Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

CIENTISTAS SUSPEITAM QUE MOSQUITO NÃO É O ÚNICO TRANSMISSOR DO ZIKA

Propagação rápida intriga pesquisadores. Ministro fala em 'geração de sequelados'




RIO E BRASÍLIA — O zika é minúsculo, de simplicidade espartana e nem por isso um inimigo menos brutal. Mas pistas que prometem ajudar a controlá-lo chegam de laboratórios do Rio de Janeiro. Surgem do sequenciamento genético do zika que circula no Brasil. 

A análise, feita pelo Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, aumenta a suspeita de que a epidemia se propaga depressa impulsionada também por outro meio que não só o Aedes aegypti, embora o mosquito seja indiscutivelmente o maior transmissor. E reforça a tese de que ele poderia afetar o organismo humano associado a outros fatores, como vírus diferentes.
Na quarta-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, defendeu o engajamento da população na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus zika. O ministro disse que essa é a única forma de evitar uma "geração de sequelados no Brasil".




O Globo

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

metanol Intoxicação por metanol: Olinda anuncia reforço na fiscalização de venda de bebidas no Sítio Histórico e na orla

No sábado (4), das 8h às 14h, e no domingo (5), das 15h às 21h, equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Olinda vão acompan...