sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Fiat já dá as caras em Goiana




A polo automotivo ancorado pela Fiat começa a ganhar corpo. As obras de fundação da montadora já estão a pleno vapor e logo vão mudar definitivamente a cara do município de Goiana, Zona da Mata Norte do Estado. A Construcap é a empresa responsável por erguer a fábrica, a mesma que há um ano iniciou a terraplanagem e a drenagem do terreno de 1,4 mil hectares. A previsão é que a operação da fábrica de automóveis inicie no segundo semestre de 2014, e a comercialização dos primeiros veículos em 2015. No último dia 31, a Folha de Pernambuco adiantou com exclusividade que as obras iniciariam após o Carnaval.
A expectativa é que essa fase de obras civis empregue mais de 7,3 mil pessoas. A prioridade das vagas são para os moradores dos 13 municípios no raio de influência da Fiat, que vai de Goiana a Abreu e Lima e Timbaúba. Outros detalhes da construção serão apresentados por executivos da montadora ao presidente da Agência de Desenvolvimento de Goiana (AD Goiana), Francisco Lucchese Júnior, na próxima semana. “Temos duas reuniões já marcadas para conhecermos além do programa detalhado das obras, as ideias da Fiat para o desenvolvimento de ações no âmbito social aqui na cidade de Goiana”, adiantou Lucchese Júnior. A montadora não confirmou a informação de que as obras já começaram e informou que ainda está acertando questões contratuais com construtora.
O início das obras de construção civil acontecem justamente na semana em que uma comitiva da montadora está conhecendo os principais centros de formação tecnológica do Recife. Executivos e pesquisadores da Fiat já estiveram nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Cabo de Santo Agostinho e Santo Amaro e no Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep). “Eles gostaram muito da estrutura dos nossos laboratórios e disseram que serão poucos os ajustes para atender à metodologia”, afirmou o diretor regional do Senai-PE, Sérgio Gaudêncio.
O complexo da Fiat no Estado está orçado em R$ 7 bilhões, incluindo fábrica, pista de testes, centro de engenharia e empresas sistemistas. A fabricante de motores Fiat Powertrain Technologies (FPT) já foi anunciada. Também estão confirmadas duas das 14 sistemistas: a Aethra Sistemas Automotivos e a italiana Pirelli.

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