sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Fãs dão adeus ao Rei do Brega

Amigos e familiares estão no Assembleia Legislativa para homenagear o cantor

20/12/2013 17:53 - Jullimária Dutra, com informações de Thúlio Falcão



Thulio Falcão/Folha de Pernambuco
Corpo está sendo sendo velado no plenário da Alepe. Família, amigos e políticos estão no local
Logo que a notícia da morte de Reginaldo Rossi, de 70 anos, se espalhou pelos meios de comunicação, os fãs começaram a se dirigir para a frente do prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a fim de homenagear o Rei do Brega. A previsão de abertura dos portão do Plenário ao público, marcada para às 19h, não intimidou o fãs que se anteciparam o quanto antes para conseguir dar adeus ao ídolo.  
Manuel Francisco, mas conhecido como Manuel do Boi, foi um desses. Assim que tomou conhecimento não tardou e seguiu rumo à Alepe. Saiu da Ilha do Retiro apressado, sem acreditar muito no que viu pela TV. Chegou por volta das 12h55, garantindo o primeiro lugar de uma fila que toma as ruas próximas à Alepe. Visilmente emocionado afirmou que só arreda o pé quando o caixão sair em cortejo fúnebre, às 15h deste sábado (21)  rumo ao Cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista.
Outro fã e amigo que chegou nas imediações do Palácio Joaquim Nabuco foi Naná Vasconcelos. O compositor relembrou dos bailes dos anos 60 em que frequentou junto com Reginaldo e pontuou que apesar de não ter produzido nenhum trabalho com o Rei, cantou algumas vezes com o músico. Naná, realçou a vitalidade de Rossi "sempre vi Reginaldo como uma pessoa cheia de gás" e destacou o estilo autêntico do Rei do Brega que nunca seguiu tendência, tampouco moda, " moda era o estilo dele", enfatizou.
Thulio Falcão/Folha de Pernambuco
Fãs fazem fila esperando o velório de Reginaldo Rossi
O deputado estadual, André Campos (PSB), que conhece o cantor desde 1985, lamentou a morte de Rossi e ressaltou a imortalidade das canções do compositor " Ninguém vai esquecer suas músicas que alegravam a todos". Para o deputado Sérgio Leite (PT) a perda representa um desfalque muito grande para a cultura pernambucana e brasileira.
O parlamentar lembrou do jeito alegre e brincalhão do cantor em uma apresentação no congresso que realizou no mês de maio deste ano, para os deputados da Assembleia Legislativa. O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), considera Rossi um intérprete notável, "ele cantou as dores e os amores como ninguém", e falou o quanto é estranha a sensação da perda do cantor. 
Centenas de fãs não param de chegar em frente à Alepe e cantam músicas que consagraram Reginaldo, entre elas "Garçom" e " A raposa e as uvas". Familiares do cantor e jornalistas já ocupam o plenário. O filho Roberto Neves frisou que o pai não trabalhou em momento algum com a hipótese que o pior pudesse acontecer. "Ele só pensava em lutar por sua recuperação para poder voltar ao braços de seu público". 
Estão previstos para chegar logo mais ao velório o governador Eduardo Campos e o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa (PDT). O corpo de Rossi chegou no Palácio por volta das 18h e foi envolvido com a bandeira do Estado de Pernambuco. Ele será velado toda madrugada e durante a manhã de sábado (21).
A morte do Rei do Brega não significa apenas o luto de um estilo musical, trata-se de uma perda que envolve toda uma nação. O sentimento atinge até mesmo os que não gostavam da música de Rossi, uma vez que o Rei cantou o sentimento internalizado de cada brasileiro, que se viu de algum modo retratado por suas canções.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...