A Copa do Mundo de 2014 já tem seu logotipo, seu slogan e, agora, sua bola oficial. Com 77,8% das preferências na votação popular realizada pela fabricante da bola, Brazuca foi o nome escolhido pelos torcedores.
De acordo com a Adidas, que só revelará o desenho da bola no ano que vem, quase 1,2 milhão de votos foram computados, pela internet e nas urnas colocadas nas lojas da marca. As outras opções colocadas à disposição dos torcedores foram Bossa Nova (que recebeu 14,6% dos votos) e Carnavalesca (7,6%). Como a eleição foi promovida no país, e não entre torcedores do mundo todo, a escolha pelo nome que faz referência mais direta e óbvia ao Brasil é compreensível – ainda que, ao contrário da opção vencedora, os outros dois nomes tivessem significados mais ricos, como o ritmo e a musicalidade do brasileiro (no caso de Bossa Nova) e a maior festa popular do país (Carnavalesca).
A própria Adidas confessou ter enfrentado problemas na missão de encontrar boas opções – afinal, a marca precisa registrar o nome da bola em dezenas de países diferentes, o que inviabilizou dezenas de outras alternativas cogitadas. A fabricante alemã de material esportivo é parceira tradicional da Fifa e fornece a bola oficial da Copa desde o México-1970, com o modelo Telstar (na foto acima, alguns dos modelos usados nos últimos Mundiais). Na Copa passada, na África do Sul, a Adidas amargou um vexame com a Jabulani, muito criticada pelos jogadores.
O laboratório de desenvolvimento de produtos da empresa já trabalha há vários meses na definição do desenho e do material da Brazuca – tudo para evitar que o fiasco de 2010 se repita. A escolha do nome, portanto, acabou sendo a parte mais fácil do projeto da patrocinadora, que investe dezenas de milhões de dólares a cada Mundial – e depende do sucesso do produto para recuperar o investimento.
Do site de VEJA que a 648 dias da abertura do torneio, marcada para 12 de junho de 2014, em São Paulo, você confere as novidades sobre as seleções, os craques, os estádios e a organização do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário