quinta-feira, 22 de maio de 2014
JOVEM É ENCONTRADO MORTO É SUSPEITO DE TER LIGAÇÃO COM O OUTRO HOMICIDIO DE SEGUNDA FEIRA19, EM ITAQUITINGA PE
O corpo de um jovem foi localizado pela polícia dois dias depois da vitima ter assassinado na cidade de Itaquitinga . o cadáver foi encontrado dentro de um canavial , no engenho Gutiuba . Kaliandro rocha Bezerra Rafael de 19 ano foi encontrado já em estado de decomposição a vitima teria sofrido o atentado na ultima segunda feira (19) juntamente com o menor que morreu no local . ferido a vitima correu para dentro do canavial , chegou a contato com a família através do celular , onde pediu socorro mas não resistiu ao ferimento e morreu o corpo da vitima foi conduzido para o I M L, no recife pe o acusado de ter cometido o duplo homicídio foi identificado como vicente soares da silva filho , que é chefe do trafico na localidade as vitimas foram executada por conta de divida com o trafico
o caso esta sendo investigado pela 55 DP de itaquitinga pe
Governador João Lyra Neto discute parcerias com ministro da Saúde
Foto: Erasmo Salomão/MS/Divulgação |
O governador João
Lyra Neto se reuniu, na tarde desta quarta-feira (21/05), com o ministro da
Saúde, Arthur Chioro, em Brasília. A audiência, classificada pelo pernambucano
como "extremamente positiva", girou em torno de propostas de
convênios entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde para investimentos
de obras em andamento e também para o custeio de outras ações já em execução. O
governador esteve acompanhado pela secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque,
e pela secretária-executiva da referida pasta, Ana Paula Soter.
"Colocamos para
o ministro a necessidade desses convênios, tanto para o investimento em obras
como os hospitais, as Upas (Unidades de Pronto Atendimento), as UpaEs (Unidades
Pernambucanas de Atenção Especializada) e o Samu, assim como também para o
custeio do funcionamento das unidades. Ele recebeu a proposta de Pernambuco com
muita deferência. Evidentemente que existem as questões orçamentárias, mas o
ministro prometeu que irá estudar com muito carinho todos os pleitos e
demonstrou todo o interesse em atender a demanda de Pernambuco", afirmou o
governador.
Entre as ações
discutidas na audiência, estiveram as obras do Hospital da Mulher, em Caruaru,
e a reforma e ampliação das emergências dos hospitais da Restauração (HR) e
Getúlio Vargas (HGV). Primeira unidade de saúde do Estado voltada
exclusivamente para o atendimento integral à mulher, o Hospital está orçado em
R$ 47 milhões e contará com uma maternidade de alto risco. Já as intervenções
no HR e HGV visam qualificar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de
Saúde (SUS), num investimento de R$ 25 milhões.
Além das propostas de
cofinanciamento, também foram debatidas parcerias entre Estado e União para
implantação e melhorias de algumas redes de atenção à saúde em Pernambuco, como
a Rede Cegonha, a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e a Rede de
Urgência e Emergência. Outro ponto da pauta foi o apoio para a aquisição de
equipamentos para alguns hospitais municipais.
Na próxima segunda-feira, a secretária Ana Maria Albuquerque estará em
Brasília para firmar junto ao Ministério da Saúde o cronograma dos convênios,
tanto para a área de custeio quanto de investimentos. Também ficou acertado
que, até o final de julho o Governo de Pernambuco entregará ao Governo Federal
uma proposta de convênios para custeio e investimentos referentes ao exercício
orçamentário de 2015.
quarta-feira, 21 de maio de 2014
Bem-estar – Homeopatia funciona?
E assim, publicou-se e divulgou-se uma pesquisa extensa em sites de respaldo internacional, em revistas e congressos da comunidade científica e isso atordoou a comunidade médica defensora da homeopatia e mais ainda, aos usuários desta abordagem terapêutica tão difundida e defendida ao longo dos anos.
Entenda as diferenças
Entenda as diferenças
A Medicina possui duas correntes terapêuticas baseadas na Grécia Antiga e que são fundamentadas no princípio dos contrários e no princípio dos semelhantes. O princípio dos contrários originou a “Alopatia” e a própria Fitoterapia, cujo objetivo é tratar os sintomas das doenças com substâncias que atuam de forma contrária aos sintomas, daí existem os anti-inflamatórios, antiácidos, antidepressivos, antitérmicos, antibióticos, etc.
A homeopatia é fundamentada no princípio dos semelhantes e existe apoiando-se na observação experimental de que toda substância capaz de provocar determinados sintomas numa pessoa sadia pode curar estes mesmos sintomas numa pessoa doente. A princípio parece contraditório, mas encontra correspondência uma vez que o médico homeopata tem como finalidade encontrar um medicamento que foi capaz de causar nos indivíduos sadios sintomas semelhantes (homeo) aos que se desejam combater nos indivíduos doentes, estimulando o organismo a reagir contra a sua enfermidade.
Por muito tempo a Homeopatia foi vista como um sistema científico definido, com uma metodologia de pesquisa própria, apoiada em dados da experimentação farmacológica dos medicamentos em indivíduos humanos (sadios), reproduzidos ao longo dos séculos. E é realmente uma tarefa complicada publicar algo que contraria esta ideia. Como as notícias vieram de fontes científicas, vale a pena discutir e pensar sobre o tema.
A revisão da Australia’s National Health and Medical Research Council foi conduzida por um comitê de peritos médicos, disse que não teve nenhum impacto em uma série de condições e doenças, incluindo asma, artrite, distúrbios do sono, gripes e resfriados, síndrome crônica, eczema, cólera, queimaduras, malária e vício em heroína. A revisão concluiu definitivamente que a homeopatia não foi mais eficaz do que um placebo, ou pelo menos não havia nenhuma evidência confiável para sugerir que era.
“Nenhum estudo bem delineado foi feito com um número de participantes suficiente para um resultado significativo, nem que a homeopatia causou melhora na saúde em relação a uma substância sem efeitos (placebo), ou que a homeopatia causou melhora na saúde em relação aqueles que não receberam tratamento”, diz o resumo do relatório.
O fato é que muitos médicos comemoram os resultados.
Você pode dizer “mas a homeopatia teve sucesso comigo”…
Você pode estar lendo estas linhas e discordando prementemente desse estudo, no entanto, John Dwyer, um imunologista e professor emérito de medicina na University of New South Wales, disse ao Guardian Australia que o relatório atestando a falácia da homeopatia era esperado. Ele acrescenta que “obviamente, nós entendemos o efeito placebo. Sabemos que muitas pessoas têm doenças que são de curta duração, que por sua própria natureza, seus corpos irão curá-los, por isso é muito fácil as pessoas caírem em armadilhas”.
Assim, seria mesmo a homeopatia uma armadilha?
Nesse estudo, existiram inscrições de grupos de interesse em homeopatia e o público estava entre os estudos avaliados pela NHMRC, mas “não alterou as conclusões” do Conselho, em alguns casos, devido à má qualidade dos estudos apresentados. É. Ao que parece, os defensores da bandeira da homeopatia precisam se munir de argumentos mais consistentes para manter ou mesmo resgatar a credibilidade de seus tratamentos.
Gostaria imensamente que você compartilhasse suas experiências em relação aos tratamentos homeopáticos. Conversei com muitas pessoas que possuem opiniões das mais diversas sobre o assunto e será um imenso prazer discutir mais sobre isso com vocês.
Jovem é assassinado, próximo a Vila Canaã, com um tiro na cabeça
Um adolescente de 16 anos foi assassinado com um tiro na cabeça em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Luiz José Lima da Silva foi executado no final da tarde do último sábado (17).
De acordo com a Polícia Civil, o menor, que foi morto no Sítio Pedra da Torre, próximo à Vila Canaã, já teria recebido ameaças de morte há alguns dias. A polícia, no entanto, ainda desconhece a autoria e motivação do crime.
O corpo do Luiz foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do município.
Timbaubense Adriano José disputa mais uma competição de Kickboxing na Argentina
Torneio é organizado pela UIAMA (União Internacional de Artistas Marciais da América)
O lutador timbaubense Adriano José mais uma vez representou o Brasil em uma competição internacional, nesse mês ele foi até a Argentina para disputar o torneio de Kickboxing, estilo Lowkick, organizado pela UIAMA (União Internacional de Artistas Marciais da América).
A competição foi no Estádio MEPA, em Buenos Aires, capital argentina e a luta deveria acontecer contra o anfitrião Christian Ortiz Paredez pela categoria até 72 kilos. Mas devido a uma lesão do argentino que não entrou no ringue, Adriano para defender o titulo disputou com o também anfitrião Jiordan Dario, que é da categoria de 76 a 80 kg. O competidor timbaubense ficou com o vice-campeonato.
Adriano informou ao Timbaúba Agora que se sentiu prejudicado pela arbitragem com os pontos dados a Jiordan e entrou com uma representação na organização do evento alegando erros durante a luta.
Adriano José volta a disputar mais uma competição na Argentina em outubro desse ano, será a oitava em toda a carreira. Dessa vez vai ser no Estádio Luna Park, também em Buenos Aires.
Deram apoio ao esportista brasileiro Adriano José em mais uma competição internacional, o Grupo Empresarial Marinaldo Rosendo, Energético Rival, e os programas do Governo do Estado de Pernambuco, Passaporte Esportivo e Bolsa Atleta.
Reportagem exclusiva: Renato Melo/Timbaúba Agora
Santa Cruz fica no 1 a 1 com o Oeste-SP e empata a sexta seguida na Segundona
Com o resultado desta terça-feira, em Itápolis, time tricolor segue ainda sem vencer no Brasileirão
Novamente, ficou a sensação de que o Santa Cruz poderia ter vencido. Nesta terça-feira, em Itápolis, interior de São Paulo, os tricolores, pasmem, empataram sua a sexta partida consecutiva na Série B. Nada de ganhar ainda na competição. Diante do Oeste-SP, o que seria a primeira vitória no Brasileirão esteve com os corais. Mas somente por cerca de um minuto. A equipe de Sérgio Guedes abriu a contagem ainda no primeiro tempo. Sofreu um gol logo em seguida e não teve forças para reagir depois. O resultado estádio Amaros, embora longe do Recife, soa negativamente. Aumenta consideravelmente as cobranças no clube. Diminui ainda mais a paciência do torcedor.
Até os 19 da etapa inicial, nenhuma das duas equipe apresentou perigo uma a outra. Absolutamente nada de emoção no jogo até então. Nesse instante, após um cruzamento para dentro da área do Oeste, Léo Gamalho escorou de cabeça e Everton Sena abriu o placar de Itápolis para o Santa Cruz. Mas o Tricolor não conseguiu segurar a vantagem por um minuto sequer. Os paulistas empataram aos 20. Dênis acertou uma falta com precisão. A bola morreu no lado esquerdo de Tiago Cardoso antes de ainda tocar no travessão: 1 a 1.
Apesar do golpe prematuro, o time pernambucano seguiu no comando das ações do confronto. Não transformadas em chances efetivas de gol. A equipe restringia as suas jogadas a Carlos Alberto, único meia de ofício do time do técnico Sérgio Guedes. Danilo Pires tentava ajudar na criação, porém via-se obrigado a marcar e deixava-o praticamente sozinho para municiar o ataque. Contestado na temporada, o volante Luciano Sorriso foi preterido para este jogo pelo treinador e Memo, acionado em seu lugar, tinha também o combate como prioridade.
As laterais eram pouco usadas. Nininho e Renatinho se mostravam pouco participativos ofensivamente na partida. O Oeste, por sua vez, era oscilante. Ainda assim, chegou a levar perigo à meta coral algumas vezes. O Santa Cruz ainda saiu para o intervalo reclamando da não marcação de um pênalti e cobrando a expulsão de Dênis.
Segundo tempo
O Santa Cruz caiu de rendimento na etapa final do duelo. Tiago Cardoso salvou um gol iminente de Lelê. Para reagir, Sérgio Guedes tirou um dos três volantes. Danilo Pires saiu e entrou Flávio Caça-Rato. Eram três atacantes na equipe tricolor. A nova formação pouco adiantou. O Oeste continuava aproveitando-se dos rombos da defesa coral. O camisa 1 tricolor terminou sendo fundamental, ao menos, para a manutenção do empate.
O Santa Cruz caiu de rendimento na etapa final do duelo. Tiago Cardoso salvou um gol iminente de Lelê. Para reagir, Sérgio Guedes tirou um dos três volantes. Danilo Pires saiu e entrou Flávio Caça-Rato. Eram três atacantes na equipe tricolor. A nova formação pouco adiantou. O Oeste continuava aproveitando-se dos rombos da defesa coral. O camisa 1 tricolor terminou sendo fundamental, ao menos, para a manutenção do empate.
Oeste-SP
Paes; Alex Silva, César Gaúcho, Henrique Mattos e Dênis (Helton); Leandro Melo, Nando (Fernandinho), João Denone e Serginho; Diogo Acosta (Borebi) e Lelê. Técnico: José Macena.
Paes; Alex Silva, César Gaúcho, Henrique Mattos e Dênis (Helton); Leandro Melo, Nando (Fernandinho), João Denone e Serginho; Diogo Acosta (Borebi) e Lelê. Técnico: José Macena.
Santa Cruz
Tiago Cardoso; Nininho, Everton Sena, Renan e Renatinho; Sandro Manoel, Memo, Danilo Pires (Flávio Caça-Rato) e Carlos Alberto (Raul); Pingo e Léo Gamalho (Betinho). Técnico: Sérgio Guedes.
Tiago Cardoso; Nininho, Everton Sena, Renan e Renatinho; Sandro Manoel, Memo, Danilo Pires (Flávio Caça-Rato) e Carlos Alberto (Raul); Pingo e Léo Gamalho (Betinho). Técnico: Sérgio Guedes.
Local: Estádio Amaros (Itápolis-SP)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado-SC
Assistentes: José Roberto Larroyd e Josué Gilberto Lamim, ambos de Santa Catarina
Gols: Everton Sena (19’ do 1T, Santa); Dênis (20’ do 1T, Oeste)
Cartões amarelos: Lelê, Dênis Denoni e Henrique Matos; Flávio Caça-Rato e Pingo (Santa Cruz)
Com informações do Super EsportesÁrbitro: Bráulio da Silva Machado-SC
Assistentes: José Roberto Larroyd e Josué Gilberto Lamim, ambos de Santa Catarina
Gols: Everton Sena (19’ do 1T, Santa); Dênis (20’ do 1T, Oeste)
Cartões amarelos: Lelê, Dênis Denoni e Henrique Matos; Flávio Caça-Rato e Pingo (Santa Cruz)
Trabalhadores rurais fazem passeata no Centro e Zona Norte do Recife
Ação faz parte do Grito de Guerra Brasil, que discute reforma agrária.
Eles pedem fiscalização das condições de trabalho do assalariado rural.
Trabalhadores saem em passeata no Centro do Recife (Foto: Kety Marinho/TV Globo)
Um grupo de trabalhadores rurais saíram em passeata pela Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife, partindo do Ministério do Trabalho de Pernambuco, nesta terça-feira (20), em mobilização que seguiu até a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Avenida Rosa e Silva, Zona Norte da cidade. A mobilização fez parte da 20ª edição do Grito da Terra Brasil (GTB), e visava discutir reforma agrária e fiscalização das condições de trabalho dos assalariados rurais. Integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) participam da ação.
Entre as reivindicações, os trabalhadores pedem assistência técnica e implementação das diretrizes para a reestruturação sócio-produtivas da Zona da Mata do estado. Os manifestantes distribuíram panfletos e ergueram faixas do movimento sindical dos trabalhadores rurais, acompanhados de carro de som.
O GTB começou em abril com a entrega de uma pauta nacional à Presidência da República, que aborda o assalariamento rural, políticas sociais e organização e enquadramento sindical, juventude e sucessão rural e fortalecimento da agricultura familiar.
Entre as reivindicações, os trabalhadores pedem assistência técnica e implementação das diretrizes para a reestruturação sócio-produtivas da Zona da Mata do estado. Os manifestantes distribuíram panfletos e ergueram faixas do movimento sindical dos trabalhadores rurais, acompanhados de carro de som.
O GTB começou em abril com a entrega de uma pauta nacional à Presidência da República, que aborda o assalariamento rural, políticas sociais e organização e enquadramento sindical, juventude e sucessão rural e fortalecimento da agricultura familiar.
Acordo após passeata
De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, o governo se comprometeu a criar um grupo para discutir o plano de reinstituição reprodutiva da Zona da Mata, além de entregar 1.500 títulos de posse que estavam pendentes. O acordo foi alcançado após a passeata.
De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, o governo se comprometeu a criar um grupo para discutir o plano de reinstituição reprodutiva da Zona da Mata, além de entregar 1.500 títulos de posse que estavam pendentes. O acordo foi alcançado após a passeata.
"Vimos como positivo o que conquistamos. O Incra afirmou que vai realizar a contratação de técnicos para prestar orientações aos assentados, ensinando como melhorar o processo produtivo", afirmou Doriel Barros. Ele participou de reunião com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, José Aldo dos Santos, e representantes do Incra do Recife e de Petrolina.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, também está sendo proposto um plano de ação para os trabalhadores que estão assentados no Sertão. "O compromisso do governo e do Incra é que essas medidas comecem a entrar em vigor até o fim deste semestre. Como temos um congresso marcado para os dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto, vamos avaliar até onde essas promessas foram cumpridas e analisar o que fazer daí para frente", acrescentou Barros.
terça-feira, 20 de maio de 2014
Operação Pernambuco: segurança restabelecida no Estado
"A missão das Forças Armadas está
sendo muito bem cumprida. Podemos assegurar à população que as condições de
segurança foram restabelecidas e a cidade do Recife, bem como o Estado, vive um
quadro de tranquilidade". A garantia foi dada pelo general Jesus Correia,
comandante da 7ª Região Militar, nesta segunda-feira (19/05), durante
apresentação do balanço da Operação Pernambuco, decretada após a deflagração da
greve da Policia Militar no Estado, na última quinta-feira (18/05). Na ocasião,
também estiveram presentes os secretários Luciano Vásquez (Casa Civil) e
Alessandro Carvalho (Defesa Social).
"Tive a oportunidade, no sábado e
no domingo (17 e 18/05), de transitar pela cidade, bem como de obter informações
junto à Secretaria de Defesa Social, e os resultados são extremamente
positivos. O que nós verificamos é que o sentimento da população quanto à
tranquilidade foi restabelecido. Pelos bairros que transitamos, de Boa Viagem a
Peixinhos, em Olinda, por exemplo, o que vimos foi o retorno da população à sua
vida normal. Comércio aberto, feiras funcionando, pessoas passeando pela
cidade, indo para a praia, sem qualquer preocupação, tendo suas vidas
restabelecidas dentro da normalidade", relatou o general Jesus
Correia.
Com a segurança restabelecida no
Estado, abre-se a possibilidade de que a Operação Pernambuco, deflagrada pela
Lei de Garantia da Ordem e que se estende até o dia 29 deste mês, seja
encerrada antes do prazo. "Cremos que muito em breve, mediante a
determinação do Governo do Estado, teremos condições de realizar outra
avaliação verificando, de fato, a real necessidade de suspender ou não atuação
das forças armadas no Estado", informou o comandante da 7ª Região Militar.
Atuando em parceria com a Força
Nacional e o Exército, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho,
também destacou o cenário de normalidade da segurança no Estado. "Não só o
efetivo está nas ruas, assim como o padrão de produtividade - prisões e Termos
Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) -, está de acordo e até superior, em
alguns pontos, ao que nós tínhamos antes da greve", destacou o secretário.
Fonte: Secretaria de Imprensa de
Pernambuco
Foto: César de Almeida
segunda-feira, 19 de maio de 2014
DESCONHECIDO É MORTO A TIROS EM ITAQUITINGA NESTA SEGUNDA 19
Imagem do Facebook Internautas de plantão |
Um homicídio foi registrado na manhã dessa segunda feira(19), por volta das 10 hora o corpo de um homem de identidade desconhecia até o momento com varias perfurações de arma de fogo, o crime a aconteceu na rua do Rio próximo ao campo do União em uma plantação de coqueiros, segundo populares que estavam no local disseram que a vitima não era conhecido na área. da ao entender que se trata de acerto de contas
A policia Militar e Civil fizeram o levantamento cadavérico e em seguida encaminhou o corpo da vitima para IML na capital pernambucana. A Policia faz diligencias na ragião para preder o autor do crime até o fechamento dessa matéria ninguém foi preso as investigações ficará a cargo da delegacia de Itaquitinga.
Por Jeozivaldo Cesar
Governo de Pernambuco lança campanha de doação de órgãos
A ação tem como meta esclarecer e conscientizar a população sobre a importância da doação e da necessidade de informar aos familiares sobre o desejo de ser doador
A Central de Transplantes de Pernambuco vai promover, de 19 a 23 de maio, a Campanha Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos 2014.Dados apontam que 53% das potenciais doações acabam não ocorrendo pela resistência dos parentes. Isso acontece devido ao desconhecimento da população sobre a Morte Encefálica e a necessidade de se manter a integridade do corpo após a doação. A ação, então, objetiva esclarecer e conscientizar a população sobre a importância da doação e da necessidade de informar aos familiares sobre o desejo de ser doador.
A campanha que começa nesta segunda com uma mobilização na Estação Central do Metrô do Recife. Das 8h à 12 h, técnicos da CT-PE, do Programa Estadual de DST/ Aids e estudantes da Uninassau vão entregar material informativo sobre a doação de órgãos aos usuários do Metrô, que poderão, ainda, realizar testagem rápida para Hepatites B e C, aferição de pressão e glicemia, além de receber orientações de saúde.
A ação continua na terça-feira (20), às 15h, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, com palestra e exibição de filme sobre transplantes para estudantes da área de saúde. Na quarta e na quinta-feira (21 e 22), um curso Avançado de Formação de Coordenadores Intra-Hospitalares de Transplantes será ministrado pelo nefrologista e ex-coordenador da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, e Joel de Andrade, intensivista e coordenador da Central de Transplantes de Santa Catarina.A capacitação vai reunir profissionais de saúde de unidades públicas e privadas e será realizada no Auditório do Centro de Formação dos Servidorese Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), na Boa Vista, das 8h às 12h.
Na sexta-feira (23), um documentário encerra a programação.Transplantes: a vida continua será exibido no auditório da Fundação de Aposentadoria do Estado de Pernambuco (Funape).O filme de 13 minutos mostra um pouco da história da CT-PE e o passo a passo do processo de transplantes. Além disso, através de depoimentos de pacientes que estão na fila de espera, transplantados, profissionais de saúde e familiares dos doadores.
PASSO A PASSO DA DOAÇÃO -O primeiro passo para o transplante deve ser dado pela pessoa que deseja ser doador, ao informar à família sobre sua intenção de doar. No caso de morte encefálica do paciente (o cérebro morre, mas o coração permanece batendo por algumas horas), os parentes devem procurar o médico responsável para expressar o desejo de doação. As equipes de captação de órgãos dos hospitais também conversam com as famílias para sensibilizar sobre a causa. Segundo a legislação de transplantes no Brasil, a doação de órgãos só pode ser feita se um familiar de até segundo grau autorizar.
A partir da assinatura do termo de autorização, a central encaminha o órgão para um receptor compatível obedecendo a ordem da lista única do Estado. A decisão deve ser rápida, para que o transplante seja bem-sucedido. Vale salientar que o corpo do doador não fica mutilado e que a idade não bdetermina se alguém pode ou não ser um doador. Para tirar qualquer dúvida, a CT-PE disponibiliza o telefone 0800.281.2185.
Com informações do JC OlinePolícia começa a devolver nesta segunda mercadoria saqueada em Abreu e Lima
Durante o final de semana, muitos produtos foram devolvidos ou abandonados pelas ruas da cidade, chegando a encher um caminhão-baú e a se espalhar pelos cômodos da delegacia local
Arrependida, muita gente devolveu produto saqueado à Polícia
Lojistas de Abreu e Lima, na Região Metropolitana, cujos estabelecimentos foram saqueados nos últimos dias 14 e 15 passados, durante greve da Polícia Militar, podem começar a receber de volta algumas mercadorias ainda nesta segunda-feira (19). Durante o final de semana, muitos produtos foram devolvidos ou abandonados pelas ruas da cidade, chegando a encher um caminhão-baú e a se espalhar pelos cômodos da delegacia local. A identificação e ouvida dos saqueadores começa a ser feita, hoje, por meio de uma força-tarefa da Polícia Civil.
“Vou me reunir com o delegado Luiz Andrey (gestor da Delegacia Integrada Metropolitana) para definir a logística desse trabalho, logo cedo, pois nós não temos estrutura física nem de pessoal”, informou Alberes Félix. “Um lojista nos cedeu um caminhão e ele já está lacrado. Mas as mercadorias continuam chegando. Quem vem entregar deixa nome, endereço e telefone, diz de onde tirou o produto e marca uma data para prestar depoimento, levando um recibo da entrega”.
De acordo com o delegado, as pessoas que estão devolvendo as mercadorias roubadas não são autuadas em flagrante e podem ser beneficiadas juridicamente pelo que a legislação chama de “arrependimento eficaz”, quando o efeito do crime é anulado. “Vai depender do entendimento do juiz. Ele pode diminuir a pena ou até mesmo optar por não aplicá-la”.
No caso de quem está abandonando as mercadorias na rua, a situação fica mais complicada, pois a pessoa terá de provar o que fez com o produto do roubo. Diversas geladeiras, máquinas de lavar, aparelhos de ar-condicionado foram deixados pelas esquinas e recolhidos pela Polícia Militar. Essas mercadorias deverão ter sua origem identificada pelos lojistas, por meio de códigos e números de série. Ontem também foram feitos três flagrantes, após denúncia de vizinhos.
A polícia continua recolhendo imagens de TVs, jornais, sites e redes sociais para identificar os saqueadores. Quem comprar produto roubado também poderá responder criminalmente. Os crimes variam entre furto (um a quatro anos de reclusão), roubo (quatro a dez anos), receptação (um a quatro anos) e receptação qualificada (três a oito anos).
Para reforçar as investigações sobre os responsáveis pelos saques e vandalismo em Abreu e Lima e Paulista, o governador João Lyra Neto também vai receber, hoje, imagens obtidas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE). O material será entregue pelo procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, que estará no Palácio do Campo das Princesas, às 15h. A ideia é ajudar a agilizar as investigações. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informa que vai acompanhar de perto a apuração realizada em todo o Estado, para que não haja impunidade.
As informações são do NE10Foto: Michele Souza/JC Imagem
Menor é morto dentro da Funase do Cabo
Rapaz era natural de Santa Cruz do Capibaribe e estava apreendido há nove meses
Um jovem de 19 anos foi assassinado, na manhã da última sexta-feira (16), dentro da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), na unidade localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul do Estado. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Mendo Sampaio, mas já estava morto. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do Recife, no entanto, a causa da morte só será revelada após a divulgação do laudo. O rapaz era natural de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, e estava preso, há nove meses, por cometer latrocínio - roubo seguido de morte. A informação foi repassada para o Portal FolhaPE, por meio do WhatsApp (81-8187.9290).
Em nota, a Funase divulgou que doze internos estavam com o jovem, momentos antes dele ser socorrido. Os reeducandos foram flagrados pelas câmeras de segurança da unidade e encaminhados à delegacia para prestarem esclarecimentos. Dois deles, maiores de 18 anos, foram autuados em flagrante por homicídio e encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.
O presidente da unidade, Eutácio Borges, e o secretário executivo de Articulação e Projetos Especiais da Secretaria da Criança e da Juventude, Eduardo Figueiredo, abriram uma sindicância que será apurada pela corregedoria da Funase. O caso segue investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Com informações da Folha de PernambucoPaudalho: Moradores fazem protestos reivindicando mais segurança na rodovia BR-408
Os manifestantes exigem a instalação de uma passarela no local.
Moradores do município de Paudalho iniciaram um protesto na madrugada desta segunda-feira (19) devido ao atropelamento de uma Kombi a uma senhora no qual a mesma veio a óbito. Os manifestantes exigem a instalação de uma passarela no local.
De acordo com informações, esse foi o terceiro acidente registrado em menos de um mês, sendo dois deles com vítima fatal. Cerca de 100 pessoas estão no local em forma de protesto fechando os dois sentidos da rodovia com manilhas de cimento e tocando fogo em pneus. Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi ao local.
Informações: Polícia Rodoviária Federal
Professores municipais estão voltando ao trabalho nesta segunda, 19.
As atividades de docência estão sendo retomadas nesta segunda-feira (19), após 82 dias de greve. “Ressaltamos ainda, que o movimento paredista dos professores de Caruaru pode ter encerrado, mas, a luta da classe por seus direitos jamais terá fim e o que acontecerá no futuro, só Deus tem a resposta”, diz a nota assinada pelo Sindicato.
Operação Lei Seca na região do Agreste tem diminuído o número de acidentes.
envolvendo motociclistas.
Segundo a gestora da V GERES – Gerência Regional de Saúde, Dra. Ricarda Samara, infelizmente muitas pessoas ainda não despertaram para o perigo de dirigir após ingerir bebida alcoólica, alterando a normalidade de reflexos, e somente com a fiscalização ostensiva tomam os cuidados necessários.
“As secretarias de Saúde e Defesa Social estão sempre com campanhas educativas, mas a Operação Lei Seca tem sido necessária justamente para oferecer mais segurança a todos, buscando tirar do trânsito as pessoas alcoolizadas, além de coibir outros problemas com condutores e veículos” – Alerta a gestora.
A equipe da Operação Lei Seca se encontra novamente em alguns municípios da regional de saúde, e sempre com apoio e coordenação local, fazem reuniões e blitz em locais de grande fluxo, como aconteceu neste domingo, em Garanhuns. Os dias e locais, claro, não são informados.
Na semana passada, a Operação Lei Seca esteve com a Autarquia de Trânsito e Segurança de Garanhuns, e a V GERES, na própria Gerência Regional de Saúde, quando Joseane Freitas e Eliane Silva representaram
Dra. Ricarda Samara, que se encontrava em Recife, na Secretaria de Saúde. No encontro já ficaram definidas algumas ações que podem ser implementadas durante eventos na região, principalmente no Festival de Inverno de Garanhuns.
Dra. Ricarda Samara, que se encontrava em Recife, na Secretaria de Saúde. No encontro já ficaram definidas algumas ações que podem ser implementadas durante eventos na região, principalmente no Festival de Inverno de Garanhuns.
domingo, 18 de maio de 2014
Santa Cruz empata mais uma na Série B e tira lição de que precisa ter mais iniciativa na competição
O quinto empate em cinco jogos na Segundona
Se existe uma lição que o Santa Cruz pode tirar do empate em 1×1 com o Icasa, nesse sábado, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte (CE), é que não conseguirá ir longe na Série B se não tomar a iniciativa do jogo. Isso ficou evidente pelos diferentes tempos que o Tricolor apresentou durante a partida. Na primeira etapa, ficou recuado dando o chutão em muitos momentos, sem articular as jogadas e sofreu pressão, escapando por pouco de sair atrás no placar. No segunda, porém, com as mudanças do técnico Sérgio Guedes, o time coral cresceu no gramado e soube valorizar mais a posse de bola. Melhorou tanto que chegou até a abrir o placar com Carlos Alberto. A bobeira na zaga, porém, custou caro para os visitantes que viram os cearenses empatarem com Zé Carlos.
O quinto empate em cinco jogos na Segundona pode ser o pior dos cenários para o Tricolor, mas também não é nada positivo. Se tivesse vencido, o Santa Cruz estaria mais perto do G4 com sete pontos, como empatou ficou lá embaixo, na 15º com cinco. Os corais ainda podem ser ultrapassados pelo Atlético-GO, que joga mais tarde. Prova de que a equipe do técnico Sérgio Guedes precisa se arriscar mais para vencer as partidas.
As informações são do Blog do Torcedor
Deputados apoiam abaixo-assinado para reabertura de usinas Cruangi e Pumaty
Um abaixo-assinado foi entregue ao governador João Lyra, com assinaturas de 34 deputados estaduais reivindicando a reabertura das usinas Cruangi e Pumaty
Nesta quinta-feira (15), um abaixo-assinado foi entregue no gabinete do governador João Lyra, com a assinatura de 34 deputados estaduais, reivindicando a reabertura das usinas Cruangi e Pumaty, nos municípios de Timbaúba e Palmares respectivamente. Além dos deputados, todos prefeitos das cidades da Mata Norte e Sul, e dirigentes de sindicatos rurais desses locais também assinaram o documento. O pleito foi organizado pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e pelo Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado (Sindicape).
Os órgãos da classe canavieira tomaram esta iniciativa porque aguardam uma decisão do governo estadual sobre um projeto voltado para retomar o funcionamento das duas unidades industriais, fechadas há aproximadamente dois anos. O projeto, que havia recebido apoio do ex-governador Eduardo Campos, antes de deixar o comando do Estado, em março, visa apoiar o arrendamento das usinas pelos produtores de cana, através do sistema de cooperativas. O governo entraria com financeiro para arrendamento da usinas e também dos canaviais dessas unidades. E os canavieiros gerariam as usinas e o campo, organizados através de cooperativas. O setor canavieiro prevê que em três anos, o governo reaveria o valor investido através de tributos gerados com a volta da produção.
Confira o abaixo-assinado dos deputados estaduais e quais parlamentares assinaram o documento.Clique aqui!
Informações: Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP)
Mulher tenta entrar no Presídio de Caruaru com celulares e 100 chips escondidos em partes íntimas
Suspeita foi detida durante revista na Penitenciária Juiz Plácido de Souza
Uma mulher de 26 anos foi detida durante revista na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, quando tentava entrar na unidade com dois aparelhos celulares, dois cabos de carregadores e 100 chips escondidos na vagina. O caso, segundo a Polícia Civil, ocorreu durante a manhã do último sábado (17).
Com informações do NE10
Foto: Reprodução TV Jornal
De acordo com a polícia, Luana Lúcia da Silva iria visitar o marido, identificado como Anderson Lourenço da Silva - idade não informada - que cumpre pena na unidade. Após ser detida, Luana foi levada à Delegacia Regional do município, onde assinou a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberada.
Com informações do NE10
Foto: Reprodução TV Jornal
Técnica de segurança morre depois de cair de obra da fábrica da Fiat em Goiana
Geiciane Lourenço de Almeida, 26 anos, despencou de uma altura de 15 metros no fim da tarde da sexta-feira
Uma técnica em segurança do trabalho morreu na madrugada deste sábado (17) depois de ter caído de um prédio em construção da fábrica da Fiat, em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Geiciane Lourenço de Almeida, 26 anos, despencou de uma altura de 15 metros no fim da tarde da sexta-feira (16) enquanto trabalhava.
A técnica em segurança foi socorrida para o Memorial de Goiana, sendo depois transferida para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, Centro do Recife, no início da noite. Geiciane chegou a ser submetida a uma cirurgia, mas acabou falecendo em consequência da gravidade dos ferimentos por volta da 1h deste sábado.
A jovem era funcionária da empresa Consórcio Construcap Walbridge (CCW) nas obras da fábrica da Fiat há cerca de dois anos. Segundo a família, testemunhas do acidente disseram que o cinto de segurança que ela usava estava folgado, o que pode ter causado a queda. A construtora informou que, a princípio, a obra não deve ser interrompida, a menos as autoridades solicitem a interrupção.
O corpo de Geiciane está no HR, onde aguarda a presença de um parente de primeiro grau para ser liberado e levado ao Instituto de Medicina Legal (IML). A família da técnica de segurança, que estava em Goiana, já está a caminho.
Confira a nota da empresa responsável pela nora na íntegra:
O Consórcio Construcap Walbridge, construtor do polo automotivo de Goiana, confirma a ocorrência do óbito de sua colaboradora Geisiane Lourenco de Almeida, técnica de segurança, ocorrido na madrugada deste sábado (17), em decorrência de acidente na véspera.
O consórcio acionou imediatamente seu plano de emergências, que atende a todas as normas, encaminhando a colaboradora ao Hospital HR em Recife, instituição de referência em traumas no Nordeste, no qual ela faleceu.
O consórcio está dando integral apoio à família da colaboradora e reitera que cumpre rigorosamente as normas de segurança e medicina do trabalho.
As causas do acidente estão sendo apuradas.
As informações são do Jornal do Comércio
Pernambuco avança na assistência às gestantes e na redução da mortalidade infantil
Lançado há sete anos pelo Governo do Estado numa ação integrada que
reúne diversas secretárias, o Programa Mãe Coruja Pernambucana tornou-se
referência nacional e internacional para cidades como Recife e Ipojuca e países
como Cabo Verde, na África; Argentina, Uruguai,
Peru, Cuba, México e Estados Unidos, nas Américas do Sul, Central e do Norte.
Em 2006, 18 dos 103 municípios atendidos pelo
programa, apresentavam taxa de mortalidade infantil acima de 30 crianças para
cada mil nascidas vivas. Já em 2011, essa estatística caiu para apenas quatro
municípios – Jaqueira, Exu, Lagoa do Ouro e Terra Nova –, que estão sendo alvo
de ações como a captação precoce de gestantes no pré-natal, monitoramento das
gestantes e crianças, com foco no fortalecimento da investigação dos óbitos
infantis, através de comitês e grupos técnicos de investigações, articulação
com as políticas municipais, pastorais da criança e demais parceiros, além da
realização de oficinas para a capacitação de profissionais para a identificação
de riscos gestacionais e vigilância de óbitos infantis e maternos.
Governo do Estado fará acompanhamento permanente da Operação Pernambuco, que seguirá até o dia 29
O Governo de Pernambuco fará um
acompanhamento permanente das ações que vem sendo realizadas pela Força
Nacional e pelo Exército brasileiro, integradas com a Secretaria de Defesa
Social do Estado. Na próxima segunda-feira (19/05), será divulgado o relatório
das ações do final de semana O anúncio foi feito após reunião do governador
João Lyra com o general Jesus Correia, comandante da 7ª Região Militar e responsável
pela Operação Pernambuco, deflagrada na última quinta-feira (18/05). A partir
da próxima semana, serão divulgados relatórios diários de acompanhamento da
operação, que se estenderá até o dia 29 deste mês, conforme decreto de garantia
e ordem.
"A Comissão Permanente, formada por
integrantes do Governo, através da Secretaria de Defesa Social, e por membros
do Exército e da Força Nacional, irá monitorar o comportamento neste final de
semana e apresentar o balanço dessas ações na segunda-feira. Esses balanços
passarão a ser divulgados diariamente. Vamos utilizar essa mesma estrutura para
fazer o acompanhamento da Região Metropolitana e do Interior do Estado",
explicou secretário da Casa Civil, Luciano Vasquez.
O secretário de Defesa Social, Alessandro
Carvalho, pontuou que mesmo com o fim da greve da Polícia Militar e do Corpo de
Bombeiros, e o consequente retorno dos militares às suas atividades, a decisão
do governador João Lyra é de manter a operação conjunta com o Exército
brasileiro e a Força Nacional nos próximos dias. "Após a declaração de
encerramento da greve, acompanhamos o efetivo retorno dos policiais militares e
dos bombeiros ao serviço. Isso se deu de forma gradual, em todas as unidades,
incluindo as trocas de turno. Tudo correu bem, colocamos todas as viaturas e
todo o nosso efetivo na rua", destacou. "O policiamento retornou à
condição normal. Tudo corre como corria antes do movimento. Mas o efetivo da
Força Nacional e do Exército continuará no Estado. O decreto de garantia da lei
e da ordem vai até o dia 29. Estamos avaliando, dando mais tempo, porque é
prudente, apesar de tudo estar normal, e já que houve todo esse trabalho de
logística, que a tropa permaneça por mais tempo, além de ser viável o seu
retorno, na data máxima, ou antes, a depender de decisão do governador",
completou Carvalho.
"Fizemos um périplo por boa parte
da cidade do Recife, percorrendo os principais pontos, nos quais temos tropas
do Exército e da própria Polícia Militar já retornando às suas atividades. Constatamos
que a vida da população vem sendo retomada, dentro do seu cotidiano de
normalidade e tranquilidade. Acreditamos que com o continuar da operação,
prevista para seguir até o dia 29 de maio, teremos totalmente restabelecidas as
condições de vida da sociedade", afirmou o general Jesus Correia, que
informou ainda a presença de 1.300 militares na Região Metropolitana do Recife
e outros 900 no Interior pernambucano.
FONTE: Secretaria de
Imprensa de Pernambuco
FOTO: César de
Almeida/Secretaria da Casa Civil
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagem em destaque
Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife
POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...
-
Os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Itaquitinga foram abertos Solenemente nessa quinta feira (07), a sessão foi presidid...
-
OUÇA DIARIAMENTE NA ITAQUITINGA FM 98,5 MHZ O PROGRAMA DE TODAS AS MANHÃS DE SEGUNDA A SEXTA DAS 5:30 HS AS 7:30 HS "ACOR...
-
FALE COM AGENTE E DIVULGUE SEU COMÉRCIO, SUA FESTA NÃO FIQUE NO ESQUECIMENTO QUEM DIVULGA VENDE MAIS. CONTATOS: 81 9487-6109 OU 3643 10...
-
Postado por: ,Jeozivaldo Cesar O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do primeiro dia de reunião do conselho delibe...
-
. O custo milionário do programa “Domingo da Gente”, 500 mil por programa, revelado pelo site Notícias da TV apenas comprova que não te...
-
(Foto: Giro Mata Norte). O julgamento do caso Jota Cândido que estava marcado para acontecer nesta quinta-feira (29) no Fórum Desem...