segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Ex-dono da Lousano é preso no Aeroporto do Recife

Pascoal Grassioto tinha um mandado de prisão em aberto e tentava embarcar para os Estados Unidos

por Pedro Oliveira  
Foto: Divulgação/PF-PE
A Polícia Federal divulgou na madrugada desta segunda-feira (30), a captura do empresário e ex-dono da Lousano, Pascoal Grassioto, 62 anos. A prisão foi realizada na tarde desse domingo (29) no Aeroporto Internacional do Recife quando o empresário tentanva embarcar para os Estados Unidos para participar da cerimônia de casamento de seu filho.
Segundo a PF, Pascoal, natural do Paraná, reside em Boa Viagem há aproximadamente três anos, no entanto, havia fornecido outros seis endereços à Justiça Federal, onde oficiais de justiça não conseguiram encontrá-lo para comparecer às audiências que determinaram sua prisão preventiva. A princípio, a pena do ex-dono da Lousano seria alternativa, mas como ele não foi localizado, terá que cumprir 3 anos e 4 meses de prisão.

Pascoal Grassioto possui antecedentes criminais: por sonegação fiscal, formação de quadrilha e obtenção mediante fraude de financiamento em instituição financeira.Impedido de prosseguir viagem ele foi levado até a sede da Superintendência da Polícia Federal situada no Cais do Apolo onde após tomar ciência sobre os fatos foi levado até o IML-Instituto de Medicina Legal para fazer exame de corpo de Delito e em seguida encaminhado para o COTEL-Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, onde ficará à disposição da Justiça Federal de São Paulo.
RETROSPECTO DA EMPRESA E DA PRISÃO:
A Lousano Indústria de Condutores Elétricos Ltda. foi fundada em 5 de maio de 1967 pelo Sr. Antônio Lousano com a finalidade de produzir condutores elétricos e eletrônicos para o mercado da construção civil. Com o empreendedor e visionário empresário PASCOAL GRASSIOTO à frente da empresa desde 1984, a Lousano tornou-se de forma unânime como uma das maiores e mais representativas empresas de atuação no mercado.
O Grupo Lousano foi também pioneiro no marketing esportivo, tendo sua logomarca estampada nos uniformes dos maiores e mais representativos clubes de futebol (Lousano Paulista F.C, Vasco da Gama, Santos e Guarani) e outros esportes do Brasil, tornando-se o primeiro clube-empresa de nosso país. A Lousano faliu e não encontra-se mais em atividade.
No dia 23.04.2003 uma denúncia de porte de maconha com o consultor da empresa Lousano levou o DENARC/SP (Departamento de Investigação Sobre Narcóticos) a descobrir um caso de sonegação fiscal. Em vez da droga, no porta mala do carro encontraram um pacote com 2.500 notas fiscais frias da Lousano. Ao seguirem para o endereço da gráfica que imprimia o material, na zona norte de São Paulo foi encontrado outras 2.500 notas frias. Oito pessoas foram presas entre elas o dono da empresa PASCOAL GRASSIOTO, sob acusação de sonegação fiscal e formação de quadrilha. Segundo o DENARC, a Lousano havia emitido pelo menos, 15 mil notas fiscais frias em apenas dois meses.
Fonte: Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...