quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Após explosão, refinaria da Petrobras na Argentina paralisa atividades


Um funcionário morreu e outro está internado com ferimentos.
Refinaria fica na cidade de Bahía Blanca, no sul do país.

Do G1, em São Paulo
imprimir

 Uma refinaria da Petrobras de Bahía Blanca, no sul da Argentina, paralisou suas atividades depois que uma explosão deixou um funcionário morto e outro ferido na madrugada desta quarta-feira (10). A unidade está instalada no principal polo petroquímico da Argentina.

 Segundo uma nota da Petrobras, o incidente ocorreu à 1h, e o funcionário ferido foi transferido para o Hospital Municipal de Bahía Blanca.

 Segundo a agência de notícias France Presse (AFP), o operário falecido foi identificado como Adrián Valente, de 44 anos, enquanto Miguel Graciano, de 42, foi hospitalizado com queimaduras.

 "A explosão aconteceu na sala em que os dois trabalhadores estavam descansando. Aconteceu alguma condensação de gás, que ainda não foi determinada, e a partir de alguma faísca aconteceu a explosão que destruiu a sala", disse à AFP Eduardo Conghos, subsecretário de Gestão Ambiental da localidade.

 Ainda segundo nota da Petrobras, "a companhia está prestando assistência aos familiares dos empregados" e as causas do acidente serão investigadas.

Sobre a refinaria
 De acordo com a Petrobras, a refinaria Ricardo D. Eliçabe, de Bahía Blanca, é uma das mais modernas da Argentina. A capacidade de processamento de petróleo da refinaria é de 30.500 barris diários.

 Entre os principais produtos estão a nafta super, nafta normal, nafta super 97 SP, matérias-primas para a produção de solventes e produtos petroquímicos, querosene, óleo diesel, óleos combustíveis, produtos para asfalto, propano, propileno e butano, entre outros.

 A localização da refinaria serve para o abastecimento, por via marítima, do petróleo proveniente do sul do país ou do mercado internacional. De acordo com informações do site da Petrobras, a refinaria possui geração elétrica própria e atende aos mais altos padrões de segurança, preservação do meio ambiente e qualidade.

Pesquisador português diz que alfabetização no Brasil usa métodos obsoletos


José Morais tem 25 anos de experiência em pesquisas na França, Bélgica, Portugal e Brasil e é um dos palestrantes em encontro sobre educação em Piedade

Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

As técnicas brasileiras de alfabetização são obsoletas, ineficientes e já foram abandonadas pelos países desenvolvidos há quase uma década. Quem diz é um especialista no assunto: o português José Morais(fotos), professor emérito da Universidade Livre de Bruxelas, que tem 25 anos de experiência em pesquisas na França, Bélgica, Portugal e Brasil. Ele é um dos participantes do seminário Alfabetização: evidências internacionais sobre o que melhor funciona, que discute os desafios da alfabetização no Brasil no hotel Golden Beach, em Piedade, nesta quarta-feira (10). A brasileira Tatiana Pollo é a outra palestrante.

Três estudos comprovam que o ensino brasileiro – embora tenha obtido progressos visíveis – continua tirando notas baixas. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas, Pernambuco ficou com nota 4,1, abaixo da média nacional que é de 4,4. Já o exame de leitura do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, feito dois anos atrás, coloca o Brasil na posição de número 54 entre 65 países examinados. É um dos últimos colocados, atrás de outros países da América Latina, como Colômbia, Chile e México. Por fim, um levantamento do Ministério da Educação feito em 2009 e divulgado no ano passado mostra que 40% dos alunos do 5º ano não sabem ler.

Para José Morais, “é uma situação terrível. Porque normalmente crianças brasileiras deveriam poder ler no fim do primeiro ano quase todas as palavras e pequenos textos, compreendendo esses textos", afirma.

CAUSAS
Para ele, há duas causas para esse problema: uma é cultural e a outra é pedagógica. A cultural tem a ver com o ambiente em que o estudante vive. “Estudos mostram que nas casas onde existem mais de 500 livros, onde os pais leem, mostram que leitura é importante, isso está muito relacionado com o nível de educação que as crianças atingem”, conta Morais.

PEDAGÓGICA
A outra causa é a pedagógica. Em dois grandes simpósios científicos realizados em São Paulo, com meia centena de palestrantes de seis países, as primeiras conclusões indicam que a eficiência da teoria construtivista, base de toda a educação brasileira, não é comprovada por estudos feitos em vários países nos últimos vinte anos. As pesquisas defendem a importância da consciência fonológica – perceber como as palavras se dividem em diferentes sons e de desenvolver a capacidade de relacionar letras aos sons correpondentes.

"Há coisas que têm que ser explicadas e mostradas às crianças, como o princípio alfabético. Aprendemos a ler usando o alfabeto, que representa a linguagem num determinado nível. É preciso ensinar o mecanismo, as crianças não aprendem por si mesmas", afirma José Morais. O professor avisa que não vive o Brasil e não pode dizer exatamente como se ensina aqui, mas conhece o suficiente para tirar algumas conclusões. “Acho que não há uma formação suficiente. O que já concluí dos contatos que tive é que eles [os professores] não foram formados com uma boa metodologia”, analisa.

O professor defende a repetição, o ditado, como método de ensino. "Através da repetição a criança vai criar na memória, naquilo que nós chamamos um léxico ortográfico, as representações das palavras". Para ele, no quinto ano já devemos ter criado essas tais representações para muitas palavras, então já não precisamos decodificar. É aí que torna-se importante a prática da leitura.

AVALIAÇÃO
O outro ponto que ele considera importante é a forma como a criança é avaliada. “Avaliação tem que ser fundamentada cientificamente, deve ajudar a criança e ajudar o professor a compreender onde está o problema da criança. Então, para isso, é preciso fazer testes que não deem apenas uma nota global, mas uma ideia do perfil. Não tem importância se é de 0 a 10 ou A, B, C. O importante é dizer onde a criança está lendo mal. Será que ela é capaz de decodificar? Será que ela está decodificando rápido? Será que já criou as tais representações mentais?", questiona
.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Jovens Católicos de Itaquitinga participaram da " Jornada Mundial da Juventude em Nazaré da Mata-PE.
Segundos organizadores cerca de 10 mil jovens de todas as paroquias da Diocese de Nazaré da Mata, participaram da Jornada Mundial da Juventude, no dia 07 de agosto de 2011o Bispo Diocesano Dom Severino Batista , saudou os jovens presentes ao evento e os jovens aplaudiram  calorosamente a  sua presença, em macha pelas ruas saindo da concentração em  frente a GRE, acompanhada  pelo Grupo " GENISIS " e trio seguindo até ao ponto culminante enfrente a Catedral onde uma multidão assistiu uma missa celebrada pelo Bispo. A Paroquia de São Sebastião de Itaquitinga representada por cerca de 100 jovens católicos, sobre os cuidados Valderaci e Rosilene Batista ambas Catequistas. 
         O Bispo Dom Severino Batista, em suas palavras fez o convite para os jovens a participarem da JMJ-2011 em Madri na Capital Espanhola A Jornada Mundial da Juventude encontra-se estruturada em três grandes áreas: as cerimônias principais, o programa cultural e as catequeses. Quase todas as cerimôniais principais serão presididas pelo Papa, exceto a missa inaugural de 16 de agosto. No dia 18 celebra-se a chegada de Sua Santidade na área da Praça de Cibeles. No dia seguinte se realizará a Via Sacra da Jornada no Paseo de Recoletos, na qual, cada estação estará representada por uma etapa da Semana Santa espanhola. Finalmente, no fim-de-semana, o aeródromo de Cuatro Vientos será testemunho da celebração, da vigília e da missa de encerramento.
Já se inscreveram mais de 440.000 jovens de 170 países diferentes. Como foram esses últimos meses de preparação?
Além disso, a sondagem mostra que 88% se inscreveu na JMJ para estar com pessoas que pensam como eles e quase 87% dos jovens, para conhecer outras pessoas. Entre outras razões, também destacam 'contribuir a melhorar a sociedade' (81,7 por cento), 'descobrir o sentido de sua vida' (78,9 por cento) ou 'visitar e conhecer a Espanha' (67,4 por cento).



Do mesmo modo, os resultados revelam que mais de 60 por cento dos peregrinos esperam da JMJ de Madri que fortaleça seu compromisso com a Igreja e os ajude a converter-se em comunicadores da mensagem da Igreja, e que mais da metade confia que este evento reforçará o compromisso dos jovens com a sociedade e lhes permitirá conhecer gente de todo o mundo. 




  JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2014 NO BRASIL!? 
Já não basta a Copa do Mundo em 2014, as Olimpíadas em 2016… Será que Deus nos presenteará com a Jornada Mundial da Juventude?


A cada três anos é escolhido um país do mundo para sediar a Jornada Mundial da Juventude, nos últimos anos tivemos: Toronto (Canadá – 2002), Colônia (Alemanha – 2005) e Sidney (Austrália – 2008). Nesses locais recebem-se milhares de peregrinos, e claro, o Santo Padre.
Em 2011,  foi definida que será em Madrid na Espanha e já faz um tempo que se tem cogitado que a Jornada Mundial da Juventude aconteça no Brasil. Alguns bispos de algumas cidades brasileiras pediram para sediar em suas dioceses a próxima jornada mundial da juventude. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil) agora propõe à Santa Sé que jornada seja realizada aqui no Brasil em umas das três cidades: Belo Horizonte, Brasília ou Rio de Janeiro. Essa decisão estará sendo feita pela Santa Sé, e será dada pelo Santo Padre (como nas outras jornadas) em um dos encontros em Madrid, o local será no Aeródromo de Cuatro Vientos.
O ano da Jornada no Brasil seria 2014, mas por ocasião da Copa do Mundo que será neste ano, foi pedido que seja em 2015. Não sei






sábado, 6 de agosto de 2011

TRABALHADORES RURAIS DE ITAQUITINGA TEM VOZ


 Todos os Sábados na Radio Itaquitinga FM, o STR - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaquitinga, apresenta na emissora das 5hs as 19hs o " Programa A voz do Trabalhador Rural ", o programa é uma produção independente no comando de Roberto Salviano ( Presidente), Sergio Francisco ( Vice Pres.), Mauricio (Tesoureiro ) e Severino ( o 1º Secretario da entidade ). O programa tem a finalidade de aproximar-se do homem do campo e de levar para a categoria as propostas e conciliações entre patrões e empregados de uma forma amigável e deixar o trabalhador informado de tudo que  é de direito, esse é o papel do programa levar as informações de que o trabalhador precisa para  revindicar de que é de fato e direito dentro das leis do trabalho. Segundo o presidente do sindicato, esse programa tem total apoio da categoria é pra eles nos do sindicato trabalhamos para um bom estar foi pra isso que nos elegermos para melhorar cada dia e defendermos a classe trabalhadora. Afirmou.       








terça-feira, 2 de agosto de 2011

Prêmio Prefeito Gabriel Mesquita da REVISTA TOTAL AO PREFEITO DA CIDADE ITAQUITINGA DR. GEOVANI OLIVEIRA






O reconhecimento do Prêmio Prefeito Gabriel Mesquita, deverá reunir as principais mídias da região, representantes de diversos segmentos sociais, políticos, culturais e governamentais. Gabriel Mesquita foi Prefeito do Município da Vitória de Santo Antão na década de 70, deixando um legado de bom administrador público. A família Mesquita tem uma importante história fincada em Vitória de Santo Antão.



O Prêmio que recebe o nome do Prefeito da Vitória de Santo Antão na década de 70 – Gabriel Mesquita – de perfil de bom administrador público, será referendado a pessoas atuantes na sociedade pernambucana com perfil de gestor comprometido com o social e o empreendedorismo. A Revista Total, através de Marcelo Mesquita, procura compartilhar da mesma visão de gestão pública e compromisso com o desenvolvimento do Estado.
Das personalidades homenageadas estarão:

o empresário Armando Monteiro Filho, Joezil Barros – Presidente do Diario de Pernambuco, Coronel Ramos – Prefeito de Gameleira e Presidente do Consórcio Mata Sul – COMSUL, Deputados estaduais Ricardo Costa e Henrique Queiroz, Deputado Federal Vilalba, ex Senador Ney Maranhão, além dos Secretários de Estado Isaltino Nascimento, Danilo Cabral, Geraldo Júlio, Tadeu Alencar, Josias Albuquerque – Presidente da Fecomércio, Hely Farias – Prefeito de Rio Formoso, Ozano Brito – Prefeito de Gravatá, Júlio Lóssio – Prefeito de Petrolina, Marinaldo Rosendo – Prefeito de Timbaúba, Sávio Omena – Prefeito de Altinho, Geovani Oliveira – Prefeito de Itaquitinga, Elias Lira – Prefeito da Vitória de Santo Antão, os comunicadores Samir Abou Hana, J. Ferreira, Ednaldo Torres, a Jornalista Jô Mazarollo – Diretora de Redação da Rede Globo NE, Roberto Nascimento – Apresentador de TV, Wilson José Macedo Barreto – Faculdade ESUDA, Dr. Aluízio de Vasconcelos Xavier, Dr. Paulo Varejão, Advogada Isabella de Roldão, Executivo Sebastião Figueirôa,  Delegado Guilherme Mesquita, Corretora Maria Castelo Branco, e o assessor especial do Estado – Adilson Gomes Filho. 



































Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...