Com o imbróglio envolvendo a permanência da Portuguesa na primeira divisão, o Campeonato Brasileiro desse ano pode ter quatro equipes paulistas na primeira divisão, fato que aconteceu...
Gazeta Press
Héverton foi o pivô do caso em que o clube foi acusado de escalação irregular do meia no Brasileiro
Com o imbróglio envolvendo a permanência da Portuguesa na primeira divisão, o Campeonato Brasileiro desse ano pode ter quatro equipes paulistas na primeira divisão, fato que aconteceu apenas quatro vezes na história da competição e representa só 9% de todos os Brasileiros, desde 1971.
Com o rebaixamento de Ponte Preta e, possivelmente, Portuguesa no ano passado, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo foram os únicos do estado que asseguraram presença na primeira divisão, o que não acontecia desde 2011. Naquele ano, o quarteto não teve a companhia dos pequenos e médios paulistas, já que Guarani e Grêmio Osasco (então, Grêmio Prudente) caíram na temporada anterior.
A história se repetiu em outras duas temporadas. Em 2008, com o Corinthians na Série B, Palmeiras, Portuguesa, Santos e São Paulo estavam na elite. Um ano antes, novamente os quatro grandes paulistas não tiveram a companhia de outras equipes do estado.
Se quatro equipes foram o número mínimo que os paulistas colocaram na primeira divisão, em 1978, quando o inchado brasileiro contou com 74 equipes, 12 clubes de São Paulo estavam na elite: Corinthians, Santos, Ponte Preta, Guarani, Palmeiras, São Paulo, Botafogo-SP, América-SP, Comercial, Noroeste, Portuguesa, e XV de Novembro.
Caso a Portuguesa dispute a primeira divisão de 2014 após todo embaraço judicial, o Brasileiro contará com cinco equipes, o que, entre as 43 temporadas, aconteceu apenas no ano passado. O caso da equipe do Canindé ganhou um novo capítulo na sexta-feira, quando o time foi retirado de campo por uma liminar da Justiça após 16 minutos jogados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário