segunda-feira, 28 de maio de 2012

Reconhecimento Ariano Suassuna mais perto da indicação brasileira ao Nobel de Literatura


445e9293acab0c1ab5c8acbc2d6b532f.jpg
Apesar de nunca ter saído do Brasil, os livros do escritor já foram traduzidos para diversas línguas
Foto: Alexandre Severo/Arquivo JC Imagem

Do NE10
O escritor e dramaturgo, Ariano Suassuna, 84 anos, pode ser o candidato do Brasil para o Prêmio Nobel de Literatura 2012, da Academia Sueca. A indicação do nome do paraibano deverá ser votada no Plenário desta terça-feira (29) no Senado Federal.
» Leia reportagem especial 80 AriANOS
O requerimento 234/12 do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) solicitando o nome de Ariano Suassuna para representar o País no prêmio foi aprovado na última quinta-feira pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. O escritor é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).
"Eu aceito, mas não disputo. Como não disputei a vaga das academias para as quais fui eleito", comentou Ariano Suassuna, referindo-se à ABL, Academia Pernambucana de Letras e Academia Paraibana de Letras.
VIDA - Nascido em João Pessoa, em 1927, Ariano Suassuna é autor de obras como Auto da Compadecida e A Pedra do Reino. Foi fundador, na década de 1970, no Recife, do Movimento Armorial, dedicado às expressões populares da cultura brasileira.
Apesar de nunca ter saído do Brasil, os livros do escritor já foram traduzidos para o inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, holandês e polonês.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...