O Bope chegou a esa conclusão a partir de uma análise técnica por imagem de Raio-X, utilização de entrada manual e busca em catálogos internacionais de explosivos
Granada usada pelos britãnicos foi achada no Capibaribe (Foto: PM)
A granada militar encontrada por um pescador no Rio Capibaribe, sob a Ponte da Capunga, no Recife, na segunda (27), é um artefato usado muito usado pelo Exército de um país europeu.
De acordo com a Polícia militar, trata-se de uma granada do tipo Mills, "tipicamente utilizada pelo Exército Britânico, desde a 1ª Guerra Mundial até os dias de hoje'.
A informação foi repassada, nesta quarta (29), após uma avaliação feita pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
Essa unidade de elite foi acionada para recolher a granada, no início desta semana.
O Bope chegou a essa conclusão a partir de uma análise técnica por imagem de Raio-X, utilização de entrada manual e busca em catálogos internacionais de explosivos.
"Foram localizados outras duas ocorrências no Brasil envolvendo esse tipo de explosivo, sendo uma em Uberaba, em Minas Gerais, no ano 2010, e outra em Sarandi, no Paraná, no ano passado", disse a PM, por meio de nota.
Por causa do estado de conservação precário da granada, o que não garante segurança no armazenamento e manuseio, a PM disse que o Bope vai fazer a destruição do artefato militar.
O corpo do pastor, identificado como José Barbosa de Lima, foi retirado do veículos por moradores que passavam pelo local
Em| Da Redação
Atualizado em
Um pastor evangélico identificado como José Barbosa de Lima, de 46 anos, morreu após perder o controle do carro e cair da Ponte do Engenho Macaco, em Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco. O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (27/5).
O pastor morava na cidade de São José da Coroa Grande, no litoral sul de Pernambuco. De acordo com informações extraoficiais, o pastor deixa uma filha identificada como Raquel. O corpo foi encaminhado para o IML de Palmares.
Comunicado foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (28)
Em| Da Redação
Atualizado em
O Governo de Pernambuco transferiu o ponto facultativo de Corpus Christi para 21 de junho. O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (28).
A celebração de Corpus Christi faz memória do sacramento da Eucaristia, instituído por Jesus Cristo na Quinta-Feira Santa, 60 dias após a Páscoa.
Comemorada este ano no dia 30 de maio, a data é considerada ponto facultativo e não feriado nacional pelo calendário oficial do Governo Federal, mas é adotada pela maioria das capitais brasileiras.
Com a mudança adotada pelo Governo de Pernambuco, o expediente desta quinta-feira (30) será normal nos órgãos e entidades da administração estadual.
Em 21 junho, sexta-feira que antecede o feriado de São João (24), apenas serviços indispensáveis estarão em funcionamento.
Pacientes são um homem de 35 anos e uma mulher, de 45, do município de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul do estado.
Em| Da Redação com informações de G1
Atualizado em
Para chegar ao diagnóstico, o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen) analisou amostras coletadas de 10% do total de pessoas que estavam com sintomas de arboviroses e testaram negativo para infecções como dengue, zika e chikungunya. Os kits de testagem foram distribuídos pelo Ministério da Saúde.
A SES informou que vai enviar, nesta quinta-feira (23), equipes de Vigilância Ambiental e Vigilância em Saúde a Rio Formoso para dar continuidade à investigação dos casos e adotar medidas de controle de mosquitos.
BRASILSegurados do Rio Grande do Sul recebem os pagamentos no primeiro dia do calendário
Em | Da Redação com informações de Agência Brasil
Atualizado em
Começa nesta sexta-feira (24) o pagamento de benefícios aos aposentados, pensionistas e titulares de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o calendário oficial, recebem primeiro os segurados com benefício com dígito final 1 e que recebem até um salário mínimo vigente (R$1.412). A segunda parcela da antecipação do 13º salário também seguirá o mesmo calendário, mas corresponderá ao valor deste benefício já descontados os valores do imposto de renda quando cabível.
Segundo o Presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, “o pagamento dessa segunda parcela mostra o compromisso do presidente Lula com os aposentados, a economia e, acima de tudo, o respeito que ele e o ministro Carlos Lupi têm com uma parcela da população que tanto contribuiu para o Brasil e agora recebe o seu devido benefício. Além disso, essa antecipação, nesse momento, é muito importante porque as pessoas acabam tendo um recurso extra sem precisar lançar mão de empréstimos.”
Polícia Civil e Pernambuco atua na área de divisa com a Paraíba (Foto: Arquivo/DP)
As forças policiais de Pernambuco e da Paraíba deflagraram, nesta sexta (24), uma ação conjunta para combater o crime.
Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), a Operação Divisa Integrada pretende cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em aberto.
Também investirá no combate ao tráfico de drogas.
Os policiais atuarão, ainda, em ações de prevenção para fortalecer a segurança na região limítrofe entre os dois Estados.
A operação será realizada de sexta a domingo (26).
Ela tem a coordenação da secretária-executiva de Defesa Social de Pernambuco, Dominique de Castro Oliveira, e do secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes.
No Sertão
Na semana passada, a Operação Vale do São Francisco Seguro, coordenada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, resultou na prisão de mais de 50 criminosos, além de ter recuperado oito veículos e 18 celulares.
O balanço foi referente a ações dos dias 17, 18 e 19 de maio.
De acordo com a SDS, as polícias Militar e Civil de Pernambuco e da Bahia realizaram juntas: 35 prisões em flagrante; 15 mandados de prisão cumpridos; 19 mandados de busca e apreensão; 24 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs); 8 veículos recuperados, além de 18 celulares recuperados. Foram apreendidos: 7 celulares; 5 armas de fogo; 5 armas brancas; e 1,3 kg de entorpecentes.
A operação contou com a atuação de mais de 400 agentes de segurança e visava combater a criminalidade nas regiões de fronteira entre os estados.
Os principais objetivos da operação incluíam o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, além do aumento do policiamento em áreas com altos índices de homicídios, tráfico de drogas e outros crimes.