Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Inauguração do Complexo Prisional de Araçoiaba reaquece discurso de Raquel contra legado do PSB

 

Com críticas veladas às gestões anteriores, Raquel Lyra e Priscila Krause afirmaram que Pernambuco estava paralisado

Elaine Guimarães

Publicado: 16/06/2026 às 17:56

Em seu discurso, Raquel Lyra também ressaltou a retomada de investimentos em obras que estavam sem conclusão/Foto: Rafael Vieira/DP Foto

Em seu discurso, Raquel Lyra também ressaltou a retomada de investimentos em obras que estavam sem conclusão (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)

A governadora Raquel Lyra (PSD) entregou, nesta terça-feira (16), três novas unidades do Complexo Prisional de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife. Com 1.164 vagas masculinas, os presídios começam a receber detentos a partir de 1º de julho e passam a integrar a estratégia do programa Juntos pela Segurança para ampliação da estrutura penitenciária do Estado.

A agenda também serviu de palco para reforçar o discurso político adotado pelo Palácio do Campo das Princesas em contraposição às gestões anteriores do PSB. Durante a solenidade, a vice-governadora Priscila Krause (PSD) atribuiu ao que classificou como abandono do sistema prisional parte dos problemas enfrentados por Pernambuco na área da segurança pública e destacou que as obras permaneceram paralisadas por mais de uma década.

“Pernambuco era um canteiro de obras paralisadas, obras inacabadas. Pernambuco era um dos estados mais violentos do Brasil, onde a insegurança imperava e uma das coisas que levou a isso foi o abandono do sistema penitenciário pernambucano”, afirmou. Em seguida, a vice-governadora acrescentou que a entrega das unidades simboliza que “o dinheiro público não será desperdiçado nem pela ineficiência e muito menos pela corrupção”.

Em seu discurso, Raquel Lyra também ressaltou a retomada de investimentos em obras que estavam sem conclusão. “Parte do que está aqui é fruto da construção coletiva de pessoas que acreditam na força do trabalho e da união, na capacidade de entrega de um Estado que ficou paralisado, mas que retomou a capacidade de investir”, declarou.

A conclusão do remanescente das obras foi executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), após mais de dez anos de paralisação. Em fevereiro de 2025, o Governo de Pernambuco assinou a ordem de serviço para finalizar o empreendimento, com prazo estimado de seis meses para entrega.

“Estamos entregando à população de Pernambuco três novas unidades prisionais do Complexo Prisional de Araçoiaba. É um investimento que representa a ampliação do sistema prisional, mas, sobretudo, o fortalecimento da Segurança Pública e da capacidade do Estado de enfrentar com responsabilidade os desafios do sistema penitenciário”, afirmou o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes.

Estrutura 

O complexo conta com salas de reconhecimento, salas de aula, enfermaria, consultório odontológico, quadra esportiva e laboratório de informática. As três unidades possuem celas adaptadas para pessoas com deficiência, e os alojamentos comuns têm capacidade para oito internos. Segundo a Polícia Penal, todo o material de uso individual será fornecido pelo Estado.

sexta-feira, 5 de junho de 2026

Corpus Christi reúne fiéis em demonstração de fé e devoção em Itaquitinga

 Postado por: Jeozivaldo Cesar

A comunidade católica de Itaquitinga viveu momentos de profunda fé e espiritualidade nesta quinta-feira, 5 de junho de 2026, durante as celebrações de Corpus Christi realizadas na Igreja Matriz de São Sebastião.


Foto oficial / Pascom


A solenidade foi presidida pelo Padre Vanderlan, que conduziu a Santa Missa destacando a importância da Eucaristia na vida dos cristãos e convidando os fiéis a renovarem sua fé na presença real de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento.

Após a celebração eucarística, os fiéis participaram da tradicional procissão de Corpus Christi, percorrendo as principais ruas da cidade sobre os tapetes confeccionados com dedicação por pastorais, movimentos, grupos religiosos e membros da comunidade. Os coloridos tapetes, preparados com símbolos que representam a fé cristã, transformaram as vias públicas em um verdadeiro cenário de oração, arte e devoção.

Durante o percurso, o Santíssimo Sacramento foi conduzido em clima de reverência e oração, acompanhado por centenas de fiéis que expressaram sua fé por meio de cânticos, reflexões e demonstrações de amor a Cristo Eucarístico.

A celebração de Corpus Christi reafirmou a tradição religiosa do município e fortaleceu os laços de união entre os católicos de Itaquitinga, que mais uma vez testemunharam publicamente sua fé e devoção ao Santíssimo Sacramento.

A Paróquia de São Sebastião agradeceu a todos os voluntários que contribuíram na confecção dos tapetes, na organização da celebração e na participação da procissão, tornando este momento uma verdadeira expressão de comunhão, fé e esperança para toda a comunidade.

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; quem comer deste pão viverá eternamente." (João 6,51).






terça-feira, 21 de abril de 2026

Itaquitinga realiza Acampamento Atípico com participação de especialistas

Texto: Jeozivaldo Cesar

Evento realizado no dia 19 de abril reuniu famílias, crianças e profissionais em um momento de inclusão, aprendizado e acolhimento.

Foto: Rede Social

No último dia 19 de abril, a cidade de Itaquitinga-PE foi palco de um importante momento de inclusão, aprendizado e troca de experiências com a realização do Acampamento Atípico. O evento reuniu crianças, jovens e famílias atípicas, proporcionando um ambiente acolhedor, repleto de atividades lúdicas, integração social e fortalecimento de vínculos.

Um dos grandes destaques do acampamento foi a participação de especialistas nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento humano, que contribuíram com orientações, palestras e momentos de escuta ativa. Estiveram presentes Polly Fittipaldi, Dr. Allef Lucas, Neuro-optometrista, Adriana Campello, Drª Mary Vitória, neuro-optometrista, e Júlya Karolayne, farmacêutica, que compartilharam conhecimentos fundamentais para o cuidado e o desenvolvimento de pessoas com transtornos do Neurodesenvolvimento, especialmente o autismo. Afirmou a coordenadora do acampamento, Warlay Alcntara.

Durante o evento, foram realizadas diversas atividades adaptadas, pensadas para respeitar as individualidades de cada participante, promovendo inclusão, bem-estar e diversão. As famílias também tiveram a oportunidade de trocar experiências, fortalecendo uma rede de apoio essencial no dia a dia.

O Acampamento Atípico reforça a importância de iniciativas que promovam a inclusão social e o respeito às diferenças, destacando o compromisso da comunidade de Itaquitinga em construir uma sociedade mais justa, empática e acessível para todos.

A ação foi amplamente elogiada pelos participantes, que destacaram a organização, o acolhimento e a relevância do evento para o desenvolvimento das crianças e o apoio às famílias. A expectativa é que iniciativas como essa continuem sendo realizadas, ampliando cada vez mais o alcance e o impacto social na região.




















segunda-feira, 20 de abril de 2026

Menina de 12 anos morre após ter o cabelo sugado pelo ralo em piscina no interior de SP

 Laura Pereira Camargo nadava na sexta-feira (17) em Mirassol (SP), quando ficou cerca de cinco minutos submersa e foi internada em estado grave em Rio Preto (SP). Ela morreu dois dias depois por falência de múltiplos órgãos.

Por g1 Rio Preto e Araçatuba

 

  • Uma menina de 12 anos, Laura Pereira Camargo, morreu no domingo (19) após ter o cabelo sugado pelo ralo de uma piscina em Mirassol (SP).

  • O acidente ocorreu na sexta-feira (17), enquanto ela brincava com amigos; a menina ficou submersa por aproximadamente cinco minutos.

  • Ela foi socorrida pelos bombeiros, levada para a UPA de Mirassol e, em seguida, transferida em estado grave para o Hospital da Criança e Maternidade em Rio Preto.

Uma menina de 12 anos morreu na tarde de domingo (19) em São José do Rio Preto (SP) após ter o cabelo sugado pelo ralo de uma piscina na casa de uma amiga.

Segundo o boletim de ocorrência, o caso ocorreu na sexta-feira (17) em Mirassol (SP). Laura Pereira Camargo brincava com amigos na piscina residencial quando ocorreu o acidente. A menina foi socorrida pelos bombeiros e levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Mirassol.

Depois, foi transferida e internada no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) em estado grave. Ainda de acordo com o BO, os bombeiros comunicaram aos médicos no hospital que Laura ficou cerca de cinco minutos dentro da água com o cabelo preso no ralo.

Laura Pereira Camargo morreu em Rio Preto (SP) após ter o cabelo sugado na piscina — Foto: Arquivo pessoal

Laura Pereira Camargo morreu em Rio Preto (SP) após ter o cabelo sugado na piscina — Foto: Arquivo pessoal

LEIA TAMBÉM

No hospital, Laura apresentou disfunção múltipla de órgãos e pneumonia bacteriana e não resistiu. O velório está previsto para começar às 8h de terça-feira (21), nas Capelas Prever de Mirassol. O sepultamento deve ocorrer às 17h10, no Cemitério Municipal.

A ocorrência foi registrada como morte acidental.

Outros casos

No dia 2 de março, um menino de um ano morreu afogado na piscina de um rancho, em Barbosa (SP). Segundo apurado pela TV TEM, a família estava em um rancho alugado para comemoração de um aniversário. A mãe do menino deixou a criança com a avó para trabalhar.

O menino foi encontrado dentro da piscina, socorrido e levado ao pronto-socorro da cidade. Contudo, não resistiu. No ano-novo, uma criança de 1 ano morreu afogada em uma piscina no bairro Estância Galileia, em São José do Rio Preto (SP).

Um salva-vidas também morreu sugado por ralo, no parque aquático Wet’n Wild, em Itupeva (SP), no dia 13 de janeiro. Ele tinha mergulhado para recuperar a aliança de um turista e foi sugado pelo ralo, conforme registrado por representantes do local no boletim de ocorrência.

Quase 40 celulares foram apreendidos na cadeia pública de Goiana

 Cidades

 16 abr, 2026 15:36h  Por Redação Voz de Pernambuco


Quase 40 celulares foram apreendidos na cadeia pública de Goiana

Nesta quinta-feira (16), a Polícia Militar divulgou a apreensão de vários produtos na Cadeia Pública de Goiana, onde entre os materiais foram quase 40 aparelhos celulares apreendidos em operação.

De acordo com o 27º Batalhão de Polícia Militar (27º BPM), foi realizada uma ação conjunta com CIPCÃES e BEPI, onde foram apreendidos durante a revista: 36 celulares, 28 carregadores de celulares, 34 gramas de maconha, 16 bigs de maconha, 64 bigs de haxixe e 48 petecas de cocaína.

Os materiais foram levados para a Delegacia de Polícia de Goiana para a adoção das medidas cabíveis.

 

“Não há elementos que configurem a prática de nepotismo” alega prefeitura de Nazaré após recomendação do MPPE

 Cidades

 17 abr, 2026 23:26h  Por Redação Voz de Pernambuco


“Não há elementos que configurem a prática de nepotismo” alega prefeitura de Nazaré após recomendação do MPPEFoto: Voz de Pernambuco

A prefeitura de Nazaré da Mata emitiu um comunicado em resposta a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), sobre a suposta prática de nepotismo na gestão municipal e alegou que “Não há elementos que configurem a prática de nepotismo”.

Na nota, a prefeitura ainda alega que a recomendação encontra-se “em fase de análise técnica de seu conteúdo, com a adoção das providências administrativas necessárias para a devida instrução e resposta formal aos órgãos competentes.

A recomendação do MPPE foi publicada nesta semana, aponta os seguintes parentes da prefeita Aninha da Ferbom:

  • Washington Dario das Silva Morais (Cônjuge/Companheiro) – Secretário de Cultura;
  • Júlia Andrade Lima Vasconcelos Coutinho (Filha) – Secretária de Transportes;
  • Danielle Cantanhêde de Andrade Lima Vasconcelos (Sobrinha) – Secretária de Administração;
  • Sandra Maria de Melo de Andrade Lima (Prima) – Secretária de Finanças;
  • Renata Cantanhêde de Andrade Lima Vasconcelos (Sobrinha) – Cargo Comissionado;
  • Luiz Antonio de Andrade Lima Correia (Primo) – Cargo Comissionado;
  • Lucivânia Silva de Andrade Lima (Prima) – Cargo Comissionado/Contratada;

Além indícios de nepotismo cruzado com parentes de secretários e do presidente da câmara de vereadores:

  • Renato Vieira de Melo de Andrade Lima (Filho da Secretária de Finanças) – Cargo Comissionado;
  • Leda Wildma Pereira da Cruz de Andrade Lima (Nora da Secretária de Finanças) – Assistente Social;
  • Maria Eduarda Andrade de Araújo Lima (Filha do Secretário de Governo) – Advogada no CREAS;
  • Cláudia Simone de Freitas Tavares (Cunhada do Secretário de Governo) – Diretora de Urbanismo;
  • Matheus Vinícius Uchôa Ferreira (Filho do Presidente da Câmara de Vereadores) – Advogado no Fundo de Assistência Social;
  • Gabriel Severino da Silva (Irmão da Secretária de Educação) – Assessor de Assuntos Políticos;
  • Fabiano Félix da Silva (Irmão de Vereador) – Diretor na Secretaria de Cultura;

Veja a nota abaixo:

Nota à imprensa

A Prefeitura de Nazaré da Mata informa que recebeu recomendação do Ministério Público de Pernambuco e encontra-se em fase de análise técnica de seu conteúdo, com a adoção das providências administrativas necessárias para a devida instrução e resposta formal aos órgãos competentes.

A gestão municipal esclarece que, até o presente momento, não há elementos que configurem a prática de nepotismo no âmbito da administração pública, destacando que todos os atos administrativos observam rigorosamente os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme estabelecido no artigo 37 da Constituição Federal.

Por fim, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência, a boa governança e o controle interno, permanecendo à disposição dos órgãos de fiscalização e da sociedade para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários.

Jovem denuncia ter sido estuprada por motociclista de aplicativo em Carpina

 Carpina

 18 abr, 2026 10:15h  Por Redação Voz de Pernambuco


Jovem denuncia ter sido estuprada por motociclista de aplicativo em Carpina

Uma jovem de 19 anos procurou a reportagem do Voz de Pernambuco e programa Francisco Jr para denunciar um caso de estupro ocorrido em Carpina no último domingo (12) e já denunciado as autoridades e pede providencias.

De acordo com a mesma, ela solicitou uma viagem no aplicativo 99 por volta de 19h20 e o condutor da viagem levou a mesma para uma área de canavial no entorno do shopping Carpina e lá teria se utilizado de beijar a mesma, os seios, perguntar se ela era virgem, entre outras ações criminosas, onde em seguida a mesma foi levada para outros dois lugares no loteamento Nova Carpina e por fim deixada em casa.

Muito assustada, ela alega que não conseguiu dizer inicialmente para os familiares e em seguida conversou com um amigo que contou aos familiares dela. A situação foi registrada junto a secretaria da mulher de Carpina e a delegacia de Polícia de Carpina.

Ela pede providencias para as autoridades, veja o vídeo:

terça-feira, 31 de março de 2026

UM NOVO CAPÍTULO NA HISTÓRIA DA FÉ EM ITAQUITINGA

 Texto: Jeozivaldo Cesar - BLOG DO OGE

 

Imagem - IA

A Semana Santa deste ano será especial para a comunidade católica de Itaquitinga-PE. Após 26 anos de caminhada, a Paróquia de São Sebastião realizará, pela primeira vez, a Procissão do Encontro, tradição marcada por emoção, fé e profunda reflexão espiritual.

Idealizada pelo Padre Vanderlan, a procissão unirá dois importantes símbolos da devoção cristã: o Senhor Bom Jesus dos Passos, representando o sofrimento de Cristo em direção ao Calvário, e Nossa Senhora das Dores, que expressa o olhar materno diante da dor do Filho.

Além de ser um momento litúrgico especial, o evento carrega um significado histórico para a comunidade. Ele fortalece a identidade religiosa local e marca um novo passo na vivência espiritual da paróquia. A expectativa é grande e muitos fiéis já celebram essa conquista da fé.

A procissão com a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos conduzida pelos homens, sairá da Capela de São José e A procissão ´com a imagem de Nossa Senhora das Dores, conduzida pelas mulheres saindo da Capela de Santa Teresinha ambas as 18h.

 


 

Postagem em destaque

Messi vira artilheiro das Copas do Mundo em vitória da Argentina na Copa do Mundo

  Esportes | Notícia Argentinos bateram a Argélia na estreia da Copa do Mundo, com três gols de Lionel Messi, que chegou a 16 gols em Mund...