segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Semana Municipal de Combate à Dengue acontece em Limoeiro


Sempre é hora de combater a dengue. Esse é o tema trabalhado na campanha de combate ao mosquito transmissor da doença no município de Limoeiro, no Agreste Setentrional. Assim como fez o Governo do Estado (Secretaria Estadual de Saúde) antecipando as ações de combate, a Prefeitura de Limoeiro (Secretaria Municipal de Saúde) também está em campo para evitar a proliferação do Aedes Aegypti.
De acordo com boletim informativo da Coordenação de Saúde Ambiental de Limoeiro, desde o início do ano até a segunda quinzena do mês de setembro foram registrados no município um total de 838 casos notificados suspeitos de dengue, sendo que 289 casos foram confirmados como dengue clássica e o último levantamento do índice rápido (LIRAa) foi 2,9% – resultado esse que classificava a cidade numa situação de médio risco para surto de dengue.
Diante dos números, a Secretaria de Saúde de Limoeiro estará promovendo a I Semana Municipal de Combate a Dengue de Limoeiro. “Considerando a presença da dengue em nosso município e a importância da conscientização de toda a população no combate ao vetor, além de considerar também que a proliferação do mosquito aumenta nos períodos mais quentes do ano e que o verão está chegando, estamos reunindo toda a equipe da secretaria nessa campanha”, garantiu o secretário Orlando Jorge.
A campanha municipal começou com a fase de preparação, que segue até o dia primeiro de novembro com palestras nas escolas, associações de moradores, igrejas e empresas, externando ainda as atividades ao incentivo à realização dos trabalhos escolares, ensaios das peças teatrais com a temática da dengue e o concurso de paródias. “Vamos aproveitar o bom andamento do Programa Saúde na Escola (PSE) e contar com a importante ajuda da comunidade escolar. Esse segmento será muito importante nessa luta contra a dengue”, destacou o secretário.
Programação – A I Semana Municipal de Combate a Dengue será vivenciada no período de 05 a 09 de novembro nas zonas Urbana e Rural. No primeiro dia serão feitas visitas de inspeção pedagógica pelos agentes de endemias nas escolas. No dia 06 acontecem as oficinas para profissionais da saúde e articuladores do Programa Saúde na Escola (PSE).  A programação segue no dia 07 com a exposição de trabalhos, apresentação de peças teatrais, paródias, realização do concurso e premiação no anfiteatro da Praça da Bandeira. Essa ação contará com a animação dos arte educadores da Caravana do Palhaço Xililique.
O dia 08 será reservado para o Dia Municipal da Mobilização. Serão feitas panfletagens e mutirão de limpeza nas áreas com os maiores índices de infestação com base no último LIRAa. E finalizando a semana, no dia 09 acontecerá a remontagem do Comitê de Mobilização Social através de decreto do gestor municipal, avaliação do evento, apresentação de propostas e cronograma de reunião do comitê para o ano subsequente.


Polícia procura jovem e dois meninos desaparecidos no Agreste de PE

Dois meninos e uma jovem de 18 anos que tem problemas mentais estão desaparecidas, desde a última quarta-feira (31), em Barra de Guabiraba, no Agreste pernambucano, a 117 km do Recife. A Polícia Civil já fez buscas em várias cidades vizinhas, mas, até agora, eles não foram localizados.
Os desaparecidos são os irmãos Eronilda Maria da Conceição e José Lucas da Silva, além de Wemerson Otávio da Silva, amigo de José Lucas. Os garotos têm 9 anos de idade. As famílias estão sem saber o que fazer desde 30 de outubro, dia em que os três foram vistos pela última vez, no bairro Nova Esperança, onde moram.
A mãe de Wemerson acredita que o menino foi levado à força por Eronilda. “Eu disse que não era para sair de casa. Quando botei a menina para dormir e fui procurar ele em casa, ele não estava mais. Os colegas disseram que ele passou às 14h com ela [Eronilda] puxando o menino, dizendo que ‘você vai’. E ele falava ‘não vou, me solte, porque você não é minha mãe’”, disse Francisca Silva.
A família de Eronilda e José Lucas informou que a jovem nunca havia sumido por tanto tempo. “Ela já tinha feito duas vezes, mas sempre voltava para casa. Ela não fica sozinha; vem para casa e dorme. No outro dia, ela sai de novo e volta”, comentou a mãe, Antônia da Conceição.
Cartazes já foram espalhados por Barra de Guabiraba e por cidades próximas, como Sairé, Camocim de São Félix, Cortês e Bonito. Policiais, conselheiros tutelares e as famílias continuam em busca de pistas. “Não temos informações se ela está em rua, se está hospedada na casa de alguém ou se está explorando elas [as crianças] de alguma maneira”, lamentou  Almir Silva, presidente do Conselho Tutelar de Barra de Guabiraba.
A delegada responsável pelas investigações, Giovana Melo, vai fazer uma visita nesta segunda-feira (5) à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), no Recife, para receber orientações de como proceder neste caso. A delegada informou que uma equipe procurou na região, em bares e feiras livres, mas ninguém foi encontrado.
Quem tiver alguma informação pode ligar para o Disque-denúncia. No Recife e na Região Metropolitana, o número é 3421-9595; no interior do estado, 3719-4545.
Do G1

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...