quinta-feira, 19 de julho de 2012

Nasa descobre um planeta a 33 anos-luz de distância da Terra.


De acordo com informações da Nasa, o candidato a exoplaneta tem apenas dois terços do tamanho da Terra e é um considerado um dos menores já registrados.
Ilustração do candidato a exoplaneta UCF-1.01, encontrado pelo telescópio Spitzer (Foto: NASA / JPL-Caltech)
 .
Usando um telescópio especial Spitzer da Nasa, astrônomos detectaram um planeta que tem apenas dois terços do tamanho da Terra e é considerado um dos menores já registrados pelos cientistas. O candidato a exoplaneta, chamado UCF-1.01, orbita uma estrela conhecida como GJ 436 localizada a 33 anos-luz de distância. Uma ilustração do exoplaneta foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela Nasa.
“Nós encontramos fortes evidências de um planeta muito pequeno, muito quente e muito próximo, com a ajuda do Telescópio Espacial Spitzer”, disse Kevin Stevenson da Universidade de Central Florida, em Orlando. Stevenson é o autor principal do artigo, que foi aceito para publicação no Astrophysical Journal.
O UCH-1.01 foi encontrado inesperadamente em observações do Spitzer. De acordo com informações do G1, atualmente são conhecidos mais de 700 exoplanetas. A contagem começou em 1995, quando o primeiro planeta a girar ao redor de uma estrela diferente do Sol foi desvendado. [ REDAÇÃO ÉPOCA ]

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...