Por Bianka Carvalho, TV Globo
Paredes com infiltração e mofo, buracos no forro do teto, ventilador cheio de poeira e acompanhantes de pacientes dormindo em pedaços de espuma no chão são algumas denúncias feitas sobre a estrutura do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), localizado na Zona Norte do Recife. As imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo foram feitas pelo parente de um idoso que foi submetido a uma cirurgia na unidade de saúde. (Veja vídeo acima)
A equipe de reportagem não teve a entrada autorizada pelo hospital. A unidade atende somente pessoas que contribuem com o plano de saúde no estado. O HSE é responsável por 4.500 pronto-atendimentos, 1.600 atendimentos ambulatoriais, 100 mil exames e 400 cirurgias por mês.
Na enfermaria localizada no terceiro andar do hospital, um ventilador cheio de poeira é a única forma de aliviar o calor dos pacientes internados no setor. Em outro andar, é possível ver telas de proteção das janelas rasgadas. Do lado de fora, há muitos pombos, o que sinaliza um perigo à saúde.
O aspecto do banheiro também não é bom. Box quebrado e sujeira. O sabão líquido é armazenado em uma garrafa de água. Não tem barras de apoio nas paredes, item que facilitaria a vida de quem está em recuperação. Em determinado momento da gravação, a acompanhante de um dos pacientes aparece tendo apenas um pedaço de espuma no chão para descansar.
A denúncia, no entanto, não menciona nada de ruim sobre o tratamento dado pelas equipes médicas e auxiliares. A reclamação aborda os problemas estruturais do local. A Defensoria Pública do Estado foi acionada pelos pacientes.
De acordo com o Instituto de Recursos Humanos do Estado (IRH), responsável por administrar a unidade de saúde, em 2015 foi iniciada uma obra com previsão de término em dois nesses. Porém, falta reformar e climatizar 16 leitos. Até o momento, a reforma se deu em 84 leitos. Em nota, o IRH alega que tem tentado resolver os problemas, mas que não podem interromper o funcionamento do hospital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário