Entre os postulantes está Esteves Jacinto, que disputa a Prefeitura do Recife
23/08/2012 03:01 - JUMARIANA OLIVEIRA, da Folha de Pernambuco
Laila Santana
CORTE iniciou, ontem, um mutirão para julgar os processos de indeferimento
No primeiro dia de mutirão feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) para julgar processos de indeferimentos de prefeitos e vereadores, quatro candidatos majoritários tiveram suas postulações negadas pela segunda instância. Além desses, o postulante de Água Preta, Armando Souto (PDT), que pedia a anulação da convenção do seu partido, onde foi declarado apoio ao atual prefeito, Eduardo Coutinho (PSB), teve seu recurso negado e a Corte entendeu que a convenção foi válida. Sendo assim, o pedetista não será candidato, já que sua legenda apoia outra pessoa. Com isso, o TRE indeferiu cinco candidaturas.
Concorrendo a um cargo no Recife, o pastor e cantor Esteves Jacinto (PRTB) não conseguiu reverter a decisão do juiz de primeiro grau, João Alcoforado, e teve seu recurso negado pela Corte. Quem também continua indeferido é o candidato à Prefeitura de Moreno, Vavá Rufino (PSDB), já que seu partido apoia o PSB no município. A candidata de Solidão, Jacinete Melo (PSD) e o de Jataúba, Antônio Cordeiro (PSDB), também estão fora do pleito.
No caso do postulante da Capital pernambucana, a Corte negou o recurso, porque Esteves Jacinto não fez a prestação de contas da sua campanha de 2010 - quando disputou uma vaga para o cargo de deputado estadual - no prazo correto. Vavá Rufino não será candidato porque o PSDB entrou com recurso para anular a convenção que referendou seu nome. O partido apoia o candidato Adilson Gomes Filho (PSB). A candidata de Solidão tentou recorrer da decisão de primeira instância, mas não obteve êxito. Com o indeferimento da sua postulação, o município terá apenas um candidato: Cida (PSB), que também está indeferida (com recurso). O motivo pelo qual ela foi indeferida é porque teve suas contas públicas rejeitadas. O mesmo motivo impossibilitou o deferimento da candidatura de Antônio Cordeiro, em Jataúba, que teve seu recurso negado.
Nesta quarta-feira (22), a Corte julgou 15 processos de candidatos a prefeito. Foram analisados processos de Tabira, Primavera, Moreno, Chã Grande, Gravatá, Casinhas, São Lourenço da Mata, Ribeirão, Amaraji, Recife, Solidão, Panelas, Brejão, Jataúba e Brejinho. Além dos recursos de majoritários, também foram julgados os registros de candidaturas de postulantes às vice-prefeituras de Agrestina e Venturosa. Ontem, o TRE julgou 71 recursos (três foram adiados) na sessão da manhã e 95 (outros três foram adiados) na segunda sessão, que teve início às 16h30 e se estendeu até às 20h. A expectativa é analisar aproximadamente 400 recursos nas duas plenárias programadas para hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário