quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Penitenciária de Campina Grande passa por sindicância

Objetivo é desvendar irregularidades durante a rebelião ocorrida no mês de maio

por Wênia Bandeira

Foto: Wênia Bandeira/LeiaJáImagens Quatro pessoas ficaram feridas durante rebelião Quatro pessoas ficaram feridas durante rebelião
A Penitenciária Regional de Campina Grande Raymundo Asfora, o 'Serrotão', deu início nesta terça-feira (20) à uma sindicância interna. O objetivo é desvendar irregularidades durante a rebelião ocorrida no mês de maio.
De acordo com o diretor da penitenciária, Manoel Eudes Osório, depoimentos estão sendo colhidos e evidências serão avaliadas. Nesta terça, o próprio diretor passou o dia prestando esclarecimentos sobre o assunto, a portas fechadas, dentro da área administrativa do Serrotão.

O gestor não quis falar sobre possíveis evidências, mas informações extraoficiais dão conta de atitudes irregulares de agentes para facilitação tanto da tentativa de fuga, que originou o motim, quanto da rebelião. “Tudo será investigado e ao cabo de tudo isso será feito um relatório e encaminhado ao Secretário (da Administração Penitenciária Walber Virgolino)”.
No dia 6 de maio, três homens tentaram fugir, usando uma corda conhecida como Teresa, após serrarem as grades de uma das celas do pavilhão 8. Foram disparados tiros para o alto, frustrando a fuga.
No dia seguinte, Albanísio Emerson Xavier, Joselito Benedito da Silva, Cornélio Hugo Queiroz de Medeiros e um detento conhecido por Junior Problema, apontado como o mentor do tumulto, foram transferidos para a Penitenciária Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, também conhecida por PB1, em João Pessoa.
O motim durou quatro horas e deixou três detentos e um policial feridos. A sindicância está sendo feita em sigilo e não há data prevista para encerramento, já que serão ainda ouvidos apenados, policiais e demais funcionários do Serrotão.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...