terça-feira, 25 de junho de 2013

Bacamarteiros “explodiram” Caruaru de alegria.

É no Dia de São João que também se comemora o Dia do Bacamarteiro. A fim de celebrar a data, mais de 40 batalhões reuniram-se nesta segunda-feira (24) no Estádio Lacerdão, em Caruaru (PE), para uma apresentação dessa manifestação popular nordestina.

Desfile de Bacamarteiros relembra Guerra do Paraguai
O bacamarteiro é um atirador que usa uma arma conhecida como bacamarte para efetuar disparos de pólvora seca. Como não são utilizadas balas, a brincadeira é considerada segura e cria um espetáculo com muito barulho e fumaça. A música também não pode faltar. As apresentações são embaladas por forró pé-de-serra.
Um dos relatos que contam a origem do bacamarte remete à Guerra do Paraguai (1864), onde a arma era conhecida como granadeira. Ao longo dos anos, o aparato passou por transformações e virou folguedo e brincadeira junina, mas com presença garantida também em diversas outras datas festivas.
Os batalhões são regidos por sargentos e comandantes que controlam a cadência dos disparos. Cada grupo têm indumentárias e símbolos próprios, mas em geral eles vestem roupa de zuarte (algodão azul) ou fardas pretas, lenços e chapéus.
Por Jornal de Caruaru

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...