quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Prefeita de São José da Coroa Grande consegue liminar, após ser afastada por nepotismo

A decisão, no entanto, não contempla os parentes da prefeita que também foram afastados



Prefeita de São José da Coroa Grande, Elianai Buarque (PDT)
Prefeita de São José da Coroa Grande, Elianai Buarque (PDT)
Após ser afastada por nepotismo, na manhã nesta terça-feira (23), a prefeita de São José da Coroa Grande, Elianai Buarque (PDT), conseguiu uma liminar na justiça para retornar ao cargo. A decisão, no entanto, não contempla os parentes da prefeita que também foram afastados por ocuparem postos na administração pública.
O presidente do PT do município, Salomão Barros, ficou surpreso com a rapidez com que ela conseguiu a liminar. “A vice-prefeita (Eliete Maria – PTB) recebeu a decisão de assumir a prefeitura de manhã. Quando o oficial de justiça foi na prefeitura, tava tudo fechado. Eles sumiram para entrar logo com o recurso na Justiça”, explicou. O PT, que foi responsável pela representação de várias denúncias contra a prefeita, irá ingressar com um novo pedido de afastamento no Ministério Público, ainda nesta terça.
A prefeita também é acusada de desvio de dinheiro público. “Entramos com uma representação no Ministério Público para obter informações com relação às despesas da prefeitura, como coleta de lixo e gastos com banda. Pedimos transparência nas contas. Ela abriu um site da transparência, mas se negaram a prestar informações concretas”, ressaltou Salomão Barros.
Elianai Buarque é investigada pelo Ministério Público de Pernambuco há um ano e meio. Ela é esposa do ex-prefeito de Barreiros, João Baleia (PDT). Enquadrado na Lei da Ficha Limpa, Baleia não pôde disputar a prefeitura de São José da Coroa Grande em 2012. Por isso, indicou a esposa como candidata e assumiu a secretaria de governo logo no início do mandato. Ao todo, 13 parentes da prefeita ocupavam cargos na gestão e foram afastados.
De acordo com o promotor de justiça do município, Marcelo Greenhalgh, há evidências de grave prática de nepotismo em São José da Coroa Grande por parte da prefeita Elianai Buarque. “Ela tornou a coisa pública em praticamente um negócio de família, o que se afigura inadmissível perante o estado Democrático de Direito que vigora no País”, afirmou.

Fonte: 
Blog da Folha - Márcio Didier

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...