aumento para essa
classe que deveria ser mais valorizada, e hoje graças a Deus comunico a
todos que fiquem tranquilos pois o aumento serão para todos vocês
formadores de cidadãos e de profissionais em nossa cidade porque aqui o
trabalho não vai parar”, concluiu o prefeito.
Ficha de filiação da vereadora foi abonada pelo ex-presidente Lula. Ex-socialista divulgou carta de desfiliação nas redes sociais.
Do G1 PE
Postado por: Jeozivaldo Cesar
Vereadora Marília Arraes entrega ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a ficha de filiação ao PT
(Foto: Wilfred Gadêlha / Divulgação)
A vereadora Marília Arraes - prima do ex-presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos,
e neta do ex-governador Miguel Arraes - vai se filiar ao Partido dos
Trabalhadores (PT). A vereadora já havia rompido com a direção estadual
do PSB, mas deixou oficialmente o partido na sexta (26). A cerimônia
oficial de filiação ao PT está marcada para quinta-feira (3), às 18h30,
na Câmara de Vereadores do Recife.
Lideranças petistas como o senador Humberto Costa, líder do governo no Senado,
e o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(Sudene), João Paulo, devem estar presentes na cerimônia no Recife.
Durante a festa dos 36 anos do PT, realizada no Rio de Janeiro no sábado
(27), a ficha de filiação da vereadora foi abonada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A carta de desfiliação de Marília Arraes foi protocolada no Diretório
Estadual do PSB na sexta-feira (26). No documento, destinado ao
presidente do partido em Pernambuco, Sileno Guedes, e publicado na
íntegra na página da vereadora no Facebook, ela critica o antigo
partido, acusando-o de “querer comandar desde simples decisões internas
partidárias, que coubessem a escolhas democráticas e colegiadas, até o
desenrolar de toda a cena e atores políticos do Estado".
A ex-socialista também critica, na carta, as alianças políticas
celebradas pelo partido nas eleições presidenciais de 2014, sobretudo
com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Na época, a
vereadora rompeu com a legenda e apoiou Armando Monteiro (PTB),
adversário de Paulo Câmara (PSB), nas eleições para o Governo de Pernambuco.
“Dia após dia, foi-se tornando insustentável a minha permanência neste
simulacro de Partido Socialista Brasileiro”, ressalta a ex-socialista no
texto.
O G1 tentou entrar em contato com o presidente do PSB
em Pernambuco, Sileno Guedes, mas não obteve retorno às ligações para
comentar o caso.
A exibição do filme "QUARTO DE GUERRA" será neste sábado no templo da primeira Igreja Batista de Itaquitinga, a partir das 19hs na avenida Antonio Carlos de Almeida,é de graça não paga nada para ver o filme.
Elenco:
Priscilla C. Shirer – Elizabeth JordanT.C. Stallings – Tony JordanKaren Abercrombie – Miss ClaraBeth Moore – Mandy
Michael Jr. – Michael
Jadin Harris – Jennifer Stephens Direção:Alex Kendrick Gênero:Drama, Religioso Duração: 120 min. Distribuidora:Canzion Films Orçamento: US$ 3 milhões Estreia: 07 de Janeiro de 2016 Sinopse: Tony e Elizabeth vivem um duelo interminável, até que a senhora
Clara, uma nova cliente de Elizabeth, a desafia a guerrear pela sua
família. Por meio da oração, ela permite que Deus batalhe por seu lar.
Enquanto ela inicia seu quarto de guerra, Tony vivencia lutas internas, confirmando o que diz a senhora Clara, que as vitórias não se conquistam ao acaso. Curiosidades: » Estreia como atriz da escritora e professora de religião Priscilla Shirer. Trailer:
Ubirajara Bandeira de Luna tinha 15 filhos de três casamentos. A família está inconsolável
Da Rádio Jornal
Postado por: Jeozivaldo Cesar
O mecânico Ubirajara Bandeira de Luna, de 46 anos, faleceu na noite dessa quinta-feira no Hospital da Restauração. Ele passou por cirurgia após ser atingido por uma linha com cerol, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos.
Um dos 15 filhos de Ubirajara, Artur Bandeira de Luna, estava próximo do local no momento do acidente e ajudou a socorrer o pai. Ubirajara passou aproximadamente quatros horas na sala de cirurgia, mas não resistiu a uma e parada cardíaca e morreu na sala de recuperação.
A irmã de Ubirajara, Gilvaneide Bandeira de Luna, diz que o clima é de revolta. A família registrou um boletim de ocorrência, denunciando o caso à polícia, já que a prática de usar linha de cerol para empinar pipas é proibida. Eles esperam que o crime seja investigado e os culpados sejam punidos.
O corpo de Ubirajara Bandeira de Luna permanece no Instituto De Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. O enterro deve acontecer na tarde desta sexta-feira (26).
De acordo com especialista, falta de saneamento básico e condições de vida da população de baixa renda determinam o maior número de infecções nesse público.
Postado por Jeozivaldo Cesaragência Brasil
Levantamento feito no início deste mês pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do estado mostra que das 1.203 notificações de suspeitas da síndrome, 636 envolviam mães inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, criado para que pessoas de baixa renda tenham acesso a políticas públicas de distribuição de renda. Desse total, 77% são consideradas de extrema pobreza, ou seja, fazem parte de famílias cuja renda per capita seja de até R$ 47. De acordo com o Ministério da Saúde, hoje o estado conta com 1.601 casos suspeitos.
Para a chefe do setor de infectologia pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco, Ângela Rocha, as condições de vida da população de baixa renda determinam o maior número de infecções nesse público.
“É onde se tem dificuldade de coleta de lixo, então atrai mais mosquito. Não tem um saneamento básico, não tem água encanada e tem que guardar em depósito. Elas têm dificuldade de usar repelente. E nunca, nesse calor aqui, por mais que a gente fale, protegem as extremidades. Todo mundo tem chance de ter a doença, mas essa população se expõe mais pela própria condição onde vive. E a dificuldade do saneamento básico é uma questão fundamental para a proliferação do mosquito”, avalia.
Apesar da felicidade pelo nascimento do novo filho, a condição de microcefalia do bebê deu à família gastos extras devido à necessidade de viagens constantes para exames e consultas. A dona de casa não tem renda, e o marido trabalha como garçom, sem salário fixo. “Quando tem sol, ele é chamado. Se não tem, nada feito”, conta Jakeline que recebe R$ 192 do programa federal.
Ela conta que, desde o nascimento de Gustavo Henrique, há 2 meses, cada viagem ao Recife para consultas onera a família em até R$ 60. “Além das passagens eu preciso almoçar e às vezes tomar café na rua, quando saio muito cedo. Quando meu marido vem junto, os gastos dobram. Isso porque ainda não conto com as adaptações que vou ter que fazer no futuro para que meu filho viva bem”, calcula.
Jakeline conta que optou por não usar o transporte gratuito oferecido pela prefeitura por medo de que o filho adoeça. “Ele é muito pequeno, tem imunidade baixa, e no carro vem todo mundo que faz tratamento no Recife, inclusive pessoas com tuberculose. Fiquei com medo de ele pegar alguma coisa”, explica. O horário de saída co carro também é ruim, na opinião da mãe. “Eu tinha que madrugar com ele e, às vezes, a consulta era só à tarde.” A dona de casa batalha para conseguir, com a ajuda do Conselho Tutelar em Ipojuca, um carro que esteja disponível só para ela e o bebê.
Deslocamentos dificultam vida das famílias
A falta de estrutura adequada para atendimento dos bebês com microcefalia no interior de Pernambuco é outro desafio para as mães dessas crianças, que precisam viajar de duas a três vezes por semana para as consultas.
“Seria bom se os atendimentos fossem mais próximos da minha casa, se tivesse um mutirão de consultas no interior em vez de ficar só voltado pro Recife. Porque é longe. O pessoal pensa que é perto, mas não é. É cansativo, tem que acordar cedo, estar no horário certo no hospital”, reclama a moradora de Ipojuca.
A médica Ângela Rocha, do hospital Oswaldo Cruz, referência no diagnóstico de bebês com microcefalia em Pernambuco, conta que a situação já foi pior. “A gente recebia de todo o estado. Tinha criança que chegava da cidade de Petrolina, que é em torno de 11, 12 horas de viagem. Além do estresse que a mãe já tem, esse deslocamento, e tinha que vir várias vezes, então era super cansativo”, conta a médica explicando que, depois do surgimento de diversos casos de microcefalia, o governo criou polos de atendimento em municípios mais distantes.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, além da rede no Recife, existem atualmente mais quatro polos de diagnóstico e atendimento: em Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina. Para atividades de reabilitação, o órgão informou que está finalizando o planejamento para que as Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) passem a reforçar a rede com atendimento de fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e oftalmologistas.
De acordo com o governo estadual, pessoas com deficiência e seus acompanhantes têm acesso a transporte coletivo gratuito na região metropolitana do Recife por meio do cartão Vem Livre Acesso. Atualmente, a média de espera para receber o cartão chega a 90 dias.
“Estamos discutindo para reduzir pela metade essa espera, e também para dar prioridade a famílias envolvidas nessa questão da microcefalia. Vamos fazer um mutirão até meados de março, até para divulgar, porque elas não sabem que têm esse direito. E vamos fazer uma busca ativa para orientar essas famílias para que possam acessar o Vem”, disse o secretário Isaltino Nascimento.
O gestor também informou que a pasta analisa a expansão do serviço para áreas além da região metropolitana. “Estamos discutindo também a possibilidade de deslocamento intermunicipal. Mas isso deve ser incluído em um novo edital de concessão dessas linhas. Aí não é só para microcefalia, mas para todas as pessoas com deficiência. Isso deve sair ainda em 2016.”
Para o consumidor, isso deverá resultar em uma redução média entre 6% e 7% na conta de luz.
Da Agência Brasil
Postado por: Jeozivaldo Cesar
A partir de abril, o consumidor deverá pagar menos pela energia. A redução será possível com a adoção da bandeira verde no sistema de bandeiras tarifárias, que adota as cores verde, amarela e vermelha para informar o consumidor, a cada mês, se a energia está mais cara ou mais barata.
“Com isso, a partir de abril não haverá mais ônus para o consumidor”, disse o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, que fez o anúncio nesta quinta-feira (25). Para o consumidor, isso deverá resultar em uma redução média entre 6% e 7% na conta de luz.
Neste mês, o governo anunciou que, em março, seriam desligadas sete usinas térmicas com custo de geração acima de R$ 420 por megawatt-hora (MWh). Posteriormente, foi decidida uma redução incluindo 15 usinas que geravam energia a um custo de R$ 250 por MWh.
“Agora estamos anunciando o desligamento das usinas térmicas com custo de geração acima de R$ 211. Com isso, a partir de abril, entraremos em regime de bandeira verde. Ao adotar a bandeira verde, deixa-se de cobrar esse ônus. Mas em março ela continuará amarela”, disse o ministro.
Ao todo, em abril, 5 mil MW gerados pelas térmicas já terão sido desligados do sistema, o que representará uma economia total de R$ 10 bilhões ao ano. Braga disse que, mantida a previsão positiva da situação hidrológica, mais 2 mil MW gerados em usinas térmicas poderão ser desligados nos próximos meses.
Todas essas decisões são tomadas durante as reuniões do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que avalia fatores como entrada de nova energia, capacidade dos reservatórios e comportamento de carga.
“Não é apenas uma questão de redução de consumo. A entrada da energia gerada em novas usinas, como as de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio tem contribuído ”, acrescentou Braga.