sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Com medo dos arrastões e roubos, blocos de Olinda estão encurtando o percurso de suas prévias


Foto: Guga Matos/JC Imagem
As agremiações carnavalescas de Olinda estão encurtando o percurso de suas prévias. Não se trata de cansaço dos foliões. O problema é a ação das galeras, que se infiltram atrás das orquestras de frevo, promovem arrastões, distribuindo tapas e furtando os brincantes. Moradores e carnavalescos reclamam do problema e pedem ajuda da prefeitura e do governo do Estado. O governo municipal alega que haverá reforço de policiamento no final de semana e que orienta o encerramento de festas, em locais fechados, às 21 horas.

"Essa situação está sem controle e vai acabar prejudicando o Carnaval de Pernambuco. Os arrastões são assustadores", diz Sílvio Botelho, que há décadas cria bonecos gigantes para animar a folia. No último domingo, a casa dele, no Amparo, seria o ponto final da prévia do Menino da Tarde. Mas a brincadeira recolheu no Guadalupe, de onde saiu. "É impossível colocar um policial para cada pessoa, mas deve haver uma forma de debelar o problema."

Por causa da insegurança, desde outros carnavais, muitas agremiações evitam passar nas vielas da Cidade Alta. "Desfilamos apenas pelas ruas principais do Sítio Histórico e contratamos segurança particular", contou Adriano Cirino, da Troça Anárquica Trinca de Ás.

A Prefeitura de Olinda, respondeu, por meio de sua assessoria, que desde dezembro realiza reuniões para avaliar e ajustar ações durante as prévias. "Estamos ampliando o número de banheiros químicos, reforçando a iluminação em alguns pontos e o policiamento", afirma, em nota.A Secretaria de Defesa Social informou que todas as 16 câmeras de monitoramento do Sítio Histórico de Olinda estão ligadas e nenhuma registrou arrastões.

JC

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...