sábado, 19 de abril de 2014

Com imbróglio da Lusa, Brasileiro pode ter só quatro paulistas pela quarta vez na história

Com o imbróglio envolvendo a permanência da Portuguesa na primeira divisão, o Campeonato Brasileiro desse ano pode ter quatro equipes paulistas na primeira divisão, fato que aconteceu...


Com imbróglio da Lusa, Brasileiro pode ter só quatro paulistas pela quarta vez na história
Héverton foi o pivô do caso em que o clube foi acusado de escalação irregular do meia no Brasileiro
Com o imbróglio envolvendo a permanência da Portuguesa na primeira divisão, o Campeonato Brasileiro desse ano pode ter quatro equipes paulistas na primeira divisão, fato que aconteceu apenas quatro vezes na história da competição e representa só 9% de todos os Brasileiros, desde 1971.
Com o rebaixamento de Ponte Preta e, possivelmente, Portuguesa no ano passado, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo foram os únicos do estado que asseguraram presença na primeira divisão, o que não acontecia desde 2011. Naquele ano, o quarteto não teve a companhia dos pequenos e médios paulistas, já que Guarani e Grêmio Osasco (então, Grêmio Prudente) caíram na temporada anterior.
A história se repetiu em outras duas temporadas. Em 2008, com o Corinthians na Série B, Palmeiras, Portuguesa, Santos e São Paulo estavam na elite. Um ano antes, novamente os quatro grandes paulistas não tiveram a companhia de outras equipes do estado.
Se quatro equipes foram o número mínimo que os paulistas colocaram na primeira divisão, em 1978, quando o inchado brasileiro contou com 74 equipes, 12 clubes de São Paulo estavam na elite: Corinthians, Santos, Ponte Preta, Guarani, Palmeiras, São Paulo, Botafogo-SP, América-SP, Comercial, Noroeste, Portuguesa, e XV de Novembro.
Caso a Portuguesa dispute a primeira divisão de 2014 após todo embaraço judicial, o Brasileiro contará com cinco equipes, o que, entre as 43 temporadas, aconteceu apenas no ano passado. O caso da equipe do Canindé ganhou um novo capítulo na sexta-feira, quando o time foi retirado de campo por uma liminar da Justiça após 16 minutos jogados.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...