quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Preso é morto com tiro durante tumulto em penitenciária em Itamaracá

Por G1 PE

Morte de preso ocorreu na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
Morte de preso ocorreu na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
Morte de preso ocorreu na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
Um preso foi morto com tiro durante uma confusão, nesta quarta-feira (28), na Penitenciária Professor Barreto Campelo em Itamaracá, no Grande Recife. A Secretaria-Executiva de Ressocialização (Seres) disse que um procedimento administrativo foi aberto para apurar as circunstâncias da morte de Everty Liberato da Silva Barros, de 30 anos.
Segundo o secretário de Justiça de Pernambuco, Pedro Eurico, os detentos se negaram a comer e tentaram fazer uma rebelião. O gestor disse que uma investigação foi aberta para esclarecer de onde partiu o disparo de arma de fogo.
De acordo com ele, há informação de que o tiro pode ter partido do alto. "Só a perícia da polícia poderá dizer o que aconteceu", afirmou.
Ainda de acordo com o governo, o princípio de tumulto ocorreu na tarde desta quarta. A Seres informou que a confusão foi contida por agentes penitenciários. "A situação ficou tensa, mas está sob controle", comentou Pedro Eurico.
Por meio de nota, a secretaria informou também que a confusão aconteceu depois de uma “mobilização pacífica”, realizada durante a manhã. A Seres explicou que os detentos pediam a agilização nos processos judiciais. O governo justificou que vem realizando ações com o Judiciário “para alcançar maior celeridade”.
Na nota, a secretaria afirmou que, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as varas de execuções penais estão em fase de migração do sistema físico para o eletrônico, o que está dificultando o andamento dos processos.
Até o início de julho, segundo a Seres, sete presos tinham sido mortos em unidades prisionais de Pernambuco. Na Barreto Campelo, ocorreram três casos.

Outro caso

No dia 8 de julho, um detento foi morto a tiros, na Barreto Campelo. A morte ocorreu após um desentendimento com outro preso, que estava armado com um revólver calibre 38 e disparou contra a vítima.
Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), o detento tinha 31 anos e levou um tiro na barriga. O presidiário que atirou foi autuado em flagrante por homicídio. A arma do crime foi apreendida.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...